O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Tem arrepios da palavra programação? Calma.
Não é preciso ser gênio, nerd, especialista em matemática para aprender os primeiros passos.  E a programação criativa pode facilitar muito sua vida pratica usual!

com Paulo Costa

Conteúdo
O aprendizado básico de qualquer linguagem de programação é essencial para aqueles que pretendem compreender ou desenvolver aplicações tecnológicas. Neste caso, utilizaremos o Processing como ferramenta para o ensino dos princípios fundamentais da computação estética. Maiores informações nos sites: www.navax.net.br/blog www.facebook.com/processingsp


Sobre o Processing
Iniciado por Casey Reas e Ben Fry em 2001, o projeto Processing é um ambiente de software livre baseado na linguagem de programação Java que é destinado ao ensino dos fundamentos da computação dentro de um contexto visual. Segundo Casey Reas, a idéia nasceu durante o curso ministrado pelo designer John Maeda (1997) para o Aesthetics Computation Group (MIT). Atualmente, o Processing conta com uma grande comunidade de usuários criativos, pois além de ser gratuito e rodar na maioria dos sistemas, oferece a possibilidade da geração de gráficos 2D, 3D, processamento de mídias digitais audiovisuais e ainda integração com outros ambientes ou interfaces como o Arduino e Kinect.

Público alvo
- Leigos em programação
- Artistas e designers interessados em tecnologia
- Educadores interessados em arte e tecnologia

Pré-requisitos
- Conhecimento básico em algum sistema operacional como Windows, Mac OS ou Linux
- Ser maior de 16 anos
- Recomendável trazer equipamento próprio (notebook)


Paulo Costa
Mestre na área de Poéticas Visuais e Multimeios pela ECA/USP com formação em Artes Plásticas (UNICAMP) e Análise de Sistemas (PUCC).
Atualmente é professor nas áreas de Design Digital/Games e Artes e Novas Mídias na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) (SP).
www.navax.net.br/blog
www.facebook.com/processingsp

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado, 1971, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários