Seminário VER-SUS Picos/PI

18 Fev 2016 08h - 19 Fev 2016 17h Picos

“VER-SUS como dispositivo potencializador da formação em Saúde”

I SEMINÁRIO VER-SUS CENTRO-SUL PIAUIENSE

18 e 19 de Fevereiro de 2016

A comissão organizadora, em nome da Rede Unida e do Ministério da Saúde, tem a honra e o prazer de convidá-los a participar do I Seminário VER-SUS do Centro-sul Piauiense, a ser realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2016, no Auditório da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos, Piauí, Brasil.

O projeto VER-SUS/Brasil, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

Tendo em vista a importância da participação popular em saúde na construção de um novo modelo de saúde pautado na viés promoção e cuidado ao usuário, O “I Seminário VER-SUS Centro-Sul Piauiense” vem com a proposta de mobilizar mentes e corações para o Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de militâncias, e conscientização de atores dispostos a multiplicar experiências e saberes como forma potencializadora de superar as dificuldades da formação em saúde.

O evento é mais uma oportunidade para estudantes, profissionais de saúde, gestores e representantes de movimentos sociais trocarem experiências, ampliarem saberes e socializarem conhecimento sobre as vivências, e assim qualificarem o projeto político-pedagógico do VER-SUS, mostrando-se como ferramenta de extrema importância na participação crítica nas mudanças necessárias que visam a melhoria das condições de formação em saúde, assim como, a sensibilização dos futuros profissionais para o enfrentamento dos desafios que estão colocados para a área de saúde.

O I Seminário VER-SUS Centro-Sul Piauiense tem por finalidade ampliar a percepção de acadêmicos através das discussões acerca do SUS, assim como, conceder maior conhecimento sobre o Projeto VER-SUS a todos os participantes envolvidos nesse processo de mobilização.

Será um momento ímpar de socialização de conhecimentos e troca de afetos!

PROGRAMAÇÃO


Dia 18.02.16 (Quinta-Feira)


MANHÃ



08:00h – Credenciamento

08:30h – Mesa de abertura com representantes do Quadrilátero da Formação em Saúde

09:30h – O que é VER-SUS?

10:30h – Produção da Mandala e fixação no auditório

12:00h – Intervalo para almoço

TARDE



14:00h – Palestra: Os Desafios e Potencialidades do Sistema Único de Saúde

15:00h – Mesa Redonda:

- Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade

- Participação e Controle Social

- Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde

- Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde

17:00h – Debates

17:30h – Mano Chagas e Grupo Adimó

(Breve explanação e, em seguida, apresentação cultural)

18:30h – Coffee Break

19:00h – Encerramento do 1º dia.


Dia 19.02.16 (Sexta-Feira)


MANHÃ


8:00h – Abertura com Versusianos

9:00h – Como Anda a Formação dos Nossos Futuros Profissionais para a Saúde Pública?

- Matriz Curricular

- Formação em Saúde

- Meios alternativos para superar dificuldades na formação acadêmica

10:30h – VER-SUS em Oeiras: Visão de um gestor sobre o projeto

11:10 h – Debates

12:00h – Intervalo

TARDE



14:00 /17:00 – Encerramento

- Tenda Paulo Freire

- Devolutiva Picos + Devolutiva Parnaíba

- VER-SUS: Desconstruir, Construir e Reconstruir!


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Critérios de Avaliação

A análise dos trabalhos será feita por avaliadores anônimos, adotando os critérios e procedimentos informados para a modalidade de trabalho. Os avaliadores julgarão os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, e serão considerados somente relatos de experiência e de revisão bibliográfica. Será observado o enquadramento às normas do Seminário, tais como: clareza do tema proposto, originalidade, oferecimento de contribuição pertinente clara e significativa para o seminário e coerência entre o título e o desenvolvimento do trabalho; inclusão em uma dos eixos, apresentação e discussão pertinente e relevante; organização do trabalho; consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; adequação da norma culta da Língua Portuguesa; segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Obs.: Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos.

Formato dos Trabalhos

- Normas Técnicas:

1. O envio de resumos simples e será de 27 de janeiro a 05 fevereiro de 2016.

- O resultado final dos resumos aprovados será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2016, para e-mail do relator.

2. Os trabalhos devem ser enviados por meio do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1UMOyHE6sUuDIzAwwA...

3. Após o envio do RESUMO o relator receberá um e-mail confirmando o recebimento, o qual servirá como comprovação de envio.

4. Os trabalhos inscritos serão julgados pelo Comitê Científico que decidirá pelo aceite ou não.

5. O envio do trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

6. Serão aceitos DOIS resumos por candidato na qualidade de RELATOR.

7. Cada resumo poderá ter 05 autores, incluindo o relator e o orientador.

8. Os trabalhos a serem apresentados no I Seminário VERSUS Centro Sul Piauiense, não podem ter sido apresentados em eventos anteriores.

9. Para submeter o trabalho os autores deverão identificar inicialmente a qual o eixo, podendo ser:

- Atenção

- Controle Social

- Gestão

- Ensino


10. O texto deve ser organizado em Título, Autores, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais; Palavras-chave.


11. O trabalho deverá ser formatado para envio nas seguintes normas: papel tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0cm, em fonte Times New Roman, tamanho 12 para a fonte do corpo do texto, justificado e com espaçamento simples;

12. O resumo deve conter no mínimo 400 e no máximo 600 palavras;


13. O texto deverá iniciar com o Título no alto da página, centralizado, em negrito e com letras maiúsculas, na fonte Times New Roman, com espaçamento simples entre linhas. Solicita-se que o título esteja sucedido por dois pontos quando houver subtítulo.


14. Depois de dois espaços do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados a esquerda, grafados somente com as letras iniciais maiúsculas;


15. Em nota de rodapé deve vir a qualificação dos autores e a indicação das instituições de origem (Times 10), precedido pelo número correspondente a cada autor.


16. Demais questões de formatação devem obedecer à normatização mais recente da ABNT.

Obs.: Resumos enviados fora destas Normas Técnicas serão desclassificados. A Revisão Gramatical deve ser feita pelo(s) autor(es).


Apresentação dos Trabalhos


• É de responsabilidade do apresentador levar o arquivo de mídia eletrônica, em formato de apresentação do Microsoft PowerPoint (.ppt).

• No dia e local determinados, serão disponibilizados um projetor multimídia e uma CPU para a apresentação oral. O autor deverá chegar ao local onde fará sua apresentação, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes do início da sessão, identificar-se ao Coordenador (a) e fornecer ao operador de recursos audiovisuais o material para projeção. Cada trabalho terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentação do trabalho.

Obs.: Em caso de dúvidas entre em contato com a comissão científica através do e-mail: versusulpiauiense@gmail.com

Prof. Eduardo Carvalho de Souza

Presidente da Comissão Científica



Comentários