O Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (GSAM) facilita a oficina "Robótica em Sinais", que visa promover a capacitação de discentes surdos do IFBA - Campus Salvador na área de Robótica, de maneira participativa e criativa. As atividades que serão realizadas na oficina incentivam a criatividade, o raciocínio lógico, a curiosidade, o senso crítico e a abstração, levando os alunos a pensarem e agirem coletivamente. Venham explorar o mundo da Robótica, utilizando o Kit LEGO Mindstorms NXT para resolver problemas do mundo real!

A Robótica educacional é uma ferramenta que agrega conceitos multidisciplinares e, com isso, torna-se um recurso para o aprimoramento de estratégias de ensino, assim como método na busca por ações que levem a reformas escolares, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de tecnologias assistivas visando à inclusão social e à acessibilidade.

A oficina é parte integrante do projeto aprovado no EDITAL PROEX/IFBA Nº 01/2015 e tem como objetivo capacitar os alunos surdos na área de Robótica, utilizando o Kit LEGO Mindstorms NXT para otimizar o aprendizado nas matérias escolares, bem como resolver problemas do mundo real.

O curso possui uma carga horária de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

Ao todo, serão 10 aulas da oficina, que ocorrerão nas segundas-feiras das 15:20 às 17:00 e nas sextas-feiras das 13:20 às 17:00, no período de 21/03/2016 a 22/04/2016.

Além disso, serão disponibilizados horários de atendimento em datas/horários a serem combinados com os alunos.

Como atividades finais do curso, todos os participantes irão realizar:
I. Exposição de sumô de robôs no Campus Salvador;
II. Participação no II ROBOIFBA, torneio de Robótica da Instituição.

Local: Laboratório do Profuncionário.
Comentários