Os Limites da Consciência - com Gabriel Guerrer

22 Dez 2015 19:30 Auditório OpW

Data & Hora

22 de Dezembro, às 19h


Local

Auditório OpW


Qual a diferença entre mente e matéria? Poderá a mente ser explicada apenas em termos da matéria? Em outras palavras, será o conhecimento atual da física suficiente para abraçar a nossa riqueza subjetiva?

Estas e outras questões serão tema do encontro que tem duração de duas horas. A palestra inicia com a discussão sobre as relações entre mente e matéria, passa pelo atual consenso da comunidade científica sobre a natureza material da consciência e chega em indícios experimentais de anomalias, fatos experimentais sobre propriedades da consciência que não encontram explicação nas teorias vigentes.

O pesquisador apresentará a pesquisa de pós-doutorado que está desenvolvendo na USP sobre a possibilidade da mente influenciar a matéria à distância, bem como os resultados anteriores obtidos pelo pesquisador Dean Radin e as possíveis implicações científicas e culturais caso os resultados se confirmem positivos.

Os conceitos serão construídos passo a passo de forma didática, sendo a palestra destinada a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o Universo e sua própria existência.

Sobre o facilitador


Gabriel Guerrer é Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Estudou a física de partículas elementares, tendo participado ativamente em um dos experimentos do acelerador de partículas LHC (laboratório CERN, Suíça). Atualmente conduz pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Psicologia da USP. O projeto intitulado “Uma investigação empírica do papel da Consciência na construção da Realidade” visa pesquisar experimentalmente a a ontologia das interações consciência-matéria. Seus estudos navegam pela questão da Consciência, da Psicologia Anomalística e Interpretações da Física Quântica. Como imaginador de possibilidades, se aventura criativamente na exploração e divulgação de ideias que descrevam de forma mais consistente a experiência integral da Realidade.
LOCAL

Auditório OpW

Curitiba - Rua Francisco Rocha, 198 - Batel, PR, Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários