Paralympic Game Jam

26 Ago 2016 19h - 28 Ago 2016 17h 2° andar - Bloco Amarelo - PUCPR - Campus Curitiba

1º Paralympic Game Jam, evento promovido pela Escola Politécnica da PUCPR, por meio do Curso de Engenharia de Produção com o Curso de Jogos Digitais e apoio da Seleção Brasileira de Goalball, da Defesa Civil de Curitiba e da Comissão de Acessibilidade da Lions Clube Batel, dentre outros patrocinadores. Este evento faz parte do 2º SEEDS´ Game Jam.

A ideia do Paralympic Game Jam é promover o desenvolvimento de jogos que propiciem que pessoas com deficiência possam jogar com pessoas sem deficiência, sob o tema Paralimpíadas. Durante o evento serão formadas equipes de desenvolvimento, as quais trabalharão de forma de forma colaborativa para produzir cada qual um jogo diferente até o prazo final do evento, cerca de 40 horas. Qualquer tipo de jogo pode ser desenvolvido, principalmente jogos digitais e jogos de tabuleiro.

Podem participar universitários, estudantes de qualquer instituição de ensino, músicos, designers, artistas, programadores, desenvolvedores (amadores ou profissionais), professores, pessoas com deficiência e demais interessados no tema. Para tanto, os participantes que desejarem poderão se inscrever para um curso gratuito sobre desenvolvimento de jogos.

Neste ano, em função da nossa parceira no evento a Super GEEKS (Escola de programação e robótica para Teens & Kids) poderão participar Kids e Teens entre 9 e 16 anos, pois teremos um espaço especialmente criado para a turminha Geeks . Serão diferentes categorias de premiação.

O convite para o curso será encaminhado por email após período de inscrição, mas fique atento que as vagas são limitadas!

Obs.1: os participantes que desejarem poderão permanecer no campus trabalhando em seus projetos ou sair para descansarem em suas casas, como preferirem.

Obs.2: durante esse mesmo fim de semana estará acontecendo a Ludum Dare (http://ludumdare.com), tradicional game jam a distância.Sugere-se para as equipes mais experientes que aproveitem e também enviem seu jogo para essa jam, aproveitando os temas das duas jams!

Além disso, nossa game jam também serve de preparação para a Alt Ctrl Game Jam (http://altctrlgamejam.com/) cujo objetivo é criar jogos com dispositivos de controle alternativo. Vamos estimular nossos jammers a utilizar controles alternativos em seus jogos e submeter para esta jam também.


PROGRAMAÇÃO

Dias 26, 27 e 28 de Agosto


Dia 26/Agosto/2016 (Início do evento)

16h às 18h Curso de desenvolvimento de Games (Coordenação do curso de jogos digitais)
18h30 Credenciamento
19h Início Paralympic Game Jam (Abertura)
- Abertura do evento: Representante institucional PUCPR e demais representantes
- Workshop de abertura: contextualização sobre tema do evento e o desenvolvimento de jogos
- Tema: “Paralimpíadas: considerações gerais”

Irajá de Brito Vás (Ex-paratleta olímpico e condutor da tocha Olímpica) e;

Gilberto Yoshikazu Ozawa (Associação Esportiva dos Deficientes Visuais do Estado do Paraná AEDV-PR e TJPR.

- Tema: "Simplesmente Inclusivo: Design de Jogos e Personagens mais Empáticos".

Renato Lima (SuperGeeks)

- Tema "Desenvolvimento de jogos usando dispositivos alternativos"
Bruno Campagnolo de Paula (Coordenador Curso de Jogos Digitais)

- Tema:“Orientações sobre a dinâmica do evento, forma de Avaliação e Premiação”

Bruno Campagnolo de Paula (Coordenador Curso de Jogos Digitais) e Rosimeire Sedrez Bitencourt (Núcleo de Práticas SEEDS – Engenharia de Produção – Escola Politécnica PUCPR)
20h45min- Coffee break

21h Formação de grupos de trabalho multidisciplinares para a proposição de soluções integrando engenharia, games e áreas afins. Coordenação do curso de jogos digitais.


Dia 27/Agosto/2016 - Continuação do Paralympic Game Jam

Acompanhamento do evento com Altemir Trapp (Técnico da Seleção Brasileira de GoalBall), Bruno Campagnolo de Paula (Coordenador Curso de Jogos Digitais), Rosimeire Bitencourt, Rafaela da Rosa.(Núcleo de Práticas SEEDS – Engenharia de Produção – Escola Politécnica – PUCPR) e Lucia Myiaki NPOTA/PPGEPS


Dia 28/Agosto/2016 - último dia do Paralympic Game Jam

15h Termino do desenvolvimento dos Jogos

15h até 16h Apresentação dos Jogos

16h - Coffee break

16h15min Premiação dos Jogos

17h – Encerramento do Evento
Coordenação do evento: Rosimeire Bitencourt, Rafaela da Rosa.(Núcleo de Práticas SEEDS – Engenharia de Produção – Escola Politécnica – PUCPR), Lucia Myiaki NPOTA/PPGEPS e Bruno Campagnolo de Paula (Coordenador Curso de Jogos Digitais).



LOCAL

2° andar - Bloco Amarelo - PUCPR - Campus Curitiba

Rua Imaculada Conceição - Rebouças, Curitiba - PR, Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários