O Brasil que Queremos - Transparência, Competitividade e Corrupção

13 Set 2016 14h - 13 Set 2016 18h Centro de Eventos Sistema FIEP - Auditório Mário de Mari

Fórum ‘‘O Brasil que queremos: Transparência, Competitividade e Combate à Corrupção’’

O evento busca apresentar uma visão interdisciplinar de diferentes áreas do conhecimento, de forma a prover a seus espectadores e participantes uma integração entre os temas baseada no mercado de trabalho e nas principais discussões que envolvem a atual situação política, econômica e social do Brasil.

O evento pretende trabalhar com o binômio de projetos pessoais e visões sociais. Assim sendo, o fórum é desenhado de forma a possibilitar que os participantes possam adquirir conhecimento interdisciplinar contribuindo às suas carreiras profissionais (projetos pessoais), da mesma forma que se mantenham inteirados das questões macro que posicionam o Brasil na sua situação contemporânea no cenário internacional (visões sociais).

Os temas do evento serão:
  • Mídia & Sociedade: Ética, Transparência e a Imagem do Brasil no Mundo Contemporâneo
  • Transparência: a ética a serviço da sociedade;
  • A competitividade industrial frente aos cenários político e econômico brasileiro;
Dentro do "mercado de eventos" do Paraná, o Fórum se insere como uma proposta nova, tanto pela metodologia adotada (interdisciplinaridade) quanto pela visão voltada à realidade e às práticas atuais, valores que norteiam o Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia (GELD) da Universidade Federal do Paraná. O GELD tem orgulho em apresentar este magnífico evento em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) por meio do projeto ''Vote Bem''.

PALESTRANTES

  • Marcos Troyjo: PhD pela Universidade de Columbia, onde é professor-adjunto, Troyjo é formado em Ciência Política e Economia, possuindo mestrado e doutorado pela USP em Relações Internacionais. É formado também no Instituto Rio Branco, além de ser professor-visitante da Universidade de Paris-Descartes (Sorbonne) e possuir pós-graduações na Kennedy School e Harvard University. Como diplomata, foi Porta-Voz da Missão Diplomática Brasileira em Nova York e é membro do Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial. É colunista da Folha de S. Paulo e escreve às quartas. Na referenciada universidade novaiorquina, é o Diretor de Estudos do BRICLab (Centro de Estudos sobre Brasil, Rússia, Índia e China).

  • Claudio Haddad: Engenheiro Mecânico e Industrial pelo Instituto Militar de Engenharia (1969), M.A. (1972) e Ph.D. em Economia pela Universidade de Chicago (1974). Foi sócio e diretor superintendente do Banco Garantia (1983-1998), diretor do Banco Central do Brasil (1980-1982), professor de economia da Escola de Pós-Graduação de Economia, Fundação Getúlio Vargas (1974-1984). Ex-presidente e ex-sócio do Conselho do Grupo Ibmec S.A., entidade mantenedora das Faculdades Veris e Ibmec (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília). Ex-Presidente do Insper. Atualmente é presidente do conselho e da assembleia de associados do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Membro do Conselho de Administração da BM&FBovespa, da Ideal Invest S.A., do Instituto Unibanco e do Hospital Israelita Albert Einstein. Membro do Visiting Committee da Harvard Business School e Presidente do Conselho do Brazil Harvard Office, do David Rockfeller Center for Latin American Studies.
  • Hélio Beltrão: Graduado em finanças com MBA pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Foi executivo do Banco Garantia, Mídia Investimentos e da Sextante Investimentos. É fundador e membro do conselho consultivo do Instituto Millenium e fundador-presidente do Instituto Mises Brasil. Também é membro sócio e membro do conselho de administração do Grupo Ultrapar (Posto Ipiranga, Oxíteno, Extrafarma, Extracargo e Ultragaz) e da Metalfrio.
  • Mario Sabino: É um jornalista e escritor brasileiro. Foi redator-chefe da revista Veja até o final de 2011.Sabino começou a trabalhar como jornalista no jornal Folha de S. Paulo em 1984, na função de editor da seção Livros. Foi editor de Cultura da revista Istoé e subeditor do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo. Na revista Veja, entrou em 1994 e tornou-se redator-chefe em 2004. Foi anunciado, em novembro de 2011, que sairia da Veja no início de 2012, para dedicar-se a outros trabalhos. No mesmo ano, porém, recebeu e aceitou o convite de Roberto Civita para ser correspondente da revista em Paris. Iniciou carreira de escritor em 2004 ao publicar O Dia em que Matei Meu Pai. É autor de O antinarciso, de 2005, livro de contos ganhador do Prêmio Clarice Lispector, conferido pela Biblioteca Nacional. Escreveu, ainda, A Boca da Verdade (contos), de 2009, e O Vício do Amor, de 2011. Alguns de seus contos foram publicados nas revistas The Drawbridge (Inglaterra), Words Without Borders (Estados Unidos), "Granta" (edição brasileira da publicação inglesa), "Dicta&Contradicta" (Brasil) e "Portal 9" (Líbano). Em 2015, fundou juntamente com Diogo Mainardi e Claudio Dantas o site de notícias O Antagonista.
LOCAL

Centro de Eventos Sistema FIEP - Auditório Mário de Mari

Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico, Curitiba - PR 80215-090, Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários