I – O TRABALHO PRÁTICO PEDAGÓGICO, ENQUADRADO COMO PLANO DE NEGÓCIO

É um trabalho dissertativo ( projeto acadêmico ) e prático ( criação de negócio ), de acordo com a realidade do mercado.

De acordo com o formato do Trabalho, enquadro como Plano de Negócios, fica explicita a integralização de todo o curso, fazendo uma síntese interdisciplinar do currículo do curso até então percorrido.

II – OBJETIVOS DO TRABALHO

a)Proporcionar a aplicação dos conhecimentos teóricos e técnicos, adquiridos pelos acadêmicos, durante o período de formação acadêmica;

b)Praticar e executar as técnicas de metodologia científica, pesquisa, diagnóstico, planejamento e organização da atividade administrativa, comercial, financeira, produção e pessoal;

c)Inserir o acadêmico na realidade do mercado, dando-lhe possibilidade de criar e aplicar novos modelos de negócios em um mercado em constante mutação;

d)Conscientizar a comunidade acadêmica da importância e necessidade da administração para a perenidade do negócio;

e)Desenvolver habilidades atitudinais e procedimentais no processo de construção do projeto.

f)Submeter o acadêmico à avaliação da disciplina, visando sua aprovação.

III - METODOLOGIA

A base metodológica do Trabalho prático pedagógico enquadro como Plano de Negócios é o planejamento científico, evidentemente direcionado à viabilidade prática dos projetos.

Os acadêmicos, dentro da realidade do nosso Estado, escolherão um negócio, que poderá oferecer produto ou serviço, sobre o qual desenvolverão o projeto.

Podemos dizer que o projeto pode começar com a sensibilidade dos acadêmicos em reconhecer uma oportunidade. Mas, a Pesquisa será o ponto de partida para a elaboração do trabalho, que poderá ou não confirmar a intuição dos empreendedores.

Com base no diagnóstico da pesquisa será realizado o projeto de viabilidade econômico-financeira, interrelacionando e avaliando os aspectos técnicos, econômicos, financeiros, administrativos, mercadológicos e legais, bem como a análise quantitativa e qualitativa do negócio.

A metodologia de ensino a ser utilizada pelas disciplinas Elaboração e Análise de Projetos será levar os acadêmicos à geração do conhecimento, representado pela concepção e pelo projeto de sua empresa, algo que não existia antes. O objetivo final não é instrumental, nem tão pouco a transmissão de conhecimentos, mas sim a formação de uma pessoa capaz de aprender a aprender e definir a partir do indefinido.

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