PythonDay Alagoas

 

O Python Day visa ser um dia de palestras e mini-cursos ligados à plataforma Python. Python é uma das plataformas em software livre que mais crescem no mundo e já é usada por várias empresas no Brasil como Globo.com, Governo Federal, Atépassar, JusBrasil entre outras e lá fora como Dropbox, Youtube, Instagr.am, Walt Disney, etc.  Por ser uma plataforma livre também poder ser aplicada em vários ambientes: web, computação de alto desempenho, sistemas embarcados e interfaces gráficas.


A comunidade Python está presente em todo o Brasil com mais de 20 células estaduais filiadas a uma grande Associação a PythonBrasil que é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar a plataforma e incentivar a realização de eventos. No estado, temos o Grupo de Usuários de Python de Alagoas (PUG-AL) que conta com estudantes, profissionais e empresas participantes que usam Python de alguma forma.

 

Visando estimular o uso da plataforma e até incentivar novos empreendedores e startups nascentes a escolher a linguagem Python, que é uma excelente opção para quem está começando a programar, o Dia Python foi concebido para promover a discussão e o ensino da linguagem.

 

A primeira edição ocorreu no dia 09/08/2013 em Salvador nas dependências da Universidade Federal da Bahia e contou com mais de 30 participantes.  Duas empresas da região Nordeste decidiram também apoiar o evento e cederam palestrantes experientes na área de tecnologia para falar sobre Python e empreendedorismo. A segunda edição ocorreu no dia 28/09/2013 em Recife, PE e foi sediada no Centro de Informática na UFPE e contou com mais de 40 participantes. Empresas locais e nacionais como a Globo.com apoiaram a realização do evento. No dia 26/10/2013 realizamos o PythonDay em Sergipe, na capital Aracaju atraindo novos desenvolvedores e promovendo a cultura de startups locais de desenvolvimento. Finalmente começamos o ano de 2014 com o mesmo evento em Teresina Piauí, batendo recorde de público com mais de 100 participantes.

 

Visto o tamanho sucesso desejamos replicar o mesmo evento em todos os estados do Brasil e vimos que  Alagoas vem ganhando destaque, em especial, com os recente eventos realizados pelas comunidades de software livre e também pelos tradicionais encontros do Grupo de Usuários de Python de Alagoas (PUG-AL). Além das universidades e do grupo local PUG -AL já realizou alguns eventos de Python no local, ela hospeda algumas empresas locais e institutos de ensino que utilizam Python em seus projetos o que estimula ainda mais outros desenvolvedores e empreendedores a conhecer melhor as particularidades da linguagem.

Comentários