Enem Interdisciplinar: Movimentos e Políticas LGBT

07 Mai 2016 14h - 07 Mai 2016 16h Auditório da CCLi

SOBRE O ENEM INTERDISCIPLINAR
Esse curso, desenvolvido pelo Personal Educa, visa trabalhar o principal aspecto da prova do Enem: a interdisciplinariedade. A cada evento, discutiremos importantes temas da atualidade, com uma abordagem dinâmica e interdisciplinar, observando as competências e habilidades exigidas pelo Enem para cada um desses temas. Ao final de cada encontro, o participante receberá uma proposta de redação, que será enviada para a plataforma do Personal Educa e corrigida pela nossa equipe de professores (legal, né!).


TEMA 1: MOVIMENTOS E POLÍTICAS LGBT
Por que esse tema é importante para o Enem? Separamos abaixo as competências, habilidades e o conteúdo programático do ENEM que justificam o tema “Movimentos e Políticas LGBT” voltadas para esta prova:

H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.


CRONOGRAMA
  • 14h00 - 14h15 | Apresentação do curso, entrega de material e exibição de um documentário (Prof. Me. Lucas Trindade e Prof. Me. Renan Garcia)
  • 14h15 - 14h45 | Parada LGBT: festa ou manifestação político-cultural? (Prof. Me. Paulo R. Moura, doutorando em Letras pela Unesp de Rio Preto). "Há um discurso frequente, na sociedade brasileira, de que a parada LGBT esvaziou o seu teor político em prol de uma atmosfera de festa, porém, por que, para ser política, uma manifestação precisaria estar enquadrada aos moldes estabelecidos pelos movimentos de esquerda, com cartazes, frases de efeito e discursos acalorados?"
  • 14h45 - 15h15 | Democracia como espaço da diversidade (Profa. Aline Gomes, professora de Geografia e Atualidades do Personal Educa). "Discutiremos o tema Movimentos e Políticas LGBT considerando seu espaço dentro do Estado democrático de Direito, compreendendo que é na democracia que a pluralidade tem seu lugar. Assim, não é a vontade na maioria que impera e sim, a diversidade, a prática da tolerância e o diálogo. Nesse espaço a luta LGBT tem sentido para a promoção da equidade de direitos. Considerando que esse movimento foi responsável por importantes mudanças nas políticas públicas, analisaremos os entraves para o prosseguimento dessa questão, tais como o papel da religião na sociedade e no Congresso."
  • 15h15 - 16h00 | A redação do Enem (Profa. Letícia Salviatti, Equipe de Linguagens do Personal Educa)

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