RE(AÇÃO) // workshop de antropologia do consumo e planejamento

23 Out 2015 19h No One

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao
0101_apoios.png

O RE(AÇÃO) é uma Rede de Estudos focada em Antropologia, Consumo e Comunicação. Ela é apenas a porta de entrada para um universo de debates sobre essas três áreas e como elas podem ser provedoras de inovação. Queremos atualizar profissionais e estudantes de Comunicação na teoria, para que isso tudo seja levado para a prática.

Nossa intenção com o RE(AÇÃO) é despertar em comunicadores e publicitários a vontade de fazer trabalhos com mais qualidade e questionamento. Para isso, vamos contar com a facilitação de Hilaine Yaccoub, professora doutora da UFF em Antropologia Cultural e estudiosa do Consumo como manifestação humana.

Módulo I

// 23 e 24 de outubro
- Etnomarketing ou Marketing Etnográfico? Utilizando a etnografia no entendimento do consumidor

- O uso da Etnografia na criação de significados e insights-chave
- O olhar antropológico do Marketing: contribuições para entendimento de representações materiais e simbólicas
- Os rituais de consumo: um grande veículo para interpretar comportamento do consumidor
- Novos olhares para o consumidor: Consumo e artesania
- Antropologia aplicada ao relacionamento com clientes: o valor dos amigos e dos conhecidos
- Presentes como trocas materiais: dádiva ou obrigação?
- Os significados ideológicos do consumo de massa
- Consumo para além do ter: o viver a experiência na sociedade contemporânea

+ 
cases

// 25 de outubro
- Saída de campo: escolheremos um local na cidade onde poderemos aplicar nossos conhecimentos.
- Análise e discussão dos resultados.

Hilaine Yaccoub é doutora (PhD) em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), Mestre em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), pós graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE-IBGE) e formada em ciências sociais (UFRJ). Consultora independente, pesquisadora e palestrante (cursos livres e in company). Há mais de 15 anos atua em pesquisas de mercado utilizando métodos e teoria antropológica aplicada na análise, produção de conhecimento sobre o consumidor, seus hábitos (rituais) e práticas para o desenvolvimento e monitoramento de estratégias de marketing. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Instituto Europeu de Design (IED) e Instituto Infnet (RJ). Co-criadora do MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM RJ. Sócia da pesquisadora Carol Althaller do Culturelab um Laboratório de Tendências e Consumo (cursos livres e in company, palestras e consultorias). Possui como principais temas de investigação empatia, consumo popular, vestuário (moda), o novo luxo, consumo feminino, relações socio-técnicas (tecnologias), energia elétrica (além de outros serviços de necessidades básicas), sharing economies, economia colaborativa, redes sociais, etnomarketing entre outros.Contribui com conteúdo para o blog Consumer Insights do Mundo do Marketing e para o site da blogueira Cris Guerra.


Serviço:

RE(AÇÃO) // workshop de antropologia do consumo | Módulo I
dias 23 a 25 de outubro
sexta das 19h às 22h30, sábado e domingo das 9h às 18h.
NoOne - Av Borges de Medeiros, 1224/1303


LOCAL

No One

Av. Borges de Medeiros, 1224/1303 - Centro Histórico, RS, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários