Semana Global do Empreendedorismo de Blumenau 2015

16 Nov 2015 19:30 - 20 Nov 2015 23h Fundação Cultural de Blumenau

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Comitê Organizador SGEBlu

O comitê organizacional da Semana Global do Empreendedorismo de Blumenau surgiu em 2014 e já está realizando sua 3ª edição da SGE ! Vem com a gente!

Temas da SGEBlu2015:

Dia 17/11/2015 – Terça-feira – #FailDay - vai ser o tema para falarmos abertamente sobre fracasso, falhas e erros! Pretendemos abordar as formas de esses tropeços serem utilizados pelos empreendedores para seguir em frente e, inclusive, ter orgulho daquilo que fez, aprendeu e incorporou ao seu conhecimento. Conceber o erro de forma empreendedora e aberta, para crescer e se desenvolver cada vez mais a partir das falhas.

Dia 18/11/2015 – Quarta-feira - Inovação Aberta - Nesse dia falaremos sobre o que é e como funciona o modelo de inovação aberta. A antiga concepção de inovação tinha como conceito a criação de um departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e ali, por meio de análises e estudos se criavam e implementavam inovações nas relações da empresa. O modelo aberto altera esse formato inicial e abre o processo de inovação para além das paredes da empresa e colhe os resultados dessa abertura. É o core do crowdsourcing. A participação da comunidade no desenvolvimento dos processos e projetos. Para uma demonstração vívida deste conceito, vamos desenvolver um concurso de inovação aberta.

Dia 19/11/2015 – Quinta-feira – Empreendedorismo Social - Como o empreendedorismo atua diretamente na melhoria das condições sociais, quais os tipos de empreendimentos que visam fomentar essa redução de diferenças e a interação entre as pessoas das mais diversas classes, locais e culturas. Como as condições sociais instaladas nas cidades geram impacto direto na concepção do empreendedorismo, como elas podem ser encaradas como oportunidades e com isso se obter, além de ótimas oportunidades, uma relação direta de benefícios para todos os envolvidos. Por fim, como o empreendedorismo, por si só, tem o poder de auxiliar no empoderamento e na percepção pelas pessoas que se encontram em situações mais vulneráveis dentro da nossa sociedade a olharem o mundo por uma nova perspectiva e usarem os mecanismos e ferramentas colocados a seu dispor para saírem dessa situação.

Dia 20/11/2015 – Sexta-feira – Smart City - O que se entende por uma cidade inteligente, quais requisitos ela precisa apresentar para ser assim considerada e qual a preponderância e importância destes requisitos na percepção deste conceito. Como uma cidade pode ser inteligente, atuar de forma direta na melhoria da qualidade de vida das pessoas e, com isso, desenvolver talentos, atraí-los e retê-los para que a cidade cada dia mais se desenvolva de forma sustentável e harmoniosa. Quais os problemas, barreiras e entraves que impossibilitam a cidade de se tornar cada dia mais inteligente e conectada, mais abrangente e solidária e quais meios diretos e objetivos precisamos colocar em prática para solucionar estes problemas e seguir trabalhando para a melhoria da qualidade das cidades. Como o empreendedorismo atua diretamente na formação e desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e quais os impactos delas para o empreendedorismo.

LOCAL

Fundação Cultural de Blumenau

Blumenau - SC, Brasil
Blumenau, Santa Catarina

Comentários