PALESTRA “A MORTE E O SENTIDO DA VIDA” – COM DANIEL REZINOVSKY

22 Set 2015 19:30 Auditório OpW

A morte é o fato mais fundamental da existência humana, e também o mais ignorado. Nossa cultura possui um pavor enorme da morte – ela é escondida, reprimida e negada. No entanto, nossas vidas não podem ser autênticas sem uma contemplação profunda da morte. Longe de ser algo mórbido, falar da morte nos aproxima da essência da condição humana.

O contato com a nossa mortalidade nos mostra o que realmente importa nas nossas vidas. Já parou pra pensar como pessoas que estão próximas da morte relatam muitas vezes um sentimento de sacralidade em relação à vida? Como antigas preocupações, mágoas e problemas são vistos com olhos radicalmente novos?

Neste encontro vamos conversar sobre a morte. Vamos explora-lá através da ótica da filosofia, da psicologia e do misticismo. Também veremos o que grandes pensadores escreveram sobre a morte, e como podemos trazer essas reflexões para as nossas vidas.

Programa

– A cultura moderna e a negação da morte
– Aprendendo a ver a vida com os olhos da morte
– A morte como a mestra da vida
– Memento Mori: lembre-se que vais morrer
– A morte e o amor: a abertura para a dolorosa beleza do mundo
– A morte e a realização do sentido da vida
– Os poetas Zen e a visão da transitoriedade das coisas
– A morte como portal para a consciência da imortalidade: a sabedoria dos Upanixades

Sobre o facilitador:
Daniel Rezinovsky é filósofo e psicólogo. No seu trabalho busca integrar as práticas meditativas do oriente com o conhecimento filosófico e psicológico do ocidente. Já teve o seu trabalho divulgado na RPCTV, Rádio CBN, Paraná TV, Revista ÓTV, Revista Ser Espírita e jornal O Globo.

LOCAL

Auditório OpW

Rua Francisco Rocha, 198 - Batel, Curitiba - PR, Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários