Proposta de adaptação de equipamentos para acessibilidade para po

19 Nov 2015 19h UNIPAM - Auditório do Bloco E

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas - é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas - que é uma instituição com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, criada pela Lei Estadual n° 4.776, de 27 de maio de 1968, e instituída pelo Decreto Estadual n°11.348, de 30 de setembro de 1968, denominada Mantenedora. Uma instituição flexível, que permite racionalizar, em cada momento, a estrutura organizativa mais adequada, com vista à harmonia entre os diversos órgãos acadêmicos e que trabalha para consolidar a sua cidade como o mais importante pólo universitário do Alto Paranaíba. Uma Instituição de perfil empreendedor, preocupada com a qualidade do ensino e da vida em comunidade, tendo o futuro como um de seus grandes focos de ação.

O presente projeto visa aplicar conhecimentos de Engenharia Elétrica para adaptar equipamentos diversos, favorecendo a acessibilidade para portadores de deficiência visual.

Diversos são os casos em que equipamentos ou dispositivos não permitem a utilização por parte de pessoas com deficiência visual, geralmente por não oferecer comunicatividade outra que não seja através de informações visuais. Não raro, tal utilização seria certeira e possível caso houvesse o prévio planejamento e consideração por parte de fabricantes. Ainda, em diversos casos a adaptação de equipamentos já existentes torna possível o manuseio por parte de pessoas com deficiência visual e aí está o foco do projeto.

Nesse projeto, um protótipo será implementado, em conjunto com o curso de Fisioterapia do Unipam. O protótipo consiste na adaptação de um equipamento de uso profissional e cotidiano dos alunos e profissionais da Fisioterapia, de modo que todo o manuseio do equipamento será facilitado pelo sistema desenvolvido nesse projeto através de voz, permitindo assim que pessoas com deficiência visual utilizem o mesmo sem entraves ou necessidade de auxílio de pessoas que enxergam.

De forma simples, o projeto consiste em ""fazer o equipamento falar"" com o usuário.
LOCAL

UNIPAM - Auditório do Bloco E

Rua Major Gote - Centro, Patos de Minas - MG, Brasil
Patos de Minas, Minas Gerais

Comentários