O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Venha aprender com o pioneiro de arte de rua no Brasil e autor do livro "O que é grafite" da Coleção Primeiro Passos


Dias 05/10 a 12/10

das 14h às 18hs, aos sábados

com Celso Gitahy

Conteúdo:
Estêncil arte como ferramenta de manifestação, design e arte contemporânea.
O intuito do curso é apresentar um panorama amplo sobre arte urbana, abordando aspectos históricos, conceituais e práticos sobre o tema. Desmistificando a questão grafite e pichação, apontando suas semelhanças e diferenças e estimular o exercício de leitura da paisagem urbana. Discutir a importância de situar essa linguagem de arte dentro do contexto de arte contemporânea global, apontando seus aspectos mais relevantes, levando o participante a entender o tema de maneira mais lúcida e completa.


Plano de Aulas

Aula 1 - Conceito e Criação
Aula teórica utilizando projetor data show exibindo imagens de obras relevantes dentro do tema. Exercícios de desenho e definição das imagens eleitas para serem pintadas em estêncil.

Aula 2 - Prática
Pintura coletiva utilizando os estênceis produzidos durante o curso.

Materiais necessários:
- 01 estiletes
- 01 lápis 6B
- 01 rolo de fita crepe larga

Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), acima de 15 anos de idade.

Celso Gitahy
Graduado em artes plásticas pela faculdade Belas Artes de São Paulo. Iniciou a sua produção artística no começo do anos 80 envolvido com o movimento punk paulistano. É contemporâneo dos primeiros grafiteiros de São Paulo e apontado como um dos principais articuladores das comemorações do dia do grafite no Brasil. Participou de exposições em galerias, centros culturais e teve suas obras expostas em espaços públicos no Brasil, Argentina, Itália, França, Alemanha, Hungría, Nova Zelândia, China, Cuba e Austrália. É um dos integrantes fundadores do coletivo de arte ZZ7ZZ, juntamente com Simone Siss. É autor do livro "O que é Graffiti" da coleção Primeiros Passos; assina um capítulo no livro "O Graffiti na cidade de São Paulo e sua vertente no Brasil”; e o artigo Grafiteiros grafitistas rumo a virada do milênio inserido na Revista do Patrimônio Histórico - Ano III da Secretaria Municipal de Cultura de SP.

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado, 1971, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários