Oficina de Iluminação com Lucio Kodato, ABC.

26 Nov 2014 10h - 30 Nov 2014 18h Estudios da Cia RIo


PÚBLICO-ALVO

Diretores de fotografia, Fotógrafos, operador de câmera, Diretores, estudantes de cinema e todos os interessados em imagem.

RESUMO

A atuação do diretor de fotografia nos fundamentos luz, suas fontes, planos e suas dimensões, prélight, cinematografia para efeitos visuais, a gestão da imagem da pré a pós produção. Metodologia na publicidade, documentário, na ficção, e nos diversos formatos (curta, longa, série, tv etc.)

PROGRAMA

Preparação: Busca de referências, filmes e debates estéticos. Análise técnica desenho da cadeia produtiva até a cópia de exibição. Escolha de equipamentos de câmera, luz, movimentação e maquinária. Montagem da equipe. Logística da equipe de foto.

Captação: Eixos de luz e referências das fontes (luz justificada). Relação de contraste de luminância, contraste de cor, saturação de cor e demais elementos que definem o aspecto e caracterizam um gênero nas imagens. Continuidade de luz e de movimento.Sequencia dos procedimentos daequipe de fotografia no set. Conferindo o que foi gravado. Ângulos de câmera e eixos. Escolha da objetiva (fixas – GA, normal, tele e zoom). Profundidade de campo (círculo de confusão, hiperfocal, bokeh etc). Movimentação da câmera nos 3 eixos. Iluminando a cena. Relação de contraste (key+ fill / fill). Monocromático e Cor. Espectro das fontes de luz. Temperatura de cor e IRC. Natureza de luz (dura, cortada, difusa, rebatida etc), e tipos de refletor (fresnel, aberto, soft, kino, LED etc).

Finalização: Assistindo e anotando o material editado com a direção Conversas com a direção a respeito do aspecto final da imagem. Conversas com o colorista. Troca de referências visuais e fotográficas. Escolha dos programas e das plataformas de finalização. Trabalhando a imagem na finalização. Sequencias dos procedimentos (luminância/contraste, primárias e secundárias nas baixas, médias e altas, máscaras, efeitos etc). Revisando e fechando as sequencias. Montando os blocos. Analisando a coêrencia e a consistência visual da obra como um todo. Apresentação para a direção/produção. Feitura da cópia zero. Digital e/ou transfer para película. Ajustes na imagem em função dos formatos de intermediação e copiagem. Aprovação da cópia zero.

Metodologia: Seguindo as três etapas Preparação, Captação e Finalização, alternaremos explicações teóricas - feitas com apoio de meios audiovisuais, com exercícios práticos nas situações básicas de captação: exterior dia, interior dia, exterior noite e interior noite. As cenas serão feitas com modelos em estúdio e locação. A captação será feita com Alexia ARRI, lentes Leitz. A finalização será feita no programa DaVinci Resolve rodando numa ilha de edição com Vica Nabuco.

*Será disponibilizada para os inscritos uma apostila digital com o conteúdo do curso.

PROFESSOR

Lúcio Kodato é diretor de fotografia, que começou como assistente de câmera nos estúdios da Vera Cruz com Anjo Mau (1971), de Roberto Santos, e ganhou notoriedade primeiro com a direção de fotografia para os documentários Os anos JK (1980) e Jango(1984), de Sílvio Tendler.

Seu nome ficou muito conhecido mesmo foi quando a partir dos anos 80 começou a assinar os mais famosos comerciais de carros para clientes como Toyota, Volkswagen, GM,Ford, Mercedes Benz e Renault. Na TV Globo, Lúcio Kodato foi o diretor de fotografia dos pilotos das séries A Diarista e Sob Nova Direção.

Atual presidente da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), Lúcio Kodato voltou ao cinema de longa-metragem em 2006 com o filme de Francisco Ramalho Jr., Canta Maria.

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2008 “Maré, Nossa História de Amor”, dir. Lúcia Murat2013 “Misha, Olimpíadas de Moscou”, dir. Silvio Tendler – ESPN

2013 “55s4’- A Virada”- dir. Ricardo Dias – ESPN

2014 “Nervos de Aço”, dir. Maurice Capovilla (aguardando exibição)

2014 em produção: “Poema Sujo – Ferreira Gullar”, dir. Silvio Tendler

2014 em produção: A Alma Imoral – Nilton Bonder”, dir. Silvio Tendler

2014 “Advogados Contra a Ditadura”, “Militares da Democracia; os militares que disseram Nao” – TV Brasil

2014 “Brasil Místico”, dir. Silvio Tendler – Globosat

2014 “Uma Gôndola para Nova Veneza”, dir. Joana Nin – Canal Brasil

2014 “Caju com Pizza”, dir. Francisco Ramalho – (aguardando exibição pela TV Cultura)

CV completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lúcio_Kodato

CARGA HORÁRIA

40 horas

DATAS E HORÁRIOS

26, 27, 28, 29 e 30 de novembro

manhã: 09h00 - 12h00

tarde: 13h00 - 18h00

CERTIFICADO

Os alunos que tiverem 75% de presença receberão certificado.

VALORES

R$1.350,00

DESCONTOS

10% para ex alunos do Centro Cinematografico, Escola Darcy Ribeiro e Estacio de Sá

IMPORTATE

Para que o curso aconteça é necessário que haja um número mínimo de inscritos, caso contrário o dinheiro será devolvido integralmente.

Comentários