Oficina Arduino Revolution

26 Out 2015 19:30 - 30 Out 2015 22h Instituto Volusiano

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Aqui é um espaço polivalente, um centro cultural dedicado às artes e a tecnologia, voltado para a difusão cultural através de cursos, workshops, exposições e residências artísticas. Estamos organizados de forma a explorar a natureza criativa e expressiva das diversas vertentes artísticas.

Sabe quando você imagina uma solução eletrônica para aquelas coisinhas do dia-a-dia, como controlar uma lixeira, um ventilador, luzes da casa, temperatura do ar condicionado, ou mesmo construir um robô, criar roupas que acendem, um pisca-pisca para sua bike, ou talvez, você queira uma instalação mais artística que reage aos sensores... com Arduino você pode automatizar um monte de coisas na sua casa, no carro, no escritório, criar um novo brinquedo, melhorar um equipamento ou criar um novo. Tudo vai depender de sua criatividade.

O problema é que você não tem ideia de como começar a fazer. Mas com a Oficina Arduino Revolution seus problemas acabaram! Aqui você vai aprender como esta tecnologia está mudando a forma como as pessoas fazem as coisas. Então junte-se ao Arduino Revolution!

Legal, já sei o que posso fazer, mas o que é Arduino afinal de contas?!?!?
Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseado em hardware e software, de fácil utilização e de baixo custo. Por ser acessível de usar, qualquer pessoa que queira fazer projetos interativos e autônomos conseguirá tranquilamente. Permite enviar e receber comandos para teoricamente qualquer sistema eletrônico. O Arduino pode ser conectado a diferentes softwares em seu computador como Flash, Processing, VVVV, Max/MSP e trocentos outros. Com uma gama quase ilimitada de add-ons, sensores, indicadores, monitores, motores e mais entrada e saída, essa plaquinha oferece inúmeras formas de criar dispositivos que interagem com o mundo ao seu redor.

Pré-requisitos: não tem pré-requisitos. Este é um curso tanto para leigos quanto para para quem quem já tem algum conhecimento.

A oficina Arduino Revolution se destina a pessoas curiosas sobre a arte de inventar, que têm a eletrônica como hobby ou querem conhecer as possibilidades criativas dos circuitos digitais cada vez mais acessíveis e conectados, para interessados em música, arte digital e performance….


Serão 5 aulas, de 5 a 9 de outubro, das 19:30 às 22:00, totalizando 12,5h de oficina. Elas serão divididas assim:

Aula 1 - Introdução ao arduino – conceitos básicos de eletricidade e eletrônica Nesta primeira aula serão abordados os conceitos básicos de eletrônica, circuitos, funcionamento do arduino, seus componentes básicos.

Aula 2 – Conceitos básicos de programação Conceitos básicos de programação do software do arduino, estrutura, variáveis, dados, input e output, operações matemáticas, comunicação serial…

Aula 3 – Inputs e Outpus Construção de circuito para alguns dos principais inputs e outputs como sensores, leds, displays, acelerômetros, auto falantes entre outros.

Aula 4 – Desenvolvimento de projeto Desenvolvimento de projeto

Aula 5 – Finalização e apresentação dos projetos Os projetos propostos serão finalizados e apresentados.

Que materiais são necessários? Você precisa trazer seu notebook . Você pode adquirir o kit Arduino com a gente, temos 2 opções:

Kits Arduino

Quem ministrará a oficina é Karina Montenegro é artista multimídia e programadora. Formada em Matemática pela USP, em Artes Plásticas pela FAAP e Especialista em Cor pelo New York Fashion Institute of Technology. Trabalhou como Diretora de arte em diversos filmes internacionais, premiada no HTTPvideo 2010, com o video f.lux. Participou de festivais como Mostra Live Cinema (SP e RJ), The Creators Project (SP), Festivalde Arte Digital (FAD – BH), Artemov (PA), COMA (BH) Mutek.es (Barcelona), Video Guerrilha, Festival Visual Brasil (Barcelona), Continuum (Recife), Kino Lounge no MIS, ROJO NOVA. Expôs trabalhos no Paço das Ares, Casa de Cultura de Uberlândia, Museu da UFB, La chambre Blache, Quebec, Eyebeam, NY, Galeria Emma Thomas, Casa Aberta. Foi Residente no MIS (Museu da Imagem e do Som) em SP em 2011, com a instalação interativa Digital Interruption. Participou do programa de residência na La Chambre Blanche/ Avatar/ LaBande Vidéo em Quebéc/ Canadá em 2012, com a instalação Deslocamento. Em 2013 participou do programa de residências da UFMG em Tiradentes, MG. Além de tudo isso, já ministrou cursos de Video Mapping e Max/Jitter/MSP aqui no Instituto Volusiano.



MUITO IMPORTANTE!

A oficina só ocorrerá com o mínimo de 5 alunos. Caso não atinja o número mínimo de inscritos, poderemos alterar ou cancelar o curso. Por favor leia nossa Políticas de Inscrição, Desistência, Reembolso e Cancelamento dos Cursos











LOCAL

Instituto Volusiano

Rua São Gall, 110 - Vila Ipojuca, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, S

Comentários