Projeto Conexões: a captação de recursos para projetos culturais

02 Mai 19h Jump Brasil - aceleradora de negócios do Porto Digital

Projeto Conexões encerra ciclo de debates de olho na produção cultural
Série de encontros apontou tendências e caminhos possíveis para os profissionais de comunicação


13087178_1091036007583798_9134826355408631579_o.png

Pode-se dizer que a calandra é um patrimônio do jornalismo pernambucano. Pouco importa qual o veículo, em algum momento um novo estagiário ou jornalista novato foi incubido de encontrar essa alegoria imaterial que carrega em si um fazer jornalístico e as formas e relações desse ambiente de trabalho chamado redação. Os anos de trabalho e as rotinas que solidificam a experiência dos profissionais de comunicação, a trajetória entre ir buscar a calandra e demandar o próximo a procurar por algo que não existe são uma narrativa cada vez mais insustentável diante das novas formar de comunicação. O legado da calandra não cabe nos dez segundos do Snapchat.

Durante todo o mês de abril o Projeto Conexões, promovido pelo Porto Digital, UFPE e Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco teve como meta apresentar tendências e mostrar os caminhos possíveis tanto para os profissionais com mais de dez anos de atividade como para um público mais novo, que está começando e que procura entender esses legados. Nos quatro encontros realizados até o momento, os mais de 200 participantes puderam debater temas como futurismo, economia criativa, o pensamento acadêmico e as potencialidades empreendedoras da comunicação.

Na próxima segunda (2), o debate "A captação de recursos para projetos culturais: o público e o privado" finaliza a primeira etapa do projeto. O objetivo é apresentar as diversas formas de atuação do profissional de comunicação na elaboração de projetos com foco nas linguagens culturais, assim como problematizar os editais públicos e as iniciativas privadas na área. O tema será debatido pela produtora cultural Carla Denise, por Carol Vergolino, da produtora Alumia, e também por Jair Pereira, da 2JP produção cultural, com mediação de Eduardo César Maia, professor da UFPE de Caruaru e editor do Café Colombo. As inscrições já estão abertas.

"Estamos satisfeitos com esses encontros e após esse primeiro ciclo vamos fazer um balanço do que foi apresentado e lançar uma consulta para minicursos, que devem ocorrer no segundo semestre. Também estamos costurando um evento para o final de junho", explica a jornalista, pesquisadora e professora da UFPE, Sheila Borges. Ao fim dos debates também haverá uma confraternização com os participantes.

Serviço - última palestra do Projeto Conexões
Segunda, 02/05
"A captação de recursos para projetos culturais: o público e o privado"
Palestrantes: Carla Denise (produtora cultural); Carol Vergolino (Produtora Alumia); Jair Pereira (2JP produção cultural) e mediação de Eduardo César Maia (UFPE e Café Colombo)
LOCAL

Jump Brasil - aceleradora de negócios do Porto Digital

Recife - Rua Capitão Lima, 420 - Santo Amaro, PE, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários