O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
Objetivo: Apresentar e experimentar técnicas e dinâmicas para o ensino do empreendedorismo e o desenvolvimento de soft skills do empreendedor, bem como o uso dos modelos de Lean Startup, Effectuation e Canvas nos cursos de empreendedorismo.

Quem pode participar: professores efetivos e substitutos da UFG, mesmo aqueles que não participaram da primeira edição.

Conteúdo: Programas de empreendedorismo; técnicas para desenvolver a criatividade; exercícios de prototipagem; teste de conceito e desenvolvimento de clientes; uso do Lean startup, Effectuation e Canvas; desenvolvimento de competências em empreendedorismo; Dinâmicas: a carteira perfeita (prototipagem), o desafio do semáforo (teste de conceito) e currículo e fracassos (desenvolvimento de soft skills).


Turmas/Horário/Local:

Serão formadas duas turmas para oficina - matutina e vespertina. Para conciliar a formação com as demais atividades de trabalho, o participante pode fazer o primeiro módulo (dia 1/9) em uma turma e o segundo módulo (dia 2/9) em outra.

Turma A - 08h-12h - Campus Colemar Natal e Silva

Sala Multiuso 2, 5ª andar do Centro de Aulas D - Rua 235 com 1º Avenida, Setor Leste Universitário


Turma B - 14h-18h - Campus Samambaia

Sala de Reunião do Media Lab – Faculdade de Artes Visuais - Campus Samambaia - UFG


Palestrante: Marcos Hashimoto

Coordenou o Centro de Empreendedorismo e foi Professor da FAAP e do Insper. Foi professor da Business School São Paulo, ESPM, EAESP/FGV, onde coordenou a Competição Internacional de Planos de Negócios, o Moot Corp Latin America. É colaborador do Instituto Empreender Endeavor e Colunista do site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, do Portal Administradores e do Portal Santander Empreendedor.

Autor dos livros: ‘Espírito Empreendedor nas Organizações', ‘Lições de Empreendedorismo’, ‘Práticas de Empreendedorismo’ e ‘Plano de Negócio em 40 Lições’. Autor do software de Plano de Negócios SP Plan do Sebrae-sp/FIESP. Foi professor visitante da Universidade do Texas em San Antonio e Universidad de los Andes na Colômbia e professor mentor do programa REE Fellows da Universidade de Stanford. Conquistou prêmios de educação empreendedora pelo Global Consortium of Entrepreneurship Centers, United States Association of Small Business and Entrepreneurship 3E-Learning, Academy of Management On Line Teaching Resources Material e o Prêmio Educação Empreendedora da Rodada de Educação Empreendedora do Instituto Empreendedor Endeavor.
Comentários