Quanto tempo você precisa para colocar uma nova versão do seu produto ou serviço no ar? Quantas pessoas se envolvem nesse processo? E seus clientes, sabem quando terão algo em mãos para usar? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, então você precisa conhecer os métodos ágeis para desenvolvimento de software!


“Ah, esse é mais um curso de scrum? Relaxa, já li o livro, manjo tudo disso!”


Cuidado para não cair no canto da sereia, o scrum é uma ferramenta eficiente quando bem utilizado. Nas 3 horas de treinamento entenderemos como o scrum pode realmente ser útil para no dia a dia do seu time.


O Scrum é composto por um conjunto bem definido de práticas que cobrem o processo de criarão e manutenção de softwares, mas em alguns ambientes adotar o conjunto padrão de práticas não gera o máximo valor possível, desta forma veremos também como adaptações bem pensadas no scrum podem potencializar sua operação. Lembre-se o objetivo em utilizar o scrum é ele ser tão natural que deixe de fazer sentido, você descobrirá por que.


O scrum é composto por cinco partes:


  • Fluxo de trabalho
  • Artefatos
  • Eventos
  • Papéis
  • Valores e Princípios


Neste contexto discutiremos como trabalhar com entregáveis de valor sem deixar de atender as expectativas dos clientes. Diferente dos treinamentos para certificação, não focaremos em detalhar papéis específicos, por outro lado daremos uma visão global de como os métodos que formam o scrum poderão potencializar os resultados do seu negocio.


Seja você dono de uma empresa de projetos em TI com vários times de trabalho, ou membro de um time de trabalho, ou ainda parte de uma startup com poucas pessoas, esse treinamento é para você. Olharemos para o lado comportamental das pessoas envolvidas e comprometidas com a geração de resultados para os clientes, independente do tamanho ou experiência da empresa.


Nosso objetivo é lhe dar condições de desenvolver projetos, produtos ou serviços de software através do maior engajamento e comprometimento do time para gerar melhores resultados para seus clientes.


Estrutura do treinamento:
  • Hora 1 - Qual a estrutura padrão do Scrum e como os times de trabalho se transformaram e times de valor. Observaremos como o Scrum se tornou um dos métodos ágeis mais utilizados no mercado de software e como a estrutura faz sentido na geração de melhores resultados para o mercado.
  • Hora 2 - Como podemos adaptar o Scrum nos ambientes de negócios inovadores. Com o aumento exponencial de startups é cada vez mais difícil executar métodos bem definidos nestes ambientes criativos. Veremos como utilizar partes do Scrum mesmo com times pequenos e até times remotos, de modo a não perder o foco, entregar valor ao cliente.
  • Hora 3 - Qual o fator de sucesso ao utilizar métodos ágeis como o Scrum? Discutiremos como o comportamento das pessoas envolvidas com o Scrum pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso num projeto, produto ou serviço de software.


Dúvidas frequentes:
  1. Posso levar os problemas do meu time para a discussão? Pode, quanto mais exemplos de ambientes tivermos melhores serão nossas análises e entendimento da geração de valor.
  2. Posso trabalhar nas dinâmicas com as pessoas da minha empresa? Sim, vamos simular algumas ações que você poderá pensar junto com seu time, mas não haverá perda da experiência se você fizer as dinâmicas com outras pessoas.
  3. Posso não participar da dinâmicas? Não, para que você tenha uma experiência completa as dinâmicas são fundamentais.

Sobre a SWQuality:
Empresa recifense com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de negócios de TI. Com mais de 300 empresas atendidas, nos mais diversos perfis, a SWQuality provê caminhos para o crescimento. Atuando tanto na certificação em modelos de qualidade para o desenvolvimento de software e serviços, quanto no desenho de estratégias de produtos e serviços, novos ou legados. Atualmente colocou no ar uma nova linha de serviços com foco no desenvolvimento de novos negócios inovadores e na construção do relacionamento entre grandes empresas de TI com startups através das acelerações corporativas.

Sobre Luiz Gomes:
Bacharel em Matemática, ao longo de 5 anos desenvolveu conhecimento em gestão de processos e produtos através dos métodos ágeis, atuando em várias empresas pela SWQuality. Nos últimos 3 anos tem empreendido passando por diversos programas e ecossistemas empreendedores como o Startup Chile, SEED Minas Gerais e Plug and Play no Vale do Silício. Hoje na Lotebox - startup que atua no mercado de comércio internacional com um sistema de apoio no processo de venda de espaços em contêineres, presente em 5 países -, atua como gestor de produto e experiências dos usuários. Para lidar com este papel desenvolveu conhecimento sobre os métodos de criação de novos produtos e serviços.

Blog pessoal: www.medium.com/@luizgomes
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/lfcdsg
LOCAL

Jump Brasil

Recife - R. Cap. Lima, 420 - Santo Amaro, PE 50040-080, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários