Objetivo

Capacitar o profissional na modelagem orientada a objetos utilizando a mais nova versão da UML. Além dos diagramas, termos e conceitos que formam esta linguagem, o curso exibe técnicas de modelagem para que o profissional possa criar arquiteturas robustas e flexíveis. Apesar de possuir uma carga teórica significativa, são realizados laboratórios práticos onde cada aluno aplica o conhecimento adquirido, criando modelos na ferramenta Microsoft Office Visio 2003. Durante todo o treinamento, a seqüência dos laboratórios resolve gradativamente um mesmo cenário, acompanhando todo o processo de desenvolvimento.

Público-alvo

Desenvolvedores Java, Arquitetos de Software, Estudantes.

Metodologia

O curso será ministrado no ambiente de aprendizagem virtual na modalidade à distância(Plataforma Moodle) sem previsão de encontros presenciais ou síncronos entre alunos e equipe pedagógica.

A estruturação do curso foi projetada de tal forma, para que todo seu conteúdo seja auto-contido e desta forma, possibilita a execução do curso sem a necessidade de tutor para atendimento ao aluno. Além disso, os alunos poderão utilizar os próprios materiais didáticos para sanar suas dúvidas.

A metodologia de ensino adotada para o curso é a interacionista em que a aquisição do conhecimento é promovida mais efetivamente através das interações quer sejam entre participantes, entre participantes e o material do curso, ou entre participantes e o meio. Sugerimos ao aluno que disponha em média de 1h por dia para cumprimento das atividades propostas no curso e para seu aprendizado.

O curso tem como eixo central a realização de atividades baseadas nos recursos didáticos disponibilizados pela coordenação do curso que podem ser videoaulas gravadas, apostilas, guias, tutoriais, apresentações em PowerPoint, animações, código fonte, etc. E ainda pela participação em tarefas e questionários. Cada unidade terá uma seleção de um ou mais tipos destes recursos didáticos em que serão abordados os conceitos e assuntos pertinentes ao curso.

As videoaulas poderão ser assistidas a qualquer momento durante o período em que o curso estiver sendo realizado. Isso permitirá que o aluno possa organizar seus estudos nos horários mais convenientes.

Após a inscrição o participante receberá em seu e-mail cadastrado os dados de acesso à plataforma de ensino assim como o endereço eletrônico para acesso ao conteúdo do curso.

Ao fim do curso, após cumprir as exigências pedagógicas, o aluno terá direito a um certificado de participação do referente curso.

Carga Horária

40h

Programa

Primeiros passos

1. A história da UML

2. Questões sobre modelagem

3. Introdução à UML

4. Introdução aos processos de desenvolvimento de software

Modelagem Estrutural

1. Classes

2. Relacionamentos

3. Diagramas

4. Diagrama de Classes

5. Introdução ao Microsoft Office Visio

Modelagem Estrutural Avançada

1. Classes avançadas

2. Relacionamentos avançados

3. Interfaces

4. Diagrama de Pacotes

5. Diagrama de Componentes

6. Instâncias

7. Diagrama de Objetos

Modelagem Comportamental

1. Casos de Uso

2. Diagrama de Casos de Uso

3. Interações

4. Diagramas de Interação (Diag. de Seqüência e Diag. de Comunicação)

5. Diagrama de Atividades

Modelagem da Arquitetura

1. Artefatos

2. Diagrama de Implantação

3. Colaborações

4. Padrões de Projeto e Frameworks

5. Sistemas e Modelos

Comentários