O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
Para estimular o ingresso de empresas do polo de TI no mercado internacional, o SOFTEXRECIFE realiza, na terça-feira (12/04), um workshop sobre o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), desenvolvido pela APEX-Brasil. A ideia é que as empresas conheçam e se incorporem à iniciativa voltada para o aumento da competitividade e a promoção da cultura exportadora.

Público Alvo: Empresários e executivos que atuam na área de Tecnologia da Informação
Quando: Terça-feira - 12 de abril de 2016, às 16h.

mural-Convite-Evento-PEIEX.png

Segundo o professor da UFPE e extensionista da Apex pelo núcleo operacional do PEIEX Recife, Fernando Paiva, o projeto vai selecionar 24 empresas na região, considerando tanto as organizações de TI quanto indústrias mais tradicionais. “Queremos falar sobre o PEIEX e fazer uma convocatória para o setor de tecnologia aderir ao Projeto. O mercado internacional é mais rigoroso que o nacional. Contudo, acredito que o setor de TI está mais próximo dele. Articulado em redes de inteligência e focado na busca de inovação, acredito que ele terá mais facilidade de se expandir fora do Brasil”, observa.

O projeto, explica Paiva, foca no aumento da competitividade a partir do incentivo à inovação tecnológica, concebendo-se inserção de elementos agregadores de valor ao produto. Para chegar a isso, é realizado um diagnóstico de verificação de pontos frágeis e fortes do empreendimento e são desenvolvidas estratégias de atuação em diferentes áreas funcionais da empresa para proporcionar melhorias nos produtos, processos e gestão. Assim, a iniciativa sinaliza esforços que a companhia precisa fazer em médio e longo prazo a fim de impactar o seu desempenho.

Para o diretor de tecnologia do SoftexRecife, Marcos Gomes, o PEIEX é uma ação que vem a agregar o programa de internacionalização empresarial desenvolvendo pelo Softex, desde 2013. “Já realizamos várias missões empresariais ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e à Região de Ontário, no Canadá. Tudo isso visando consolidar oportunidades para o polo de tecnologia no mercado internacional. Com o PEIEX, a ideia é fortalecer mais o setor, focando na qualificação e ensinando o passo a passo da exportação para os iniciantes no comércio exterior”, diz.

O PEIEX integra a Política Industrial do Governo Federal, através do Plano Brasil Maior. Ele envolve as comunidades acadêmicas e tem suas ações voltadas para regiões onde há concentração empresarial. A equipe de consultores do projeto, além de auxiliar as organizações a realizar melhorias, também identifica mercados em potencial para produtos. Para participar da iniciativa, é necessário a companhia solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional da Apex, preencher documentos de adesão e ficha de inscrição e termo de confidencialidade dos dados.

Mais em softexrecife.org.br e apexbrasil.com.br

LOCAL

Auditório do Empresarial ITBC

Rua da Guia, 142 - Recife Antigo
Recife, Pernambuco

Comentários