Grupo de Estudos preparatório para a certificação PMI-RMP®

Objetivo

Com o objetivo de difundir as melhores práticas de gerenciamento de projetos, e auxiliar os candidatos em seu processo de preparação para o certificado PMI-RMP®, o PMI-PE oferece, para seus membros ativos, a oportunidade de participar do grupo de estudos PMI-RMP®.

Proporcionar encontros semanais entre os participantes para discussão dos temas específicos do gerenciamento de riscos (Guia PMBOK® e Padrão para Gestão de Risco PMI®), de acordo com um cronograma proposto pelo PMI-PE. A cada encontro teremos a participação de um facilitador certificado PMP e/ou PMI-RMP, para auxiliar nas discussões em pauta.

Importante destacar que o grupo de estudos não se trata de um curso.


Apresentação

A certificação de Profissional de Profissional em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP)® do PMI é uma resposta ao aumento da complexidade e diversidade, e do uso do gerenciamento de projetos no mundo. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMI-RMP® preenche a necessidade de um especialista em gerenciamento de risco no projeto.

A certificação PMI-RMP® demonstra habilidade e competência especializada para gerenciar riscos de projetos, avaliar e identificar riscos, mitigar ameaças e aproveitar as oportunidades dos projetos, enquanto ainda possui habilidades e conhecimento em todas as áreas de gerenciamento de projetos.


Início: 25/08/2014 - 19:00 às 22:00

Justificativa

O Grupo de Estudos preparatório para a certificação PMI-RMP® foi criado com o objetivo de unir os participantes e discutir sobre temas específicos em cada encontro entre os próprios participantes e facilitadores de modo a equalizar o conhecimento, discutir questões do exame e superar as dificuldades encontradas.

Parte-se do princípio que os participantes tenham estudado sobre cada tema antes dos encontros.

Público Alvo

Se você está procurando assumir um papel de especialista em gerenciamento de riscos em sua equipe de projeto, aprimorar suas habilidades básicas de gerenciamento de projetos e demonstrar o seu conhecimento especializado para atuais ou potenciais empregadores, com certeza, a certificação PMI-RMP® é para você.

Pré-requisitos para participar do Grupo de Estudos:

  • Ser filiado ao PMI-PE, com anuidade em dia.

Para se candidatar à certificação PMI-RMP® você precisa ter:

  • Um curso de quatro anos (bacharelado ou o equivalente global);
  • Pelo menos 3.000 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos;
  • 30 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

OU

  • Um diploma de ensino médio (ou equivalente global);
  • Pelo menos 4.500 horas de experiência de gerenciamento de riscosde projetos;
  • 40 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

OBS: Este Grupo de Estudos atenderá ao requisito das horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.


Temas a serem discutidos nos encontros

  • Planejar o gerenciamento de riscos
  • Identificar os riscos
  • Realizar a análise qualitativa de riscos
  • Realizar a análise quantitativa de riscos
  • Planejar respostas aos riscos
  • Monitorar e controlar os riscos
  • Governança de Risco


Carga Horária Total: 30 horas


Cronograma dos Encontros:

10 Encontros semanais a serem trabalhados todo o conteúdo necessário para a preparação da certificação PMI-RMP®, conforme programação abaixo:

Encontro Data Tema CH Dia
1 25/08/2014 Reunião de Abertura 3h Seg
2 01/09/2014 Planejar o gerenciamento de riscos 3h Seg
3 08/09/2014 Identificar os riscos 3h Seg
4 15/09/2014 Realizar a análise qualitativa de riscos 3h Seg
5 29/09/2014 Realizar a análise quantitativa de riscos 3h Seg
6 06/10/2014 Planejar respostas aos riscos 3h Seg
7 13/10/2014 Monitorar e controlar os riscos 3h Seg
8 20/10/2014 Governança de Risco 3h Seg
9 27/10/2014 Simulado Geral - 170 questões 3h Seg
10 03/11/2014 Discussão Simulado / Reunião de Encerramento 3h Seg


Local:

Os encontros ocorrerão nas segundas-feiras, das 19 às 22 horas, iniciando em 25/08/2014, na sede do PMI-PE, localizado na Av. Barbosa Lima, 149, Ed. Alfredo Fernandes, Sala 218 - Bairro do Recife (Recife Antigo).

OBS: O local está sujeito a alterações a depender da capacidade do local.


Inscrições:

A inscrição será confirmada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 300,00 (trezentos reais) e a confirmação da filiação.

  • 50% do valor da taxa será destinado para custear a infraestrutura para realização dos encontros e ajudar na sustentabilidade do PMI-PE;
  • 50% do valor da taxa será devolvido ao final do grupo de estudos, abatendo-se R$ 15,00 (quinze reais) por cada dia ausente do participante.


Atenção aos voluntários interessados a facilitador do grupo de estudos!

O facilitador deve ser certificado PMP® e/ou PMI-RMP® e estar com sua certificação em dia. Cada encontro vale 3 PDUs para manutenção da sua certificação.

Preencher o formulário: link


Depoimentos

Heron Fábio Santos, PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS

“Quando consegui a certificação PMP há alguns anos atrás, o mercado de trabalho começou a me olhar com outros olhos, porém logo senti a necessidade de melhorar meus conhecimentos na área em que estava trabalhando, Engenharia de Cronogramas. Busquei então aprofundar os conhecimentos nos livros e artigos do PMI, resultando na conquista da certificação PMI-SP, que além de me dar mais visibilidade no mercado, possibilitou-me ter um domínio em práticas avançadas de gerenciamento de cronogramas. Com o tempo, as experiências práticas me mostraram que para realmente utilizar as técnicas de elaboração e controle de cronogramas em projetos de alta complexidade era necessário me aprofundar nas técnicas de gerenciamento de riscos. Iniciei então meus estudos nas melhores práticas de riscos, tendo o privilégio de participar de um grupo de estudos no PMI-PE, onde trocamos conhecimentos e experiências nesta área, com vistas a nos preparar para a certificação PMI-RMP, que agora compartilho a alegria de tê-la conquistado.

Acredito que a busca de novas certificações, além da PMP/CAPM deveria ser uma busca permanente dos nossos Gerentes, prática esta que o mercado de trabalho valoriza e reconhece. A certificação CAPM ou PMP nos coloca melhor posicionados no mercado e a participação como voluntário e em eventos do PMI-PE nos torna mais visíveis. Novas certificações fazem nossos currículos “mudar de pilha”.

Sempre aconselho a meus colegas de trabalho, assim como a meus alunos, que o caminho de aperfeiçoamento em Gerenciamento de Projetos é longo e em alguns momentos exigirá grande sacrifício e a recompensa sempre vem. Acredito e comprovo que a aproximação com o PMI sempre proporciona o surgimento de coisas boas."

Comentários