Vertical Telecom da ACATE recebe o presidente da Anatel na próxima segunda (28)

Palestra voltada a empresários e especialistas do setor vai debater as tendências relacionadas à regulamentação das telecomunicações no Brasil


Os desafios da indústria de telecomunicações e as tendências de regulamentação do mercado estão entre os principais temas que a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) discute na próxima segunda-feira (28.09) em evento com a presença de João Batista Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A palestra, organizada pela Vertical Telecom e que tem como tema as “perspectivas regulatórias e a indústria de telecom no Brasil”, deve reunir cerca de 100 convidados, entre empresários, especialistas, professores da área e demais empreendedores.


O tema foi escolhido porque em um mercado tão dinâmico e que avança rapidamente ainda há muitas dúvidas sobre como as leis devem avançar. Além de debater o cenário, Rezende também pretende ouvir dos empresários locais a percepção sobre o mercado, inovações e outras tendências.


Apesar do cenário de recessão econômica no país, a perspectiva é de que o mercado de telecomunicações continue em crescimento e alcance uma receita de US$ 104 bilhões - 80% mais que o das empresas que trabalham apenas com TI, aponta previsão da consultoria IDC. A receita com dados móveis deverá crescer 16,2% neste ano, compensando queda de 1,7% com serviços de voz fixa. O que impulsiona a demanda são os serviços móveis e profissionais para redes corporativas, além da utilização da tecnologia 4G, que deve ultrapassar os 11 milhões de usuários até o fim de 2015.


Sobre o palestrante

João Batista de Rezende é mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em Santa Catarina, já integrou o conselho de administração do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). Já atuou como economista no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e foi diretor financeiro da Fundação Paulista de Educação e Tecnologia. Está na Anatel desde 2011, quando foi convidado para exercer o cargo de presidente do Conselho Diretor da Agência, com mandato até 2013. Por meio de decretos de 5 de dezembro de 2013, foi reconduzido ao cargo de membro do Conselho Diretor da Anatel, com mandato até 5 de novembro de 2018, e também à presidência da Anatel, com mandato de três anos.
Programação:
09h30 - 09h40 - Abertura - Vertical Telecom e ACATE
09h40 - 10h30 - Palestra com João Rezende

Comentários