Projeto Vida para os Olhos: por um mundo mais colorido

19 Nov 2015 19h UNIPAM - Auditório do Bloco E

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas - é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas - que é uma instituição com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, criada pela Lei Estadual n° 4.776, de 27 de maio de 1968, e instituída pelo Decreto Estadual n°11.348, de 30 de setembro de 1968, denominada Mantenedora. Uma instituição flexível, que permite racionalizar, em cada momento, a estrutura organizativa mais adequada, com vista à harmonia entre os diversos órgãos acadêmicos e que trabalha para consolidar a sua cidade como o mais importante pólo universitário do Alto Paranaíba. Uma Instituição de perfil empreendedor, preocupada com a qualidade do ensino e da vida em comunidade, tendo o futuro como um de seus grandes focos de ação.

Em 2014, foi realizado o trabalho, denominado Projeto Vida para os Olhos: por um mundo mais colorido, visando à triagem oftalmológica através do Teste de Snellen, na Escola Estadual Ilídio Caixeta. A relevância desta intervenção baseia-se na ausência de profissionais da área trabalhando pela rede pública de sáude.

182 crianças foram avaliadas e 20,8% destas apresentaram baixa acuidade visual. Diante disso, firmamos parcerias com oftalmologistas que atenderam em seus próprios consultórios, sem cobrar honorários. Após essa análise, 60% das crianças necessitaram do uso de óculos e estes foram oferecidos pela entidade filantrópica Rotary Guaratinga.

O reconhecimento do projeto fora tão grande que a análise da acuidade visual de escolares de Patos de Minas foi inserida na grade curricular do 2º período do curso de Medicina do UNIPAM.

O propósito atual é analisar o impacto da realização deste empreendimento na vida dos alunos. O intuito é mensurar o progresso no desempenho escolar e os benefícios de domínio social alcançados pela promoção desta iniciativa. Isto será atingido por meio de entrevistas com professores e coordenadores da escola envolvida, familiares e os próprios alunos.

Acreditamos que a prevenção e a detecção precoce de deficiências visuais são os melhores recursos para combate à visão subnormal e devem ser feitas, preferencialmente na infância, podendo ser corrigidas com terapêutica adequada.
LOCAL

UNIPAM - Auditório do Bloco E

Rua Major Gote - Centro, Patos de Minas - MG, Brasil
Patos de Minas, Minas Gerais

Comentários