Programa de Formação em Psicanálise Clínica

30 Mar 17:09 Espaço de Treinamento - Instituto CINCO

Objetivo do Curso Livre de Formação em Psicanálise
O Curso Livre de Formação em Psicanálise, ministrado pelo Instituto CINCO - Desenvolvimento Humano, visa preparar o aluno para o atendimento clínico com uma visão holística, ou seja, compreender o cliente na sua totalidade, avaliando o ser humano como um sistema funcional determinado pelo seu comportamento.

Sobre a Psicanálise
A Psicanálise foi originalmente desenvolvida por Sigmund Freud e trata-se de uma abordagem terapêutica que tem como base a observação dos fatores inconscientes dos indivíduos, que em sua maioria, determinam suas reações, suas emoções e seus comportamentos. Em alguns casos, estes fatores inconscientes podem ser manifestados como angustias, fobias, compulsões, dificuldades de relacionamento, baixa autoestima e alterações de humor, trazendo muitas perdas para o indivíduo.

Como são fatores inconscientes, nem sempre o indivíduo consegue por si só trabalhar esses assuntos. E é neste momento que a psicanálise torna-se um processo de grande valor.
O processo terapêutico ajudará o indivíduo a olhar para si e entender-se. E à medida em que entra em contato com este mundo, com as suas verdades, é possível trazer nova consciência que irá favorecer a transformação comportamental e emocional.

Ainda segundo o seu criador, a psicanálise cresceu em um campo muitíssimo restrito. No início, tinha apenas um único objetivo - o de compreender algo da natureza humana daquilo que era conhecido como doenças nervosas “funcionais”, com vistas a superar a impotência que, até então, caracterizava o tratamento médico.

Atendimento e Atuação
A psicoterapia tem a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental.
É um processo dialético efetuado entre um profissional psicanalista ou psicólogo formado - o psicoterapeuta, e o cliente - o paciente.

Por ser da área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente à mente. Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas cujo objetivos centrais são:
- Restabelecer a qualidade de vida do paciente;
- Equacionar os motivos da consulta, que podem variar entre pequenas dificuldades do dia-a-dia até grandes psicopatologias;
- Desenvolver os padrões de funcionamento mental do indivíduo e de seus sistemas psíquicos (saúde orgânica, saúde mental, familiar, social, sexual, intelectual, financeiro, profissional, lazer e espiritual).

Estrutura do Curso
O Curso está dividido em 03 (três) módulos:
- 1o. Módulo: 23 aulas - Teoria e Psicodramas;
- 2o. Módulo: 20 aulas - Teoria, Psicodramas e Estudo de Casos;
- 3o. Módulo: 21 aulas - Teoria, Atendimento e Análise Clínica.

Duração e Realização
Duração: 18 meses
Aulas: 1 aula semanal
Horário: Das 20:00h às 22:00h
Local: Rua Botucatu 140 - Vila Mariana - SP
Próximo a estação Vila Mariana do metrô

Critérios para Formação
Formação: Ensino médio completo (antigo 2o. grau);
Idade: Maior de 18 anos;
Presença: Mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas;
Processo de Análise: Com profissionais do Instituto CINCO ou Atestado de profissional que lhe assistir no procedimento de análise.

Professor:

Apresentacao LBC2.png
LOCAL

Espaço de Treinamento - Instituto CINCO

Rua Botucatu, 140 - Vila Mariana, SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários