O Professor e a Prática de Educação Infantil

02 Mai 2014 13h - 13 Mai 2014 17h FCAP

Objetivo Geral: 

Reflexão da prática docente e sua vinculação com a teoria pedagógica

Objetivo:  

  • Refletir com os professores sobre o desenvolvimento do trabalho no cotidiano da sala de aula;
  • Estabelecer relações entre a teoria e a pratica a ser realizada;
  • Oferecer subsídios para a organização do trabalho pedagógico em sala de aula, tornando este espaço um lugar de pesquisa, do exercício da autonomia docente e da aprendizagem.

Conteúdos:

 1.     A rotina da sala de aula

  • Trabalhos didático-pedagógicos;
  • Trabalhos para o desenvolvimento de cantos;
  • Planejamento organizativo do cotidiano da sala de aula;
  • Trabalho com jogo simbólico;
  • Trabalhando a escrita;

 2.     A língua: oral e escrita

  • Desenvolvimento da oralidade;
  • Leitura em cantos em espaços escolares;
  • Estímulo à praticas da literatura para  o professor;
  • Desenvolvimento da escrita.

3.     O canto da matemática

  • Especificação de jogos para cada faixa etária;
  • O aprendizado infantil da matemática através dos jogos;
  • Planejamento didático dos jogos para etapa escolar.

4.     A Arte no cotidiano de aula

  • Espaço de criação, exploração e aprendizagem;
  • A importância do desenho na sala de aula;
  • Como trabalhar com obras de arte com crianças.

5.     A música com crianças

  • Desenvolver a música nos diversos e conteúdos em sala de aula.

6.     O Brincar e Movimento

  • Resgate das brincadeiras da cultura local.

7.     Natureza e sociedade

  • Princípios e conceitos;
  • Organização de espaço de pesquisa.

 

CARGA HORÁRIA

40H

Comentários