Oficina: Negócios para Cinema e TV – como chegar ao mercado

20 Set 2014 09h - 21 Set 2014 13h Impact Hub Recife

A Oficina com Adrien Muselet - “NEGÓCIOS PARA O CINEMA E TV - COMO CHEGAR AO MERCADO”, é uma atividade preparatória para o MARKET.MOV 2014 - 2a. Rodada de Negócios do Audiovisual, que vai ocorrer em novembro, com a participação confirmada de doze “players” do mercado.

A carga horária total da Oficina com Adrien Muselet é de 10 horas-aula. Está dividida em duas partes: uma no dia 20/09 (próximo sábado), das 9h às 18h, e outra dia 21/09 (domingo), das 10h às 13h (ver Programa abaixo), na Associação Comercial de Pernambuco. A realização desta oficina conta com o apoio da PROEXT/UFPE.

O MARKET.MOV, promovido pelo Instituto Delta Zero e seus parceiros, vem articulando um conjunto de ações, desde o ano passado, voltado para ampliar a inserção da produção independente de Pernambuco nas múltiplas telas que se abriram, particularmente com a Lei 12485/11, conhecida como Lei da TV Paga. Este marco regulatório, uma conquista do setor e da sociedade, dinamizou o mercado, gerou demanda por novos conteúdos brasileiros - que saltou de 1.007 horas em 2011 para 3.884 horas em 2013 -, e ampliou o financiamento da produção independente.

O Programa Brasil de Todas as Telas, lançado dia 1 de julho, em Brasilia, vai investir nos próximos 12 meses recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão, oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com o objetivo de transformar o Brasil em um relevante centro produtor e programador de conteúdo. Este recursos irão fomentar uma série de ações articuladas em torno de quatro eixos: desenvolvimento de projetos e formatos de obras brasileiras; produção e difusão de conteúdos brasileiros no cinema e na televisão; capacitação e formação profissional; e implantação e modernização de salas de cinema.

EXPEDIENTE:
MARKET.MOV - promovido pelo Instituto Delta Zero, é realizado conjuntamente pelas Secretarias de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo de Pernambuco, Fundarpe e AD-Diper em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFPE, com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e o Centro Audiovisual Norte Nordeste / Fundação Joaquim Nabuco / Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e SEBRAE/PE.

Horários da Oficina:

  • Sábado, 20/09 - 09:00 às 18:00
  • Domingo, 21/09 - 10:00 às 13:00


MINISTRANTE - Adrien Muselet

Adrien Muselet, atualmente responsável pelas atividades comerciais/financeiras da Conspiração Filmes, foi Diretor Comercial da RioFilme de 2009 a meados de 2014. 

Formado em Administração pela Hautes Études Commerciales (Paris) e mestre pela mesma instituição, Muselet trabalha desde 2004 com análise financeira e comercial de projetos ligados ao setor audiovisual: filmes, séries de televisão, infraestrutura, salas de cinema. 

No Brasil, começou como analista sênior de investimentos da Investimage, onde realizou estudos de viabilidade para a construção de salas multiplex em várias cidades. Em 2008, participou da criação do fundo de investimento Investimage 1 / Funcine. Também foi analista sênior do fundo RB Cinema 1/ Funcine, administrado pela Rio Bravo Investimentos, primeiro veículo de investimento do país exclusivamente orientado para projetos e empresas do setor audiovisual.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Mercado de Cinema & TV

1. O negócio do exibidor

  • Principais redes de exibição
  • Modelo de negócio: Fontes de receitas do exibidor / Principais custos da operação / Particularidades do negócio: liquidez /componente imobiliário / informalidade
  • Importância do exibidor na divulgação dos filmes
  • Mix de programação do exibidor
  • Film rental e drivers da relação comercial com o distribuidor

2. Comportamento do consumidor de cinema no Brasil

  • Perfil do consumidor de cinema no Brasil
  • Competição dos filmes por tempo
  • Gênero vs. idade dos moviegoers
  • Tracking de filmes
  • Porque as pessoas vão ver um filme / Papel da prescrição

3. Direitos autorais e autorais patrimoniais

  • Direitos de comercialização e seus 5 componentes
  • Receita Líquida do Produtor

4. O negócio do distribuidor

  • Marcação e dimensionamento do circuito
  • P&A e prior - recuperação prioritária / Cross-colaterização
  • Franquias e sequencias
  • Quem manda nesse negócio? A evolução histórica do poder na indústria: Estúdio / Diretor / Atores / Farcas
  • Studios modernos e conglomerados industriais
  • Majors vs. distribuidores nacionais
  • Slates e planejamento de datas
  • Outputs deals
  • Negociação com exibidor / cobrança / marcação

5. Vendas internacionais

  • Festivais
  • Sales agents
  • Protecionismo, cotas e co-produções
  • Collect account

6. O negócio do produtor

  • Financiamento: financeiro / marketing / editais
  • Proteger as suas ideias
  • Desenvolver: é uma boa história? Tem como ser um bom negócio para a minha empresa?
  • Pontos em comum dos bons projetos bem feito
  • Erros básicos nos projetos
  • Criar uma boa carteira
  • Plano de financiamento

7. Incentivos fiscais e políticas públicas para o setor

  • Fontes de financiamento federais
  • Fontes de financiamento locais: Paulínia / Recife / RioFilme / SP Cine
  • Comparações com outros países: Argentina / França / Coreia
Comentários