O Médico e a Mídia

29 Ago 2015 15h Auditório Multimídia do Colégio Equipe

Sobre o curso

Boas ideias para você se comunicar bem em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, os jornais estão em crise e cada pessoa é um distribuidor de notícias

Na medida em que cresce na profissão, o médico passa a ter a necessidade de se comunicar de forma mais intensa e sistemática com a sociedade. Por isso, o relacionamento com a mídia se torna inevitável. Só que hoje, quando se fala em mídia é preciso ter em mente uma realidade que vai além do conceito tradicional de “jornal, TV e rádio” ou “escrito, televisado e falado”. Este universo hoje em dia é ocupado também por blogs, sites e informações espalhadas pelas redes sociais. Neste novo contexto, as reportagens são produzidas e divulgadas de forma multimídia (texto, imagens, infografias e vídeos integrados) e multiplataforma (veiculadas tanto nas formas tradicionais como também em computadores, tablets ou celulares).

Antes a notícia esperava o jornal sair para ela acontecer. Hoje ela anda no tempo do próprio acontecimento. Estamos em uma época em que a informação é “on line”, “on time” e “full time”. Em que qualquer pessoa é um produtor e distribuidor de conteúdo. Em que se você não estiver preparado para virar notícia você terá uma grande chance de virar notícia sem estar preparado.

Quando: 29 de agosto de 2015 (Sábado)

Horário: 15h às 18h

Onde: Auditório Multimídia do Colégio Equipe

(Rua Demóstenes Olinda, 121 - Torre, Recife – PE)

O que você ganha ?


Entendimento do contexto das mudanças que estão acontecendo na mídia e como elas podem afetar o seu dia a dia como profissional

Treinamento prático de como se comportar numa entrevista


Conhecimento básico de como funciona e de como lidar com os diversos veículos jornalísticos tradicionais e suas formas multimídia e multiplataforma


Técnicas e ferramentas para usar profissionalmente a comunicação nas mídias sociais


Quem irá compartilhar os conhecimentos ?


Marlise Nadler é jornalista e socióloga. Trabalhou nas TVs Jornal e Clube, tendo sido repórter, apresentadora, produtora e editora. Também chefiou a Superintendência de Comunicação da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em 2008, ganhou o prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. Coordenou e produziu treinamentos de mídia para médicos da rede pública de saúde, para gestores da Secretaria Estadual de Saúde e para o Hemocentro de Pernambuco. Atualmente é sócia da Roteiro Comunicação & Eventos.


Sérgio Miguel Buarque é diretor-executivo da Marco Zero Conteúdo, uma agência de jornalismo investigativo, independente e sem fins lucrativos. Trabalhou no Diario de Pernambuco entre 1998 e 2014. Começou a carreira como repórter da editoria de Esportes onde, em 2002, passou a ser editor-assistente. Ocupou ainda os cargos de editor-executivo (2007 a 2014) e de editor de Política (2004 a 2007). Em 2011 concluiu o curso Master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, vinculado à Universidade de Navarra.


Carolina Monteiro é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), com especialização em Design da Informação pela mesma instituição (2010), mestrado profissionalizante em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010) e mestrado acadêmico em Design (2012), também na UFPE. Atualmente cursa o Doutorado em Design da UFPE (iniciado em 2013), é Diretora de Cursos e Formação da Marco Zero Conteúdo e professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).








LOCAL

Auditório Multimídia do Colégio Equipe

Rua Demóstenes Olinda, 121 - Torre
Recife, Pernambuco

Comentários