Modelagem 3D com Blender

22 Out 19h - 29 Out 22h Explorum Tinkering Lab

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Com a evolução tecnológica acelerada nessas últimas décadas, o surgimento de uma realidade virtual hiperrealista é somente uma questão de tempo, vale destacar que a chamada “Realidade Aumentada” apresenta-se somente como a ponta do iceberg do que o futuro nos promete, principalmente quando se trata do meio pedagógico e andragógico, sendo um grande potencializador do ensino no futuro. Como reflexo disso, tem-se o crescimento vertiginoso do mercado de games, animações e a popularização da Impressão 3D, prometida como sendo o início de uma próxima revolução industrial.

Assim, é imprescindível que essas noções de como ocorrem as criações virtuais se tornem parte dos conhecimentos básicos do aluno, se tornando hábil a lhe dar com esse novo paradigma de criação e interação, como pode-se observar o games de realidade aumentada que já fazem parte do nosso cotidiano (Pokémon Go), ou seja, com essa nova linguagem surge uma nova necessidade de “alfabetização”.

Facilitador: Woody Alan Gerald
Mini-bio


Confira abaixo o conteúdo programático do curso:

Apresentação dos painéis de controle, tipos de visões do objeto, organização da área de trabalho, atalhos de controle no mouse e no teclado, manipulação de objeto (escala, rotação e posição).

Conhecer as formas primitivas, suas possíveis modificações básicas no modo de edição, apresentação do Eixos XYZ, Seleção de vértices, arestas e faces, atalhos no teclado e interação com o mouse/cursor.

Rotacionar, mover e escalar objeto;

Criação de objeto (Modelagem de Xícara), a partir das formas primitivas e conhecer a malha 3D (lowpoly e highpoly), anexando imagem de referências nos eixos XYZ , representação de quadriláteros e suavização de objeto; extrusão de novas faces.

Modelagem de Planeta, aplicação de materiais ao objeto, renderização básica.

Modelagem de Formiga: criação com quadriláteros (box modeling), construção de novas faces;

Modificadores de faces; selecionar e recortar objetos, estudo de construção visando a criação de malha.

Detalhamento da Formiga: apresentação do modo escultura e seus atalhos no teclado.

Detalhes de construção de objeto, apresentação de facilitação de modelagem.

Criação de Mesa: detalhes de construção com escultura, pintura, textura e renderização.

Detalhes de escultura/ pintura.

Criação de objeto/personagem- Criação de Robô: Renderização: materiais e iluminação.

Criação de cenário: introdução à construção de cenário, formas de visualização, emissão de luz (radiosity).

Construção de introdução à detalhamentos com texturas.

Criação de Cenário – Vaso de planta: Construção, criação de vegetação, detalhamento superficial de objetos realistas.

Criação de Cenário – Mesa com abajur e lâmpada: Detalhamento e Renderização, uso da câmera, fontes de luz e sombras. (mapeamento uv unwrap).

Criação Livre: modelagem livre para aperfeiçoamento do aluno e apresentação do modelo final.

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