Oficina de Jornalismo Esportivo - Guia de Sobrevivência

17 Mai 17h Workspot Coworking

Entenda como a tecnologia e redes sociais calçaram a chuteira e entraram no jogo. E aprenda como continuar jogando no time ou se escalar para jogar nele.

Era uma vez um tempo onde fazia algum sentido falar em jornalista de "impresso", de "TV", de "Rádio" e até de "web". A convergência das mídias chegou para ficar, pressionada pela constante redução dos custos nas redações e da mudança de perfil de quem consome informação. Cenário que exige um profissional não mais vinculado só à forma como a notícia é distribuída, mas à produção de conteúdo capaz de dialogar com as várias formas de divulgação.

Aula 1 - As mudanças na rotina das redações e o impacto no trabalho do novo jornalista esportivo: faz sentido falar em repórter de rádio, TV, impresso ou web?; o mercado do multijornalista espera desse multijornalista?

Aula 2 - A pauta no novo jornalismo esportivo vai além do "que é notícia": como é a pauta no novo jornalismo esportivo?; o "pauteiro" que vem das redes sociais; é possível integrar a mesma pauta aos diversos meios analógicos e digitais?;

Aula 3 - A apuração no novo jornalismo esportivo não é mais de uma mão só: como acessar as diversas fontes e ser acessado por elas?; como saber em quem confiar?; como manter o nível da apuração sem cair na armadilha da comodidade?

Aula 4 - A mesma notícia é públicada de formas diversas no novo jornalismo esportivo: onde usar a imagem que vale mil palavras?; como ser preciso em 140 caracteres? A força do vídeo e o poder da transmissão ao-vivo.

Aula 5 - No novo jornalismo esportivo, a notícia não termina com a publicação: como checar o desempenho de suas notícia?; com manter a notícia viva nas timelines?; como escapar da armadilha do "caça-clique" e manter a credibilidade.

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster (Londres), Álvaro Filho é jornalista, escritor e professor. Foi professor de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco por mais de uma década. Passou nas redações do Jornal do Commercio, Folha e Diario de Pernambuco, como repórter, editor e colunista. Cobriu as Copas da França, Alemanha e Brasil, a Copa das Confederações do Brasil, a Copa América do Chile e a Olimpíada de Atenas. Colaborou para a revista Placar e a Folha de S.Paulo. Foi comentarista das rádios Transamérica e CBN Recife, e do SporTV. Foi editor de Esportes do portal da Rede Globo Nordeste e do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio. É autor de cinco livros, entre eles "Tudo o que as mulheres queriam saber sobre futebol, mas tinham medo de perguntar" e "Jornalismo para Iniciantes". Foi um dos responsáveis pela recente integração das redações de esportes do Jornal do Commercio, da Rádio e TV Jornal e do portal NE10. Ministra oficinas de Jornalismo Esportivo desde 2003.


Período: 17 de maio a 14 de junho de 2016, sempre às terças.
Horário: 17h às 19h
Carga horária: 10 horas
Vagas: 10
Investimento: R$ 350 (parcelado no cartão de crédito)
Confere certificado
LOCAL

Workspot Coworking

Rua do Futuro, 564 - Graças, Recife - PE, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários