I Seminário VER-SUS Região Metropolitana de Porto Alegre

Mosaico de Singularidades: A saúde perpassada pela Brasilidade

O VER-SUS despertou em todos os seus viventes a consciência do papel fundamental que estudantes, profissionais e demais atores sociais possuem nos processos de transformação do setor saúde. Frente a isso, na versão 2016, traremos, com uma roupagem diferente, essa vivência para todos aqueles que se interessam em dialogar e se permitem construir coletivamente novos horizontes sociais.

O que nos move? O que nos faz ver e não ver? Ouvir e não ouvir? Falar isso ou aquilo, calar? Quais forças estão em jogo? Quais práticas estão sendo postas em ação? Como inventar comuns? Como tecer redes? (Leila Machado)

Esses e outros questionamentos estarão sendo alvo de discussões e reflexões no I Seminário VER-SUS Região Metropolitana de Porto Alegre – Mosaico de Singularidades: A saúde perpassada pela Brasilidade. Vem discutir conosco, vem trazer tuas inquietações, tuas contribuições. Vem fazer saúde! Vem conosco fazer a diferença. Vamos juntos assumir o papel que nos cabe dentro do SUS.

PROGRAMAÇÃO

29/01/2016 – 6ª feira

MANHÃ:

8h-9h à Cadastramento

9h-10h à Abertura: Saúde em Debate

Prof. Dra. Lutiane de Lara

Graduação em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/2006), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2009 - Bolsa CNPq) e Doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2015 - Bolsa CAPES). Atualmente, é docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário do IPA. Atua como Pesquisadora no Grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo e-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação. Tem experiência na área da Psicologia, Saúde Coletiva e Políticas Públicas com ênfase em Psicologia Social. Pesquisa, principalmente, dentro das áreas que envolvem os seguintes temas: Direitos Humanos, Neoliberalismo, Governamentalidade, Politicas Públicas, Processos de Subjetivação e Formação em Psicologia.

10h-12h à Formação para o SUS

Prof. Dra. Vera Lúcia Pasini

Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF/1986), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/1997) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2010). Trabalhou como Psicóloga no Hospital Nossa Senhora da Conceição e Docente da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de 1993 a março de 2014. Atualmente é Professora Adjunta I do Curso de Psicologia da UFRGS. Possui experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Políticas Públicas e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde, Residências Multiprofissionais em Saúde, Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde e Formação em Saúde.

TARDE:

14h-16h à Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Prof. Dra. Gema Conte Piccinini

Possui doutorado em Fitotecnia (2008), mestrado em Enfermagem (1979) e especialização em Licenciatura em Enfermagem (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Metodologia da Pesquisa em Saúde (1990) pela Escola de Saúde Pública do RS e Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Madre Ana Möller (1974). Coordenadora do Programa Interdisciplinar em Saúde (Projeto RONDON) no período de 1977 a 1988, no alto Solimões na Amazônia, trabalhando com comunidades ribeirinhas, entre eles, indígenas e seringueiros. Além disso, foi idealizadora e participou do desenvolvimento do Horto Ecológico Cruzeiro do Sul, criado em parceria com a equipe de saúde e comunidade do território. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16h30min-19h à Povos Indígenas presentes na cidade e os desafios para a equidade no SUS

Prof. Dra. Rosa Maris Rosado

Formada em Biologia, Mestre em Ecologia e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Atuou como Coordenadora de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, compondo o Grupo de Apoio Politico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e como coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas na Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre. Atualmente exerce suas atividades na Area Técnica da Atenção a Saúde para Povos Indígenas na Secretaria Municipal da Saúde. Tem experiência nas áreas de Educação Ambiental e Gestão Ambiental Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ambiente, territórios, culturas indígenas; formação de professores em educação ambiental; saúde ambiental; territorialidades urbanas e justiça socioambiental nas cidades.

Prof. Dra. Maria Paula Prates Machado

Professora Adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS-Brasil. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágio doutoral junto ao Laboratoire d'anthropologiesociale (Collège de France/CNRS/EHESS), em Paris. Durante esse período desenvolveu seus estudos junto à Chaire d'Anthropologie de laNature. Atualmente dá continuidade aos estudos de doutorado em Anthropologiesociale et ethnologie na ÉcoledesHautesÉtudesenSciencesSociales (EHESS) e está vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT-PPGAS/UFRGS), em Porto Alegre/RS-Brasil e ao Laboratoire d'anthropologiesociale (LAS/ Collège de France - CNRS - EHESS), em Paris/França.

30/01/2016 – Sábado

MANHÃ:

8h-10h à Roda de Discussão: A importância dos Programas Sociais para a integralidade em saúde

Karla da Rosa de Freitas

Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2004. Possui Especialização em Projetos Sociais e Culturais – Políticas Sociais e Escola Aberta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Especialização em Psicologia Social e Institucional: Instituições em Análise pela ESADE Laureate Internacional Universities (2011) e Especialização em Arteterapia: Criatividade, Desenvolvimento Humano e de Grupos pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (2014). Atua na Política de Assistência Social desde 2004 e no CRAS Ampliado Restinga desde 2006.

Nara Rejane GaliãoMarciel

Teóloga e estudante de Serviço Social na Uniasselvi. Estagiária de Serviço Social no CRAS Ampliado Restinga.

Heloísa Helena Gonçalves e Sá

Massoterapeuta, estudante de Serviço Social e estagiária de Serviço Social no CRAS Ampliado Restinga.

10h-12h à Impacto da Residência Multiprofissional na Formação para o SUS

MSc. Uiasser Thomas Franzmann

Enfermeiro Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente residente na Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva EducaSaúde/UFRGS, membro do Coletivo Gaúcho de Residentes e membro do Fórum Nacional de Residentes em Saúde. Foi facilitador e membro da comissão organizadora do VER-SUS Pelotas de 2012 e 2013, verão e inverno e membro na rearticulação do VIVER SUS.

Bruno Klafke

Enfermeiro residente do Hospital do Grupo Hospitar Conceição – GHC.

Luís Vinícius Bastos de Souza

Médico residente em Cirurgia Geral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

TARDE:

14h-16h à Roda de Discussão: Saúde da População Negra

Dra. Miriam Alves

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2000) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2014), Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública / RS – ESP/RS, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2005) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). Tem experiência profissional na área de Gestão em Saúde Pública – foi Coordenadora Estadual da Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Possui experiência acadêmica e profissional na área de Psicologia e Saúde Pública, atuando com o pensamento sistêmico complexo, psicologia dos grupos, psicologia comunitária, saúde mental coletiva, saúde da população negra, comunidades tradicionais de terreiros.

Solange Rosaura de Souza Brito

Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013). Especialista em Arteterapia pelo Instituto de Educação do Rio Grande do Sul – IERGS. Já atuou no Centro de Saúde Vila dos Comerciários, Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul e participou do processo de municipalização da saúde de Porto Alegre. É Promotora de Saúde da População Negra e, atualmente, exerce atividades na Área Técnica de Saúde da População Negra de Porto Alegre.

MSc. Simone Cruz

Mestre em Saúde Coletiva pela UNISINOS (2010), Ex- Bolsista da Fundaçao Ford - InternationalFellowshipsProgram (2008); Mestrado Sanduiche no Departamento de Psicologia Social da UniversitatAutònoma de Barcelona (2009-2010) Especialista em Psicooncologia pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Secretária Executiva da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Integrante da Associação Cultural de Mulheres Negras e pesquisadora na área de Saúde da População Negra e HIV/Aids, movimento negro e de mulheres negras.

16h30min-19h à Roda de Discussão: Participação Popular e Controle Social no SUS

Jorge Mirin

Sandra Mara Leon

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Com Pós de Educação Permanente em Saúde pelo Educa Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Conselheira Estadual de Saúde a qual representa o Fórum Gaúcho de Saúde Mental no segmento usuário. Coordenadora adjunta da Comissão de Saúde Mental do Conselho Estadual de Saúde e integra a Comissão de Educação Permanente para o Controle Social no SUS. Integrante da Comissão Organizadora da 7ª Conferência Estadual de Saúde, na Coordenação da Comissão de Comunicação e Articulação. Integrante fundadora do Movimento Estudantil ELOS Coletivo desde 2012; Integrante fundadora do Coletivo Gaúcho e Nacional de Estudantes Antimanicomiais desde 2010. Educadora Popular em Saúde com curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde e integrante do Coletivo de Educação Popular POVARÉU. Integrante da gestão do DCE e do Diretório Acadêmico da Psicologia da PUCRS. Participante da Associação de Saúde Menta construção participante da organização Encontro Gaúcho de Militantes da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

31/01/2016 – Domingo

MANHÃ:

8h-10h àSaúde da População LGBT: em busca da universalidade, integralidade e equidade

Dra. Simone Nunes Ávila

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Realizou estágio doutoral na Aix-Marseille Université, França, através do convenio CAPES-COFECUB. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre (1986). É assessora técnica da Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Foi bolsista do Programa de Cooperação Técnica Internacional Brasil-França, do Programa Nacional de HIV/Aids do Ministério da Saúde do Brasil, em 2003, tendo realizado estágio de aperfeiçoamento profissional de alto nível no InstitutNational de laSanté et de laRechercheMédical (INSERM) e no Centre RégionaldInformation et Préventiondu Sida (CRIPS) de Paris, França. É pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

10h-12h à Roda de Discussão: Saúde da População Carcerária

Paulo Gilberto Côgo Leivas

É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É Professor do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIRITTER/Porto Alegre, onde leciona a disciplina de Teoria dos Direitos Humanos. É Professor de Ética e Direito da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde leciona disciplina de Direitos Humanos e Saúde, Bioética e Direito Sanitário.. É membro do Ministério Público Federal, em que exerce o cargo de Procurador Regional da República, com atuação na 4ª Região. Desenvolvem pesquisas sobre direitos humanos, direitos fundamentais, direitos fundamentais sociais, direito à saúde e direitos sexuais. É autor do livro "Teoria dos Direitos Fundamentais Sociais", publicado pela Livraria do Advogado, entre outras publicações. É coordenador do Núcleo de Apoio Operacional (NAOP) da 4ª Região da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e membro do Grupo de Trabalho Educação Indígena.

Daiana Maturano Dias Martil

Assistente Social da Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Possui Especialização em Ética e Educação em Diretos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

TARDE:

14h-15h à SUS: Desafios e Tendências

Prof. MSc. Ângela Jornada Ben

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2005). É especialista em Medicina de Família e Comunidade tendo concluído a residência médica nessa especialidade no Serviço de Atenção Primária do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em (2009). Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela UFRGS (2015). É Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Médica Teleconsultora no Projeto TelessaúdeRS. Doutoranda em Epidemiologia pela UFRGS. Tem experiência na área de ESF, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária, epidemiologia, prevenção de doenças cardiovasculares, tuberculose e asma.

15h-17h à Dialogando o Projeto VER-SUS

Bruna Pedroso Thomaz de Oliveira

Nutricionista formada pela UNISINOS. Co-fundadora do Movimento de combate à fome OtherFood. Foi coordenadora do Elos Coletivo entre os anos de 2012 a 2014. Integrou a Comissão local do versus de 2012 a 2014.

Bianca Niemezewski Silveira

Acadêmica do quarto ano de Medicina na PUCRS. Foi bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido de setembro de 2014 a agosto de 2015, cursando Saúde Pública na Universidade Anglia Ruskin. Foi bolsista do PET-Redes - Rede de cuidados à pessoa com deficiência de agosto de 2013 a agosto de 2014. Foi voluntária da Comissão Organizadora Local da Região Metropolitana de Porto Alegre do Projeto VER-SUS de 2012 a 2014. Foi coordenadora do ELOS Coletivo, Movimento Estudantil em Saúde de 2012 a 2014.

Mariana Pairé Rosa

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Vivente do Projeto VER-SUS Verão 2014, Rondonista da Operação Mandacaru Verão 2015. Presidente da Liga de Saúde Coletiva da UFCSPA.

Fabiana Andressa da Silva

Formanda em Psicologia pela UNISINOS. Participou do VER-SUS como vivente em 2013 e fez parte da comissão organizadora em 2014 e 2015. Recentemente, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a formação em Psicologia para o SUS através da experiência VER-SUS.

Patrícia Ana Muller

Formada em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC no ano de 2015. Participou como vivente, organizadora e facilitadora nas seguintes edições do VER-SUS 2013/1 Gravataí/RS, 2013/2 Novo Hamburgo/RS, 2014/1 Santa Cruz do sul/RS, em Minas Gerais; Recife/PE; 2015/1 Porto Alegre/RS e em 2015/2 Santiago/RS. Militante Juntos/RS e Elos.

17h-19h à Dinâmica Integrativa e Encerramento do IV Fórum VER-SUS
LOCAL

Porto Alegre/RS

Av. Baltazar de Oliveira García, 2132 - Rubem Berta, Porto Alegre - RS, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários