Carga horária
16h.

Dias
Terças e quintas.

Horário
20h às 21h.

Pré-requisito(s)
Para um melhor aproveitamento do curso “Aplicação Comercial em Java para Web”, é ideal ter uma noção básica de alguma linguagem de programação.

Objetivo
O curso “Aplicação Comercial em Java para Web” tem como foco ensinar o aluno a desenvolver uma aplicação comercial do início ao fim. A aplicação a ser desenvolvida será um “Controle de Caixa” totalmente funcional com recursos como login, cadastros, movimentações, relatórios em texto e gráficos. Voltado para quem não dispõe de tempo para assistir aulas presenciais, o curso permite que os alunos desenvolvam suas habilidades em Java com autonomia e de acordo com sua agenda pessoal.

Conteúdo
Instalação e configuração das ferramentas
Instalação e configuração de todas as ferramentas que serão utilizadas na criação da aplicação “Controle de Caixa”, tais como, Java, Netbeans, PostgreSQL, Tomcat, Ireport, Hibernate, ZK.

Apresentação da aplicação a ser desenvolvida (Controle de Caixa)
Apresentação detalhada da aplicação que será desenvolvida durante o curso.

Mapeamento Objeto Relacional (ORM)
Criação e explicação do mapeamento objeto relacional (ORM) necessário para realizar operações com os dados provenientes do banco de dados. Utilizaremos o framework Hibernate (http://hibernate.org) para tal.

Desenho da Interfaces (Telas)
Criação das telas que compõem o programa. O framework utilizado será o ZK (http://www.zkoss.org/). Com ele poderemos desenvolver aplicações extremamente elegantes e funcionais.

Criação dos cadastros
Criação dos cadastros do sistema. Serão apresentadas formas de fazer os famosos CRUD (Incluir, alterar, excluir e consultar).

Criação de uma tela de configurações
Criação de uma tela que irá armazenar as configurações do sistema. Ela irá definir o comportamento da aplicação.

Criação da movimentação
Criação de uma movimentação que nada mais é que um cadastro avançado.

Criação de relatórios
Criação dos relatórios do sistema. Alguns relatórios serão mais complexos e outros com gráficos.

Considerações finais
Serão feitas algumas considerações finais relativas ao desenvolvimento de software comercial.

Comentários