Conceitos Gerais

  1. O que é um requisito
  2. Classificação de requisitos
  3. Visão geral da engenharia de requisitos
  4. Captura de requisitos
  5. Documentação e análise de requisitos
  6. Validação de requisitos
  7. Gerenciamento de mudanças

Técnicas para captura de requisitos

  1. Entrevista
  2. Workshop
  3. Brainstorming
  4. Prototipação
  5. Pesquisas (manuais, referências, internet, concorrência, etc)
  6. Observação
  7. Role Playing
  8. User Story
  9. JAD (Joint Application Design)

Casos de uso

  1. introdução
  2. diagrama de casos de uso

Documento de casos de uso

  1. introdução
  2. modelos de documentos de caso de uso
  3. documentação das regras de negócio
  4. documentação de requisitos não-funcionais

Diagrama de atividades

  1. introdução
  2. elementos de modelagem

Diagrama de classes

  1. introdução
  2. conceitos básicos de OO

Diagrama de estados

  1. Introdução
  2. Elementos de modelagem

Pontos de caso de uso

  1. Estimativa de esforço
  2. técnica de pontos de caso de uso
  3. considerações adicionais

User Stories

  1. Modelagem de requisitos em metodologias ágeis
  2. Estrutura básica de user stories
  3. Estimativas baseadas em user stories
  4. Planejamento de entregas e iterações baseado em user stories
  5. Benefícios e limitações
  6. User stories x casos de uso
Comentários