Inovação através do design de serviço

31 Jan 2015 10h - 03 Fev 2015 23:30 Porto DIgital

INOVAÇÃO ATRAVÉS DO DESIGN DE SERVIÇOS
Ferramentas e pratica para criar negócios user centered

  • Palestrantes: Natália Lima | Savana Pires | Wagner Lucio
  • Datas: 31, 02 e 03/02
  • Horários:  Sábado das 9 às 12hs
                      Segunda e Terça das 18h30 às 22h30


Conteúdo

Este workshop foi desenvolvido para quem quer fugir das entregas padronizadas de produtos e deseja oferecer algo a mais para os clientes. No encontro discutiremos como identificar oportunidades utilizando a perspectiva do usuário para desenvolver soluções que vão além de produtos (posse), gerando serviços (experiências) que se conectem emocionalmente às pessoas.
É uma introdução à teoria e os conceitos fundamentais do Design de Serviço, em que vamos falar desse novo Mindset e aplicar um set de ferramentas da JAMK University (Finlândia).

Design de Serviço
É uma abordagem que cria novos serviços ou aperfeiçoa serviços existentes aplicando ferramentas e o processo do design, resultando em soluções efetivas e em valor percebido pelas pessoas. O Design de Serviço pode transformar ecossistemas, potencializar a comunicação e melhorar experiências.

Alguns dos benefícios do Design de Serviço:

  • Entregar serviços que agregam valor para a sociedade
  • Aumentar o valor percebido à marca
  • Melhorar a experiência dos usuários
  • Potencializar a satisfação e o relacionamento com clientes
  • Aperfeiçoar processos


Programação

Sábado - Tudo é serviço

O real valor não está nos bens tangíveis, mas sim no serviço prestado. Afinal, serve para quê? Serve para quem?

Nesse dia trabalharemos a parte conceitual, com base no SDL ‘service dominant lógic’, para essa teoria estamos no momento de transição de uma sociedade de consumo (industrial), legado da Revolução Industrial, para uma sociedade de serviços onde o valor esta nas transações e nas experiências.

  • O que é Service Design?
  • Contextualização e origem
  • Conceitos chave
  • Mindset de serviço

Segunda e Terça feira - Aprendendo na prática

Aplicaremos técnicas e ferramentas (toolkit JAMK University), ensinadas ao longo do dia em um desafio real.

  • Desenvolvimento do desafio
  • Ponto de vista e jornada do usuário
  • Criação e formatação de soluções
  • Avaliação e priorização
  • Prototipação – avaliação na prática

Contaremos com a participação de Fernando Bettine, gerente de inovação no grupo segurador BBMapfre que irá abrir o terceiro dia do curso conversando sobre inovação e cases do grupo segurador.

O grupo segurado está na lista das empresas mais inovadoras do Brasil.


Quem somos

Savana Pires é Administradora por formação e foi na área de Pessoas que encontrou sua vocação, desenvolvendo sua carreira num grande grupo multi nacional por muitos anos. Cidadã do mundo, já viveu em 5 países e se tornou “culturalmente curiosa”. Dedicou-se ao estudo da Educação Corporativa, Coaching, Projetos Sociais e Design de Serviços. Hoje trabalha com Projetos na área de Pessoas e Inovação.

Natália Lima estudou Administração, fez carreira em grandes multinacionais nas áreas de Gestão de Projetos, Planejamento e Gestão de Desempenho e Finanças. Especializou-se em Service Design e hoje se dedica ao empreendedorismo, conectando pessoas e conhecimentos e atuando com inovação e design de serviços.

Wagner Lucio é Service designer, encontrou no empreendedorismo seu caminho, onde experimentou vários negócios desde seu studio de design a Internacionalização de empresas. Atualmente sua atuação se divide entre resolver problemas complexos por meio do design e conectar conhecimentos para despertar a “inovação” em profissionais de grandes empresas. 


São bem-vindos empreendedores, designers, publicitários, áreas de marketing, RH, desenvolvedores, arquitetos, servidores públicos e todos aqueles que buscam soluções alinhadas com as necessidades de seus clientes | usuários.

LOCAL

Porto DIgital

Núcleo de Gestão do Porto Digital - Cais do Apolo, Recife - Pernambuco, Brasil
Recife, Pernambuco

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