1ª. OFICINA – O NORDESTE NA FEIRA DE FRANKFURT está sendo organizada pela Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura (RNELLL), a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE-MinC) e o Instituto Delta Zero, entidade de base da economia criativa, com sede em Pernambuco, que atualmente congrega cerca de 50 associados, entre eles duas editoras, gráficas e a Bienal do Livro do estado. Conta com o apoio da Expoidea http://expoidea.com.br/ e tem inúmeros parceiros nos estados do Nordeste.

 

Estas organizações compõem o Comitê Gestor que está voltado, em particular, à participação das editoras do Nordeste na Feira, iniciando um ciclo de busca de espaços no mercado internacional para nossos autores e nossa cultura no ano que o Brasil será o país homenageado.  Em nossos debates, concluímos que esta é e uma boa oportunidade para ampliar os horizontes das editoras na região, sendo nosso objetivo a geração efetiva de negócios no mercado de livros e de conteúdo fora do país, podendo isto significar, alinhada a outras iniciativas, o fortalecimento da economia do livro na região e contribuindo para a bibliodiversidade tão necessária em um país continental e multifacetado.

 

E é sabido que, quando se fala em literatura brasileira no mercado internacional, já há um reconhecimento da literatura nordestina quanto a sua originalidade e é um grande potencial a ser explorado, já que existe uma avidez por novos conteúdos, tanto por parte dos leitores como de diversas editoras de outros países.

 

Neste inicio as atividades propostas são encontros, videoconferências e oficinas que estão sendo realizadas como forma de ampliar a participação e a articulação com parceiros fundamentais para  a construção e viabilidade do projeto, que sabemos ser de longo prazo, mas que traz importantes contribuições para o fortalecimento da cadeia do livro na região.

 

PROGRAMAÇÃO

 DIA 11 - Sexta

 9h – 10h: Mesa Redonda

  • O Brasil na Feira de Frankfurt 2013 – O que está sendo organizado e como chegar lá Fundação Biblioteca Nacional, Câmara Brasileira do Livro, APEX, Consulado da Alemanha para o Nordeste.

 10h - 10h20: Cafezinho

 10h30 – 12h: Debate com os participantes

 12h – 14h30: Almoço

 14h30 – 18h: Oficina de Planejamento

  • O Nordeste e seus parceiros para a Feira de Frankfurt – Um projeto de 10 anos de ação para o fortalecimento da Economia do Livro na Região BNB, BNDES, SEBRAE (Nacional e NE), SESC (Nacional e NE). Consulado da Alemanha, Centro Cultural Brasil Alemanha. Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico.

 

DIA 12 - Sábado

9h – 13h: Oficina de Planejamento e Redação da Carta do Nordeste

  • Vai indicar o Núcleo Executivo GT NE da Feira de Frankfurt e tirar o plano de trabalho que vai compor a Carta do Nordeste 
  • Participam: Rede Nordeste de Livro, Leitura e Literatura Instituto Delta Zero Representação NE/MinC Editoras, livreiros, autores e agentes literários do NE.

15h – 18h: Reunião Executiva GT NE Feira de Frankfurt

 

Maiores informações: institutodeltazero@gmail.com

LOCAL

Auditório do Núcleo de Gestão do Porto Digital

Rua do Apolo, 181, Recife Antigo, Recife - Pernambuco, Brasil
,

Comentários