SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO UNIPAM

14 Nov 2015 00h - 21 Nov 2015 00h Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas - é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas - que é uma instituição com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, criada pela Lei Estadual n° 4.776, de 27 de maio de 1968, e instituída pelo Decreto Estadual n°11.348, de 30 de setembro de 1968, denominada Mantenedora. Uma instituição flexível, que permite racionalizar, em cada momento, a estrutura organizativa mais adequada, com vista à harmonia entre os diversos órgãos acadêmicos e que trabalha para consolidar a sua cidade como o mais importante pólo universitário do Alto Paranaíba. Uma Instituição de perfil empreendedor, preocupada com a qualidade do ensino e da vida em comunidade, tendo o futuro como um de seus grandes focos de ação.

PRÊMIO

1. New Phase

· Gestão e operação de negócios

Aplicativo mobile destinado a publicação de anúncios de venda e aluguel de imóveis.

2. Elevar

· Crescimento do negócio

A Elevar é uma agência focada em soluções em vendas que gere resultados para seus clientes.

3. Meet Key

· Startup

Nós criamos um produto que se chama Meet Key (encontrar chave), que é um chaveiro, com dispositivo de gps que pode ser localizado através de um aplicativo de celular e têm opção de BIP, para se localizar as chaves em uma distância curta.

4. Centro Estético Apolo Beleza Masculina

· Crescimento do negócio

Centro Estético voltado somente para serviços masculinos

5. VETTRUCK

· Gestão e operação de negócios

Clínica Veterinária Móvel para atendimento geral de grandes e pequenos animais, incluindo análises clínicas e cirurgias, companhado de plano assistencial opcional.

6. UNIVET

· Gestão e operação de negócios

Plano de Saúde animal que oferece a possibilidade de atendimento especializado em clinicas credenciadas, clínicos gerais, profissionais especialistas e atendimento de emergência 24 horas.

7. Centro e convivência Pet Feliz

· Gestão e operação de negócios

Visto que na cidade não existe um centro de recreação para pequenos animais este projeto tem por objetivo criar um centro de lazer para cães com piscinas, academia, praça de alimentação (comida natural, sorveteria), adestrador, acompanhamento veterinário.

8. CAPA

· Gestão e operação de negócios

Demonstrar o monitoramento automatizado da captação/reaproveitamento das águas pluviais para fins não potáveis por meio da estruturação de um protótipo, com o propósito de expor alternativas de economia a médio e longo prazo, respeitando padrões de controle e qualificação para garantir a qualidade da água e evitar problemas de saúde pública.

9. Fashion Truck

· Crescimento do negócio

Nossa proposta é a criação de uma loja que leva produtos de alta qualidade realizado atendimento personalizado na residência de nossos clientes. A Fashion Truck construiu uma estrutura de atendimento com agendamento de visitas via web, através de uma plataforma similar a um e-commerce. Após o agendamento, o cliente receberá a visita de nossa van, onde estão as roupas que ele selecionou interesse e mais algumas similares. A empesa oferece o serviço de ajustes em roupas, realizado através um programa onde jovens estudantes carentes da cidade são capacitados e prestam serviços mediante estágio remunerado.

A Fashion Truck tem como lema levar comodidade e produtos diferenciados para um público-alvo exigente. Com isso, a nossa empresa fornece possibilidade de parceria com lojas de alta qualidade, que utilizam de nossa plataforma de divulgação e logística de entrega para vender seus produtos (em contrapartida, a nossa loja retém uma porcentagem da venda para remuneração do nosso investimento). Além das lojas parceiras, trabalhamos com produtos exclusivos, desenvolvidos por fábricas parceiras. A Fashion Truck acredita que somente com um espírito inovador e vanguardista é possível transcender as expectativas de nosso maior parceiro, o nosso cliente.

10. AnálisesMILK

· Crescimento do negócio

Patos de Minas e região são um dos maiores polos de produção leiteira do país. As cooperativas e fazendas produtoras gastam muitos recursos financeiros com o envio de amostras para análise em outros estados e os laudos demoram muitos dias úteis a chegarem, o que acarreta retardo no tratamento dos animais enfermos, implantação de novas boas práticas na cadeia produtiva do leite e mais grave ainda quando se trata de doenças de cunho zonótico, onde as medidas são notificação imediata do orgão de saúde competente/isolamento/tratamento/descarte dos animais fonte de infecção. Por esse motivo a criação de um laboratório da medicina do leite abre caminho para um diagnóstico rápido e preciso postergando em um maior desenvolvimento da indústria de alimentos lácteos na região, uma maior confiabilidade do consumidor sobre os produtos e maior qualidade dos alimentos disponibilizados à população.

11. Aplicativo Móvel de Cotação e Compra de Materiais de Construcao Civil

· Startup

Aplicativo Móvel de Cotação e Compra de Materiais de Construcao Civil

12. Retalho Decoração Sustentável

· Gestão e operação de negócios

Empresa de decoração de ambientes focada na sustentabilidade. A Retalho fará uma prestação de serviços com projetos de ornamentação de ambientes visando o reaproveitamento de materiais, desenvolvendo um projeto de decoração a pedido do cliente e criando todo o mobiliário com matéria reciclável, por exemplo, projetar e desenvolver uma sala para um residência com sofás, mesas de centro e estantes criadas com pallets e caixotes. Vendendo o serviço de personalização e também os móveis e acessórios necessário para tal.

13. SOLAR TRACKER

· Gestão e operação de negócios

Nosso projeto, o solar tracker consiste em uma forma simples e eficaz para a captação de energia solar. Ter placas sempre alinhadas com a posição do sol aumenta consideravelmente o volume de energia elétrica produzida por eles, se comparado as instalações com placas estáticas, ele irá agir em dois graus de liberdade, utilizando dois motores elétricos, assim acompanhando o sol diariamente em todas as direções, aumentando a captura da luminosidade utilizando todo o potencial de absorção de energia solar, para que seja autossustentável e forneça energia.

Com isso nosso objetivo final é o grande aumento de energia gerado em proporção a uma placa estática fazendo com que seu custo seja pago e ainda tenha sobra de energia podendo então fazer o uso do conceito de smart grid.

14. Brinquedoteca Era Uma Vez

· Vendas e marketing

As brinquedotecas são espaços destinados ao entretenimento e desenvolvimento de crianças por meio de brinquedos e brincadeiras lúdicas com acompanhamento de monitores.

A brinquedoteca é destinada aos pais que precisam deixar seus filhos acompanhados e entretidos enquanto cuidam de seus compromissos. O espaço representa um elemento a mais no processo educativo, que seria de grande ajuda aos professores e familiares.

A ideia principal da brinquedoteca é educar as crianças brincando e também passar confiança e segurança aos pais que precisam desse serviço prestado, visto que os mesmos poderão permanecer tranquilos enquanto suas crianças se divertem em um espaço cômodo e educativo.

15. Clínica Veterinária Móvel (PetBus)

· Gestão e operação de negócios

Clínica Veterinária Móvel, para à realização de atendimento clínico em cães e gatos no estado de Minas Gerais. A ideia será montar uma clínica veterinária móvel adaptada em ônibus, com uma estrutura capaz dar suporte para atendimento clínico, realização de exames complementares e até simples cirurgias. Prestando serviço particulares a pequenas comunidades ou através de parceria com prefeituras.

16. In Park

· Startup

Na entrada do estacionamento do UNIPAM será posicionado no chão um sistema de placa piezoelétrica, o qual é acionada assim que o carro passar por cima, gerando corrente elétrica para o acionamento do telão que estará afixado próximo à entrada. Neste telão será mostrado o caminho mais próximo com a vaga disponível, respeitando as normas locais (caminho de ida e volta), para que o motorista se dirija à vaga mais próxima para estacionar, além de, no local do estacionamento, estará iluminado no chão com led verde indicando a vaga. Para que o sistema (software) saiba se a vaga está livre ou não, será posicionado um sensor infravermelho em cada vaga, que enviará as informações para o software, o qual tratará todas as informações de todas as vagas para que mostre no telão (planta do estacionamento) a vaga mais próxima e livre.

Todo este sistema será acionado com a energia gerada pelas placas piezoelétricas.

17. ONPAY

· Startup

Criar um APP facilitador de pagamento para cartões de Credito e Debito, visando diminuir custos para os estabelecimentos e substituir as maquinetas de cartões já existentes, Criar mais segurança e facilidade para o Cliente e com uma pegada ecológica visando a diminuição do uso de papel para impressão do controle de pagamento.

18. FastCarrying – Aplicativo para entrega de encomendas

· Gestão e operação de negócios

A ideia parte do conceito onde motoristas de carros, caminhões poderão intermediar este transporte através de um aplicativo. Por exemplo, Marcos está na cidade de Patos de Minas/MG e vendeu para o Sérgio de Campinas/SP, um guarda-roupa. O transporte via Correios ficará muito caro devido ao peso da mercadoria, o que torna inviável. Então no aplicativo, Marcos irá cadastrar esta oportunidade, junto com o valor oferecido para ver se alguém interessa em levar o guarda-roupa ao Sergio. No dia seguinte, José que é caminhoneiro e está indo para Campinas/SP, vê a oportunidade e reserva pra ele este transporte, então José vai na casa de Marcos e pega a encomenda, e no trajeto que ele já iria fazer de toda forma, entrega a encomenda ao Sergio.

19. LookBook

· Crescimento do negócio

Aplicação mobile com objetivo de anunciar e promover empresas lojas de moda feminina locais, onde as clientes dessas lojas conseguem ter um acesso rápido e completo de todas as peças de todas as lojas, o que agiliza sua possível escolha.

20. VIUAPP

· Startup

Pretendemos criar uma plataforma para transformar qualquer logista em um atacadista, trata se de um APP, onde o lojista poderá divulgar um produto de seu estabelecimento colocando o mesmo em uma mega promoção, desde que esse produto tenha vários interesses dos usuários do aplicativo.

21. NetShop

· Gestão e operação de negócios

O projeto baseia-se em um e-commerce de venda, troca e aluguel de bens duráveis como por exemplo vestuário, eletrônicos, eletrodomésticos, imóveis etc. A área de abrangência é local.

22. Multi - Assistência Veterinária

· Gestão e operação de negócios

Assistência veterinária em propriedades rurais de bovinocultura de leite, com escritório de apoio, no município de Patos de Minas e região, nas áreas de manejo nutricional, manejo reprodutivo, manejo de cria e recria, instalações e manejo de dejetos, visando melhorar o lucro do produtor e a qualidade seu rebanho.

23. Piezo Carregador

· Gestão e operação de negócios

Cada dia a bateria dos smartphones dura menos, com essa ideia criar um carregador que carrega o celular enquanto a pessoa caminha e uma boa saida, e ainda acaba com o sedentarismo.

24. Microbiologia Veterinária

· Crescimento do negócio

Visto que na região não tem um laboratório completo em análises microbiológicas em medicina veterinária, este projeto visa agregar este serviço ao Centro Clínico Veterinário e ao Laboratório de Microbiologia D. Ao ampliar a estrutura física do CCV destinar-se-á um bloco para ara albergar os diferentes tipos de serviços em análises microbiológicas. As salas construídas deverão estar divididas de acordo com as áreas: diagnóstico de doenças bacterianas (animais domésticos, de produção e silvestres); diagnóstico de doenças fúngicas (animais domésticos, de produção e silvestres); diagnóstico de doenças virais (animais domésticos, de produção e silvestres); serviço de análise do leite para detecção de mastite. Também deverá implantar serviços de análise microbiológica de produtos de origem animal e vegetal (carne, leite, mel, pescados, palmito etc) e análise microbiológica de rações para pets e animais de produção (silagem, farelos, rações peletizadas, rações extrusadas) no Laboratório de Microbiologia D com registro do laboratório no MAPA.

25. Visitas Monitoradas a Laboratórios de Ensino do UNIPAM

· Finanças

O projeto objetiva disponibilizar ao público externo, escolas públicas e particulares do ensino médio e fundamental, o espaço físico do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) visando favorecer a aprendizagem de conteúdos relacionados à Biologia, Física e Química. Isso ocorre porque os conteúdos são abordados experimentalmente e aliados aos conhecimentos teóricos do currículo regular do ensino médio. Assim, busca-se despertar cada vez mais cedo o interesse por essas áreas.

O projeto é aberto às escolas públicas e particulares de Patos de Minas e região e as visitas são agendadas com antecedência para que possa verificar a disponibilidade e preparar as atividades experimentais. O agendamento é realizado com a coordenação dos laboratórios através do e-mail: elizete@unipam.edu.br ou pelo telefone 3823-0342. A escola encaminhará o Formulário de Visita aos Laboratórios de Ensino do UNIPAM, devidamente preenchido, esclarecendo seus interesses. As atividades experimentais em cada laboratório são realizadas de forma expositiva/demonstrativa pelos monitores e estagiários.

Para os alunos visitantes, o contato com os laboratórios representa um novo olhar para disciplinas consideradas difíceis e pouco compreendidas pelos estudantes. Representam também mais um esforço no estímulo à aprendizagem de conteúdos relacionados às ciências naturais.

26. Prevenção de Acidentes Domésticos entre trabalhadores

· Finanças

Os acidentes são definidos, culturalmente, como situações inevitáveis. Mundialmente, os acidentes estão entre as cinco principais causas de mortalidade. O acidente doméstico tem se revelado como uma das principais causas dos atendimentos, internações, incapacidades e óbitos contribuindo, de forma considerável, uma elevada a taxa de morbi-mortalidade. Os principais tipos são: queimadura, sangramento pelo nariz, intoxicação, corte, choque elétrico, queda, asfixia, afogamento e mordedura de animais. O enfermeiro por ser o profissional o principal mediador da atenção básica tem maior acesso a população assumindo o papel de orientador, no caso dos acidentes, promovendo a prevenção e melhor qualidade de vida da população. Diante do exposto, será desenvolvido no dia 18/11/2015, no Centro Universitário de Patos de Minas, um trabalho de sensibilização sobre a prevenção de acidentes domésticos. O público alvo serão trabalhadores terceirizados do setor de limpeza do UNIPAM. Participarão do projeto 8 alunos do 4º período do Curso de Enfermagem, orientados pela professora Isa Ribeiro de Oliveira que objetivarão orientar e sensibilizar o público alvo para a prevenção de acidentes domésticos. A proposta é capacitar os trabalhadores que ali comparecerem para serem agentes multiplicadores das informações contribuindo na redução do índice de acidentes em ambiente doméstico.

27. GINDANCE - 7ª Mostra de Ginástica e Dança do UNIPAM

· Finanças

GINDANCE - 7ª Mostra de Ginástica e Dança do UNIPAM, será realizada no ginásio do Unipam, de 19 às 22h, no dia 19 de novembro de 2015, transformando o UNIPAM em um palco para Grupos de Dança, Escolas e Academias de Ginástica da cidade de Patos de Minas. Evento aberto ao público, em que todos espectadores deverão doar 01 litro de leite.

28. Eu Batalho Pela Vida

· Finanças

O Projeto Eu Batalho Pela Vida é uma plataforma de Crowdfund que buscará recursos para causas sociais.

29. 2º Master Class Zumba Fitness

· Finanças

2º Master Class Zumba Fitness Patos de Minas será realizado no ginásio do Unipam, de 14 às 18h, dia 21 de novembro de 2015, transformando o UNIPAM em um palco de Dança com aulas de Zumba, para toda a comunidade de Patos de Minas e região.

30. Clube do João

· Gestão e operação de negócios

O Clube do João é um salão especializado na estética masculina. A proposta inovadora do projeto é a criação de um ambiente de entretenimento, onde o homem pode relaxar e se cuidar ao mesmo tempo. O salão conta com diversas opções de tratamentos estéticos, sauna, e um bar, instalados em um ambiente discreto e aconchegante.

31. Pet Hotel Camping Zoo

· Gestão e operação de negócios

No momento em que vivemos pode-se notar que há um crescente número de pessoas que adquirem animais de estimação e que os mesmos cada vez mais são tratados e considerados como membros da família. Porém nem todos esses donos tem um local adequado para deixar esses bichinhos. Assim sendo, surgiu a ideia da criação de um hotel especializado para animais de estimação com o toque da inovação para cidade e região.

32. MUSEU REGIONAL DA AGRICULTURA

· Finanças

O projeto consiste na criação do Museu Regional da Agricultura na Fazenda Experimental de Sertãozinho, onde a EPAMIG e o UNIPAM mantêm um convênio de cooperação. Paralelo aos esforços para viabilizar a criação do referido Museu, o projeto pretende levantar a história da própria comunidade, inventariar o conjunto arquitetônico da Fazenda, bem como resgatar a História de uma extinta escolar que existiu na comunidade nos anos 1960. Além de fomentar a história local, fortalecer a vocação agrícola regional, o Museu criará um espaço de lazer, cultura, pesquisa, além de preservação ambiental e ecológica, estimulando o turismo ecológico e até uma atração culinária, visto que poder-se-á criar um restaurante com comidas típicas.

33. Boutique da Carne

· Inspiração

Venda de cortes nobres de bovinos , suinos e ovinos, anexo a uma adega com vinhos finos e queijos, com profissional qualificado para atendimento aos clientes vps

34. Implantação de Laboratório Biotecnologia (FIV) na região do Alto Paranaíba

· Inovação

O presente projeto, visa a criação de um laboratório de biotecnologia, para prestação de serviços de fertilização in'vitro (FIV), com o público alvo sendo pecuaristas do segmento de bovinocultura de leite e corte na região do Alto Paranaíba e outras proximidades.

35. #UmRealSalva

· Finanças

O projeto consiste na arrecadação de fundos para ajudar as comunidades de Mariana e Bento Rodrigues, as quais sofrem com o rompimento da barragem de minério que ocorreu no dia cinco de novembro de dois mil e quinze, que devastou as cidades e o dia-a-dia da população local.

36. Rocket Food

· Startup

Marketplace de comida delivery

37. Retalho Decoração Sustentável

· Gestão e operação de negócios

Empresa de decoração de ambientes focada na sustentabilidade. A empresa fará uma prestação de serviços com projetos de ornamentação de ambientes visando o reaproveitamento de materiais, desenvolvendo um projeto de decoração a pedido do cliente e criando todo o mobiliário com matéria reciclável, por exemplo, projetar e desenvolver uma sala para uma residência com sofás, mesas de centro e estante criadas com pallets e caixotes. Vendendo o serviço de personalização e também os móveis e acessórios necessários para tal.

38. Aplicativo Fila Vip

· Startup

FILA VIP é um aplicativo mobile onde você pode conferir todos os eventos em Patos de Minas, sabendo de datas, horários, locais e rotas destinadas aos eventos.

O aplicativo conta com uma exclusiva maneira de entrada nestes evento, oferecendo à você uma entrada rápida, fácil e sem transtornos.

Ao se cadastrar, você pode utilizar o serviço do FILA VIP, atendendo as especificações do evento, mostrando o cadastro por meio do seu smartphone à um dos funcionários do aplicativo, podendo assim ter acesso aos eventos.

Com avaliações, porcentagem de público feminino e masculino, juntamente com a descrição do local do evento, a sua escolha se torna mais fácil.

39. Qualificação e Prestação de serviços em Podologia Bovina

· Crescimento do negócio

O projeto vem com o intuito de prestar serviços e dar assistências em fazendas na área de casqueamento bovino, com um diferencial de prestação de serviços, fornecendo além do serviço de casqueamento propriamente dito ,também fazer treinamentos e qualificação de mão-de-obra nas fazendas que é na atualidade o gargalo de toda fazenda.

40. Plano de Negócio para Abertura de uma Loja de Lingerie na Cidade de São Gotardo - MG

· Crescimento do negócio

Já faço a comercialização das roupas íntimas informalmente, com a finalidade de verificar a viabilidade e ampliação do negócio para uma loja física, verificando o tipo de mercado e qual o capital necessário para abertura da loja e os seus custos e em quanto tempo ocorrerá o retorno do investimento.

41. Projetos elétricos e consultoria

· Startup

Projetos elétricos e consultoria, com o uso de automatização , feito por alunos do curso de Engenharia Elétrica, sob supervisão do engenheiro Fábio de Brito Contijo.

42. Unilanches

· Crescimento do negócio

O Projeto Unilanches, consiste na criação de uma lanchonete fictícia ou seja ela não existirá fisicamente, a intenção deste projeto é mostrar como o marketing é capaz de atingir, influenciar e persuadir o comportamento do consumidor, assim fazendo com que o público alvo “acredite” que a lanchonete existirá fisicamente. Será criada toda campanha desta lanchonete dentro da sala de aula, que será divulgada em diferentes veículos de comunicação. Com esta divulgação buscaremos fazer com que o público universitário e docente tenha conhecimento do surgimento desta lanchonete e desperte o interesse em consumir os produtos por ela oferecidos. Todo o processo de desenvolvimento deste projeto será filmado e transformado em um documentário.

43. Prêmio Empreendedorismo

· Gestão e operação de negócios

Um breve resumo sobre um projeto de Um Pet-Shop-Salão de beleza, onde os nossos clientes animais terão o mesmo tratamento que suas proprietárias no salão de beleza conjugado.

44. Produtora Cultural

· Empreendedorismo Social

"A Produtora Cultural atuara diretamente no aspecto da organização da cultura, com a responsabilidade de criar e ou tonar exequível uma ideia, cuidando de todas as etapas de que necessita para se tornar realidade, desde o planejamento até a administração dos recursos humanos, técnicos e financeiros. São inúmeras providências para projetos diversos que demandam de acordo com suas características singulares, reflexões e respostas imediatas, num ambiente de tensão e mutação, com múltiplos interlocutores em diálogo permanente.

Os principais serviços realizados pela empresa são:

A) Planejar, organizar e divulgar projetos e produtos culturais de toda natureza.

B) Formatar projetos culturais para captação de patrocínio.

C) Promover a integração entre a criação artística e a gerencia administrativa na produção de espetáculos.

Os clientes serão pessoas que necessitam de mão de obra especializada na elaboração e execução de projetos, que somente um profissional que atua no ramo da produção cultural tem a capacidade técnica de produzir o mesmo.

45. Inovar Gestão Empresarial

· Vendas e marketing

Nosso projeto é um escritório de gestão de empresas que contempla os segmentos de contabilidade, advocacia e administração, voltados para a parte gerencial das entidades para que estas tenham suporte não só para tomada de decisões mas também um controle maior sobre sua atividade empresarial vislumbrando ainda fornecer aos clientes soluções de problemas que sua empresa possa vir a ter e ainda melhorias quando for o caso. Tendo ainda como diferencial o uso de tecnologias para melhor atendimento e suporte dos clientes, fornecendo ainda a estes, treinamento adequado para a utilização de softwares que irão ser implementados em sua empresa.

46. HORTA COMUNITÁRIA NO CRISTAVO.

· Finanças

Os alunos do VIII período B do curso de Agronomia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), implantaram uma horta no Programa Viva Cristavo, sob a orientação da professora Janaine Rodrigues Reis.

Após a implantação, os alunos continuaram dando assistência técnica até a entrega final da horta. Foram cultivadas diferentes hortaliças como beterraba, alface, couve, cenoura, couve flor, entre outras.

Estas hortas são extremamente importantes, pois os alunos podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além da responsabilidade social, uma vez que as hortaliças produzidas ajudarão na melhoria da qualidade da alimentação das crianças assistidas pelo programa.

47. Um ensino de Ciências motivador

· Finanças

Diante do desinteresse de alunos e professores no cotidiano escolar, este projeto pretendeu criar um Manual de Práticas Biológicas, de fácil aplicação, com material de baixo custo, com orientações e apoio pedagógico para motivar as aulas de Ciências do Ensino fundamental

48. Mais Atleta

· Startup

Um app que reúne eventos esportivos profissionais e amadores de todo o Brasil.

49. Blog Trivela Feminina

· Gestão e operação de negócios

Blog sobre futebol com ares femininos. O mundo futebolístico é muito masculino, dentro e fora das 4 linhas. O Trivela Feminina vem para dar um toque mais feminino com posts, vídeos semanais com pitadas de humor e informação, tudo isso buscando mostrar que mulheres entendem sim muito de futebol. O Trivela também apoia projetos que combatem a violência contra a mulher e destina 30% de seus lucros a isso.

50. Empreendedorismo e Cerveja: a combinação perfeita

· Gestão e operação de negócios

Através da produção de cerveja artesanal o projeto promove a interdisciplinaridade e aplica a educação empreendedora, tendo como público alvo discentes dos cursos de Eng. Química e Produção, Publicidade e Propaganda, Gestão comercial e Sistema de informação. O projeto evidencia a importância do enfoque sistêmico no processo ensino aprendizagem, permitindo a aquisição de novos conhecimentos e a inserção dos alunos em ambientes empresariais e mercadológicos. A prática empreendedora desenvolve atributos próprios de cada profissional, a citar: o controle do processo produtivo, a pesquisa, o benchmarking, o relacionamento com o cliente, o marketing, o comportamento do consumidor e a ética. As ideias inovadoras e o trabalho em equipe resultam em ideias inovadoras para reaproveitamento dos resíduos, criação de logomarcas criativas e atrativas. Os planos de negócios se baseiam em análises mercadológicas condizentes com o produto. A partir da criação do site é possível vivenciar problemas existentes no desenvolvimento de um software, tais como: entendimento da real necessidade do usuário, cumprimento de prazos e definição dos requisitos. Em suma, o projeto permite a vivência prática de cada profissional, onde os resultados satisfatórios evidenciam o sucesso das ações.

51. Clock Assessoria

· Gestão e operação de negócios

Quando alguém se torna um jogador de futebol, isso requer um investimento durante 24h por dia. Pensando por esse ponto, por quais motivos a assessoria não seria também em tempo integral? A Clock Assessoria quer entrar no mercado para mostrar esse diferencial. Com profissionais disponíveis para seus clientes durante 24h por dia, para todos os problemas que possam surgir mesmo fora do horário comercial. Além disso, assessores exclusivos para clientes, até por que não da pra dividir o assessor com alguém do time rival né?

52. Educomics

· Gestão e operação de negócios

Educomics é uma plataforma online de Histórias em Quadrinhos educativas. Devido a grande quantidade de estudantes e jovens tentando começar um curso superior decidimos criar um produto diferenciado em que o estudante poderia ter acesso a um conteúdo que o eduque mas que ao mesmo tempo o divirta, oferecendo assim uma ferreamente que poderá servir de apoio aos estudos.

53. Aquaponia

· Gestão e operação de negócios

Aquaponia é a criação de peixes integrada ao cultivo de vegetais. De forma simbiótica, os vegetais usam as sobras e os excretos dos peixes como alimento, limpando novamente a água para os mesmos. Assim, tem-se a produção de vegetais e peixes de forma mais econômica e orgânica, sem descartar ou trocar a água. O sistema fica mais eficiente a cada ano, sem necessidade de limpeza dos tanques de cultivo!

Não há necessidade do uso de terra, o cultivo é feito em água, usando como mídia de sustentação, entre outros, a argila expandida, brita ou fibra vegetal. Este meio de cultivo oferta economia, preservação ambiental e saúde. O cultivo pode ser realizado em pequenos locais como quintais, varandas, corredores, lajes e outros. Caso a produção tenha excedentes, há possibilidades de distribuição local para os moradores da própria região, gerando economia solidária, saúde, educação e muito mais.

Na Aquaponia, se manejada com responsabilidade e em condições favoráveis, há uma eficácia de até 40% no cultivo, isso significa mais produção em menos tempo, o que se resume em economia de recursos e energia, todo sistema é 100% orgânico, uma vez que qualquer químico tóxico causaria a morte dos peixes, a fonte de nutrientes principal.

Este sistema é, de fato, ""orgânico e inovador"", uma vez que a equipe pretende produzir peixes e ao mesmo tempo, alface, tornando a dieta da população muito mais saudável , economicamente viável e ecologicamente correta.

54. Deficiência adaptativa

· Finanças

Toda e qualquer cidade possui deficientes, sobretudo deficientes visuais e, de fato, eles representam um número populacional expressivo. Nesse sentido, não é o deficiente que deve se adaptar ao contexto urbano. Pelo contrário, são as conjunturas citadinas que devem se moldar às necessidades dos deficientes visuais. Diante do despreparo urbano mobilístico-comercial em lidar com tais pessoas, faz-se necessário um trabalho conjunto de não apenas conscientizar a população sobre esse quadro, mas também de obter posicionamentos empresários-políticos a fim de que possibilitem a maior inclusão do deficiente visual no contexto patense.

55. Folhas de Valor

· Finanças

O Projeto Folhas de Valor surgiu através da visão de um grupo de universitários, motivados pela matéria Projeto Integrador, a exercer a inovação por parte de uma ideia própria. Diante disso, observamos que se tem um consumo elevado de folhas do tipo A4 e cadernos por parte de Universitários da Instituição, e da própria Instituição, consumo este, que após o uso é destinado minimamente a coleta seletiva, e na sua maior parte para ao lixo do tipo doméstico, com destino final a um aterro sanitário. O projeto visa fazer pesquisas, levantamentos e aplicações, para obter ideia do impacto causado pelo descarte dessa matéria, além de levantamento do número da quantidade de papel gerado pelos Universitários e pela Instituição. A partir de dados quantitativos, aplicaremos o projeto com o consentimento da Instituição, que consideramos a principal apoiadora do Projeto. Com o apoio, será feita a instalação de pontos de coleta dentro da Instituição de modo estratégico, para que fique confortável para os apoiadores do projeto depositar cadernos e folhas de forma versátil e rápida, o destino final do material será a Associação Patense de Reciclagem (APARE), servindo de colaboração com a sustentabilidade da Instituição e também como apoio a Associação Patense de Reciclagem, somando assim, esforços para um Mundo melhor e Sustentável.

56. UNIPAM NO PONTO

· Crescimento do negócio

"Ponto de ônibus “High Tech” (Alta Tecnologia), a tradução do nome já traz a ideia, se trata de um ponto de ônibus com tecnologia, com uma iluminação noturna, monitores informativos, internet e computador para informações pertinente as rotas da cidade e sobre a cidade.

METODOLOGIA

- Monitores Informativos: Estarão o tempo todo informando quais são os próximos ônibus a passarem no ponto e ao mesmo tempo estarão fazendo publicidade de eventos, de comércios, de campanhas, entre outras, trazendo assim informações visuais quem está esperando o ônibus.

- Iluminação noturna: trazendo mais segurança a quem tem que esperar um ônibus e até mesmo mais conforto para se realizar alguma leitura ou desenvolver algo que possa força os olhos.

- Internet: possibilitando que espera o ônibus, realizar uma pesquisa ou até mesmo se comunicar com facilidade.

- Tomada: permitindo que a pessoa não fique sem comunicação em um momento inoportuno, possibilitando a pessoa poder carregar o seu aparelho celular ou até mesmo laptop.

- Um Telhado semitransparente com placa fotovoltaica: permitindo que a luz do dia passe e ao mesmo tempo proteja do sol quem está no ponto de ônibus.

- Computador ou Tela sensível ao toque: permitindo se realizar uma pesquisa sobre a rota dos ônibus da cidade e até permitir olhar onde fica os pontos principais da cidade como prefeitura, policia, fórum, corpo de bombeiro, shopping, hotéis, entre outros."

57. DESENVOLVER

· Crescimento do negócio

A Desenvolver é uma empresa de consultoria e capacitação profissional para empresas e profissionais do varejo de bens e serviços. Entre os principais produtos e serviços são Pesquisas de mercado; Avaliação, reestruturação e/ou desenvolvimento de processos de vendas; Avaliação e capacitação das equipes comerciais com base em cada modelo de negócio, Desenvolvimento e implantação de ferramentas de medição e controle do desempenho; Cursos Informática, Atendimento farmacêutico, Turismo e Hotelaria, Caixa e Secretariado. Os principais clientes são os empresários do comercio varejista de Patos de Minas e seus quadros de colaborados.

58. Clínica de Fisioterapia e Reabilitação Animal

· Finanças

Construção de uma clínica de reabilitação fisioterápica, nutricional e comportamental, com o uso de métodos tradicionais e alternativos.

59. Farma-Vet Clínica e Análises

· Crescimento do negócio

Farmácia veterinária móvel com veterinários especializados em atendimento clínico, análises e cirurgias.

60. Mediclick

· Startup

Empresa voltada para o ramo de saúde, ligada a tecnologia de hospitais e pequenas clinicas, com a finalidade de desburocratizar processos e aproximar novos clientes por meios facilitados.

61. Chuteira 3 em 1 com multifuncionalidades

· Gestão e operação de negócios

O produto chuteira 3 em 1 se resume na criação de um calçado esportivo com encaixes em sua parte inferior para adaptação de travas a fim de utilização em todas as modalidades do Futebol (Quadra, Society e Gramado). Para a modalidade Quadra tem-se um fundo simples, emborrachado e antiderrapante. Para a segunda modalidade, a Society, tem-se um fundo com travas emborrachadas fixadas em um chapa fina de aço, introduzida na parte inferior do calçado através de pequenos encaixes. Na última modalidade, tem-se um solado com travas de aço emborrachado, com pequenas presilhas adaptáveis a parte inferior do solado da chuteira, com a função de vedação para que não ocorra o desencaixe da mesma na prática do esporte.

62. Clínica Veterinária de animais de companhia com atendimento a domicílio.

· Startup

O projeto da Clínica Veterinária de animais de companhia tem o propósito de ser desenvolvido na cidade de Lagoa Formosa- MG, onde ainda não existe nenhum tipo de Clínica ou atendimento a animais de pequeno porte. Além da clínica ser algo inovador nessa cidade, realizará também atendimentos a domicílio, com o intuito de proporcionar maior conforto e comodidade aos clientes, evitando também o estresse dos animais ao se locomoverem da sua residência, facilitando assim a vida do proprietário. O projeto terá um baixo investimento em relação aos demais projetos de grandes Clínicas Veterinárias, já que o objetivo é crescer com um pequeno negócio que irá gerar grandes lucros, devido a cidade ser carente nessa área de atuação profissional.

63. PROJETO INOVAR

· Finanças

O projeto teve como finalidade a revitalização da horta na escola Municipal Delfim Moreira, cultivando hortaliças para o desenvolvimento do produto final o “tempero tradicional e o tempero completo”. O desafio foi acompanhar o universo dinâmico no qual os jovens estão inseridos e desenvolver um produto lucrativo e que ao mesmo tempo traga desenvolvimento para a escola,para os alunos e para a comunidade, utilizando ferramentas e mecanismos de mercado, no meio empreendedor.

64. Supermercado na palma de sua mão

· Startup

Trata-se de um aplicativo de compras agendadas de supermercado, economizando tempo, promovendo praticidade e disponibilidade de tempo para outras atividades.

65. Entreposto de queijaria Camambert

· Finanças

O projeto tem como objetivo a compra de queijo minas artesanal da microrregião do Cerrado de Minas Gerais de produtores devidamente certificados junto ao órgão competente e pulverização do mesmo com o fungo Penicilinium Camembert diretamente sobre o produto, passando logo após pelo processo de maturação e embalagem, com intuito final da produção de queijo Camembert do Cerrado. O empreendimento tem como objetivo principal agregar valor ao produto, principalmente devido ao grande consumo e demnada, estimular os produtores de queijo Minas artesanal a se certificarem e por final a produção e comercialização de um queijo fino, nobre, diferente dos consumidos na região do Cerrado de Minas Gerais, levando a cultura, tradição, sabor e reconhecimento do queijo Camemebert do Cerrado para o resto do Brasil de um modo diferente e inovador.

66. SUPER-PATOS COMERCIO ONLINE LTDA

· Crescimento do negócio

O negócio refere-se a um e-commerce que tem como missão vender, por menos, com comodidade e o melhor atendimento para Patos de Minas e região, além de possibilitar a compra de produtos de supermercado por meio da internet. Pois, a constatação da presença cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, a falta de tempo da população e as deficiências das empresas deste segmento foi o que motivou a criação do projeto. Assim, com a inovação que este negócio trará pretende-se solucionar o problema que enfrentam os consumidores com longas filas em supermercados, além de oferecer preços competitivos e serviços de entrega competente e ágil, oferecer algo inédito na região, tornar-se referência na compra de produtos de supermercado online e garantir constante satisfação de seus clientes.

67. MOBILIDADE URBANA NO UNIPAM

· Empreendedorismo Social

O projeto consiste na criação de um aplicativo de celular para smartphones que facilita e permite o compartilhamento de carona entre os alunos e funcionários do UNIPAM nos horários de funcionamento da instituição através do o cruzamento de informações de perfis de seus usuários.

Aliado a isso, seria implantado um sistema controlado de empréstimo de bicicletas personalizadas para alunos e funcionários.

A intenção do projeto é aumentar a taxa de ocupação de pessoas nos veículos que já circulam na cidade de Patos de Minas com o sistema de caronas e incentivar o uso do sistema de transporte alternativo com o empréstimo de bicicletas entre alunos e funcionários, ambos em função das atividades acadêmicas do UNIPAM e assim reduzir o número total de veículos automotores nas ruas para gerar melhorias no fluxo do trânsito.

68. Clínica de Fisioterapia sobre Rodas

· Empreendedorismo Social

Trata-se de um projeto de uma clínica sobre rodas (adaptação de um ônibus) para atender a população carente e com dificuldade de locomoção, custos e de serviço de saúde próximo a sua residência.

O intuito do projeto será a aproximação das interfaces acadêmico-população.

Além de suprir as deficiências do sistema de saúde encontradas no município de Patos de Minas, proporcionará tratamento digno a população de menor renda e ações educativas que colaborem com a formação ética dos futuros fisioterapeutas.

69. Projeto extensão em cirurgia/Castração controle populacional de cães e gatos

· Finanças

Parceria com Centro municipal de controle zoonose de Patos de Minas.

O projeto tem objetivo de realizar a castração para o controle da população de cães e gatos vadios, que são responsáveis por veicular doenças para homens e outros animais.

A castração antes do primeiro cio previne a incidência de tumor de mama e infecção uterina em cadelas e gatas.

70. iCars

· Startup

Imagine, você, cheio de compromissos, afazeres, mas está precisando muito comprar ou trocar seu veiculo. Em mente, você já tem o valor que pode gastar, o(s) modelo(s) que gostaria, ano, características, como cor e opcionais, mas não tem tempo de ir a garagens ou concessionárias para tentar achar seu tão sonhado veiculo. Fora o tempo gasto na procura, ainda tem que reservar o tempo para escolher, conversar com seu mecânico/pintor... Cheio de dificuldades né. Não mais! O iCars, é uma plataforma completa de compra e venda de veículos de uma forma totalmente inovadora. Ao invés de você ter que sair procurando, vasculhando anúncios, esperar o vendedor simular o financiamento, você posta seus desejos e requisitos (como a cor, preço, opcionais) e os vendedores fazem propostas pelo aplicativo. Tudo de forma pratica e rápida, você consegue fazer suas avaliações, sem sair de casa.

71. PROJETO AMIGO CARROCEIRO

· Finanças

Nosso projeto tem como objetivo hoje fazer uma campanha de vacinação que agrega algumas da doenças que mais afetam os equinos, juntamente com a vermifugação. Onde também a coleta de sangue que utilizaremos para fazer alguns exames de rotina dos animais. Temos como parceiro o Centro Clinico Veterinário do UNIPAM, onde é feita consultas totalmente gratuitas.

72. UNIEXPO: Plataforma para Divulgação de Projetos de Extensão

· Gestão e operação de negócios

O objetivo desta plataforma consiste no desenvolvimento de uma plataforma web, que possibilita a divulgação dos trabalhos feitos pelos alunos e professores da instituição. Esta plataforma permite que ambos cadastrem seus projetos de uma forma pratica, disponibilizando uma maneira fácil e eficiente de divulgação, proporcionando maior visibilidade e gerando novas oportunidades para a continuidade no desenvolvimento dos projetos. A utilização da plataforma possibilitou maior alcance na divulgação para os alunos, pessoas fora da instituição e empresas, trazendo um empenho e reconhecimento maior para os usuários desta plataforma, com isso facilitando o contato entre os alunos e possíveis interessados nos projetos divulgados.

73. College

· Startup

O projeto trata de um app/hot site que focará em vender roupas e acessórios para os alunos e instituições de ensino superior (IES), de forma rápida e personalizada. No app/hot site o aluno poderá escolher a roupa que desejar e enviar seu pedido, onde terão várias opções de acordo com seu curso. As IES deverão entrar em contato com a College para que seja criado os modelos de roupas para congressos, eventos diversos, dia a dia da instituição, etc.

74. ManipulaVet

· Gestão e operação de negócios

A Farmácia de Manipulação para animais tem o objetivo de conciliar o controle de qualidade ao uso racional e eficiente dos medicamentos, além do baixo custo. Esta, tem o objetivo de atender todas as espécies de animais, tendo em vista que cada uma tem suas particularidades tornado-a de suma importância para o sucesso do tratamento.

75. Vamos Mudar o Final

· Finanças

O Projeto Vamos Mudar o Final, se trata de um site que visa, dentre outros, três objetivos centrais: ação, conscientização e transformação.Vamos ajudar pessoas, em situações diversas, que necessitem de amparo para mudar o final de sua história.Com isso, queremos dar foco aos principais problemas sociais e dar-lhes visibilidade, notoriedade e apresentar uma forma de solucioná-los. Queremos atingir o maior número de pessoas possíveis, sem descrição de renda, cor, raça, ou gênero. “Vamos mudar o final” é uma campanha feita por todos, para alcançar a todos.

76. Lonkhe

· Startup

Solução B2B para gestão segura e rastreabilidade de documentos em grande volume por meio de pesquisa inteligente utilizando Big data.

77. Eficiência Energética em cargas de conjugado quadrático

· Startup

O projeto de Eficiência Energética em cargas de conjugado quadrático tem como base a verificação da real necessidade de rotação do motor. Na grande maioria dos casos os fabricantes de maquinas dimensionam seus equipamentos com fatores de segurança muito acima da real necessidade de seus clientes, fazendo com que estes equipamentos consumam mais energia do que necessário. Sistemas que possuem cargas de conjugado quadrático tem como característica a grande redução no consumo de energia quando se diminuiu um pouco a rotação do motor. Com a instalação de um sistema de monitoramento e controle das variáveis do processo ao qual o equipamento pertence, pode-se reduzir bastante o consumo de energia de modo seguro, tornando assim um processo mais eficiente. Os equipamentos como torres de resfriamento, silos de armazenamento de grãos e ventiladores axiais são exemplos de cargas de conjugado quadrático.

78. Escola Viva

· Finanças

Os alunos e o coordenador do projeto irão até a escola durante duas semanas para que os alunos das escolas públicas desenvolvam um projeto de releitura de textos de língua portuguesa. Cada aluno do Unipam ficará responsável pela coordenação de cada grupo de alunos da escola pública, orientando-os na organização do trabalho, preparação dos vídeos e montagem de um pitch falando o motivo de sua releitura ser a melhor. Como vai coincidir com o dia da Consciência Negra, os poemas serão voltados para essa temática.

79. Indahouse

· Startup

Indahouse e um novo conceito de pub no mercado de entretenimento aonde todas as tribos podem se encontrar

80. Programa Arvoreando

· Empreendedorismo Social

O Programa Arvoreando surgiu da vontade e iniciativa em desenvolver um projeto socioambiental que envolvesse espaços públicos e arborização urbana no município de Patos de Minas – MG. O Programa envolve os menores infratores (jovens usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social) na tentativa de ressocialização e sensibilização a determinados conceitos ambientais.

O Programa espera que estes jovens infratores, que por motivos diversos, lesaram a cidade, agora colaborem com esta mesma cidade, agregando valores como o respeito, cidadania, etc.

81. Medidinha Certa

· Finanças

Projeto de atividade física para crianças de 8 a 12 anos com imc referente à obesidade.

82. Fotovoltaico

· Gestão e operação de negócios

Placas solares fotovoltaicas para captação de energia solar usadas em situações domésticas de baixa tensão, a custo reduzido.

83. Del Iver

· Startup

O aplicativo é uma plataforma de entrega coletiva onde qualquer pessoa pode se cadastrar para ser um entregador ou para contratar o serviço de entrega. A missão deste aplicativo é fazer com que o mercado de entregas seja descomplicado. Para as pessoas que não tem tempo de sair de casa ou do trabalho para levar sua mercadoria a algum lugar ou até mesmo empresas que não tem condições de pagar um entregador. Nós temos a solução perfeita. Basta fazer o pedido e escolher a Del Iver para efetuar sua entrega e esperar chegar; ou vender seu produto e não se preocupe quem vai entregar.

84. Identidade Visual empresa Alexandria

· Gestão e operação de negócios

A Alexandria consiste em uma nova empresa no mercado de Patos de Minas e região. Oferta os serviços de livraria e cafeteria, unindo cultura e entretenimento em um único local.

85. Pet Truck – Clínica Veterinária

· Gestão e operação de negócios

O Pet Truck – Clínica Veterinária é uma unidade móvel para atendimento clínico de animais de pequeno porte, podendo ser adaptado internamente de acordo com a necessidade do paciente e do proprietário. Realiza consultas em geral e emergenciais, vacinação e vermifugação, venda de medicamentos, além de artigos de pet shop por encomenda. Conta com profissionais altamente capacitados e equipamentos sofisticados para realização de exames hematológicos, citológicos, exames de urina e fezes, ultrassom e raios-X. É um projeto inovador que visa atender toda população, através de escalas de atendimento em pontos específicos da cidade e emergência 24 horas quando solicitado.

86. TravelIn

· Gestão e operação de negócios

Com a grande dificuldade dos cidadãos de se localizarem em ambientes desconhecidos, desenvolveu-se este aplicativo que tem a finalidade de guiar as pessoas que desejam chegar em lojas de shoppings, lugares públicos ou salas de universidades.

87. Projeto Vida para os Olhos: por um mundo mais colorido

· Finanças

Em 2014, foi realizado o trabalho, denominado Projeto Vida para os Olhos: por um mundo mais colorido, visando à triagem oftalmológica através do Teste de Snellen, na Escola Estadual Ilídio Caixeta. A relevância desta intervenção baseia-se na ausência de profissionais da área trabalhando pela rede pública de sáude.

182 crianças foram avaliadas e 20,8% destas apresentaram baixa acuidade visual. Diante disso, firmamos parcerias com oftalmologistas que atenderam em seus próprios consultórios, sem cobrar honorários. Após essa análise, 60% das crianças necessitaram do uso de óculos e estes foram oferecidos pela entidade filantrópica Rotary Guaratinga.

O reconhecimento do projeto fora tão grande que a análise da acuidade visual de escolares de Patos de Minas foi inserida na grade curricular do 2º período do curso de Medicina do UNIPAM.

O propósito atual é analisar o impacto da realização deste empreendimento na vida dos alunos. O intuito é mensurar o progresso no desempenho escolar e os benefícios de domínio social alcançados pela promoção desta iniciativa. Isto será atingido por meio de entrevistas com professores e coordenadores da escola envolvida, familiares e os próprios alunos.

Acreditamos que a prevenção e a detecção precoce de deficiências visuais são os melhores recursos para combate à visão subnormal e devem ser feitas, preferencialmente na infância, podendo ser corrigidas com terapêutica adequada.

88. XPS (Experience Share)

· Startup

O projeto trata-se de um market share/sharing economy entre os alunos de instituições de ensino superior (IES) que poderão se comunicar a partir de um site/app. Nele os alunos terão a oportunidade realizar atividades de troca de conhecimentos em determinadas disciplinas e de comercializarem produtos que estejam obsoletos (calculadoras, livros, transferidores, etc.) através de vendas, alugueis ou trocas.

89. Educação Urbana "Criando Desejos Citadinos para 2050"

· Empreendedorismo Social

O objetivo desta pesquisa é revisitar as diferentes temáticas que abrangem o uso do espaço urbano pela coletividade e que influenciam diretamente na qualidade de vida da sociedade para posteriormente aplicar atividades práticas de aprendizagem em crianças e adolescente do ensino fundamental de escolas particular, estadual e municipal como forma de aprendizado efetivo destes temas e para análise dos desejos das crianças e adolescente como possibilidade de construção das políticas públicas voltada para a melhoria e qualidade de vida da cidade de Patos de Minas.

90. METRO PASS

· Startup

Com a aquisição de uma placa Raspberry_Pi que é uma placa dinâmica de desenvolvimento possuindo um sistema operacional open source como o Raspibian que é um sistema operacional Linux desenvolvido para o Raspberry_Pi. Esta placa será utilizada para gerenciar, processar e distribuir os dados adquiridos através do sensoriamento. Pode ser também por divisão de tarefas usarem processos com placas independentes concentrando os resultados em produtos de processos como placa termógrafo, placa anemógrafo e desta forma informa o Sistema operacional os dados obtidos e este por sua vez executa os processos, cria representação gráfica, envia os dados para um servidor e ainda para a publicação em site por exemplo. Com o refino dos dados obtidos e validação dos resultados pode se desenvolver uma aplicação profissional dedicada como uma placa chamada “estação meteorológica” onde esta pode ter entrada de diversos tipos de sensores a serem conectados.

91. Plain

· Startup

Startup que visa integrar os micro e pequenos empresários às midias sociais de forma simples e prática.

92. LEVANTAMENTO E RESTAURO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA EPAMIG EM PATOS DE MINAS

· Empreendedorismo Social

O projeto consiste no levantamento de dados arquitetônicos, espaciais e ambientais do conjunto de edificações existentes na fazenda experimental da EPAMIG na zona rural de Patos de Minas, sua digitalização e posterior desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

O objetivo deste projeto é viabilizar a criação e desenvolvimento de políticas sociais e educacionais na localidade considerando o convênio existente entre esta instituição com o UNIPAM. As diversas edificações do local que datam dos anos 30 a 60 serão renovadas ou restauradas para abrigar atividades diversas de cunho educacional, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisa nas diversas áreas dos cursos que o UNIPAM oferece.

Destacam-se dentre as diversas ações neste local o restauro e adequação de uma das edificações da década de 30 que tinha uso residencial para atualmente abrigar a atividade do Museu Regional da Agricultura resgatando assim a memória e produção histórica da região nesta área, a reforma de um complexo de edifícios da década de 60 para abrigar atividades de pesquisa universitária e a criação de praças, jardins e parques ambientais com trilhas para visitantes.

93. DESVENDANDO A LEGISLAÇÃO DO EMPREGADO DOMÉSTICO

· Finanças

Orientação de empregados e empregadores, quanto aos direitos e deveres, bem como as alterações e o cumprimento das determinações contidas na legislação do empregado doméstico, bem como a utilização do do software do Simples Doméstico para registro e emissão de guias de recolhimento das contribuições previstas.

94. Era uma vez...internet e redes sociais

· Finanças

Projeto voltado para a área de Literatura Infanto -Juvenil, tendo como referencial a obra O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA,DE PEDRO BANDEIRA. Os alunos do 6º ano da ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORREA leram a obra, a seguir foi feita uma adaptação modernizada da história das princesas dos contos de fadas para o século XXI. Assim , surgiu a peça (IN)FELIZES PARA SEMPRE?! Alguns alunos do 6º período de Letras do UNIPAM, juntamente com a professora de estágio de Língua Portuguesa acompanharam a elaboração, planejamento, execução e a apresentação da peça que acontecerá no dia 27/11/2015, às 10 horas na supracitada escola. No mês de outubro foram realizados encontros com a diretora Lúcia, com a Supervisora Gisele Damasceno, com a professora da turma Marluci Castro e com a professora do UNIPAM Fátima Aparecida objetivando criar um projeto que propiciasse o gosto pela leitura , pela expressão oral e pela dramaturgia.

95. Key Card

· Gestão e operação de negócios

Todos os seus logins e suas senhas, bem guardados e enviados automaticamente em qualquer lugar e para qualquer dispositivo/serviço que você desejar, para que você não tenha que se preocupar nunca mais!

96. Adubação Orgânica Sustentável

· Empreendedorismo Social

O projeto tem como objetivo a produção de adubo orgânico, utilizando como matéria prima folhas que caem das árvores do próprio campus, assim como a grama cortada. Há no UNIPAM, uma grande quantidade de árvores e áreas gramadas, que por sua vez produzem uma elevada quantia de resíduos orgânicos. Estes resíduos ao invés de serem descartados, passarão pelo processo de compostagem em tanques desenvolvidos para esses fins. O produto final desse processo será um adubo orgânico rico em nutrientes, e que será utilizado para adubar os jardins e áreas verdes do próprio campus do UNIPAM. A coleta das folhas já é realizada diariamente pelos colaboradores da limpeza, bastando apenas a separação das mesmas para iniciar a compostagem.

97. Reprodução equina

· Gestão e operação de negócios

A ideia se baseia na criação de um aplicativo para celular onde os médicos veterinários poderão se beneficiar e oferecer aos proprietários onde trabalham um serviço de melhor qualidade, facilitando o contato entre estes. O aplicativo servirá como um banco de dados, nele informações como ficha da doadora, dia da ovulação, dia da coleta, resultado obtido no lavado, informações sobre a receptora e qualquer outra informação poderão ser acessadas tanto pelo proprietário como pelo médico veterinário, além disso ambos poderão abrir um chat onde poderão trocar informações.

98. Estratégias de marketing para a Farmácia Universitária UNIPAM.

· Crescimento do negócio

O plano de marketing da Farmácia Universitária UNIPAM originou-se com o intuito de conhecer as necessidades e desejos do nosso público-alvo; alunos, funcionários e professores do UNIPAM, buscando a satisfação dos clientes e ao mesmo tempo o atendimento aos objetivos da Fundação.

O projeto será realizado em parceria com os cursos de publicidade e propaganda e administração e desenvolverá as seguintes atividades:

• Analisar o ambiente mercadológico institucional, através da aplicação de uma entrevista para alunos, funcionários e professores do UNIPAM.

• Apontar os pontos fortes e fracos para a busca de um produto diferenciado, a um preço justo, através de um ponto de venda agradável e comunicação eficiente.

• Propor as estratégias e ações de marketing para a farmácia.

99. Outorga fácil

· Startup

Desenvolvimento de um aplicativo que facilita o acesso de informação para outorgas e outros dados referentes a este.

100. Um Ensino de Ciências Motivador

· Empreendedorismo Social

Diante do desinteresse de alunos e professores no cotidiano escolar, este projeto pretendeu criar um Manual de Práticas Biológicas, de fácil aplicação, com material de baixo custo, com orientações e apoio pedagógico para motivar as aulas de Ciências do Ensino fundamental.

101. CIMU – CENTRO DE INFORMAÇÕES DE MEDICAMENTOS UNIPAM

· Gestão e operação de negócios

O Centro de Informações de Medicamentos (CIMU) é o local que reúne, analisa, avalia e fornece informações sobre medicamentos. Ele constitui-se como uma estratégia para atender as necessidades particulares de informações, sejam elas técnico-científicas para profissionais de saúde ou para sanar as dúvidas da comunidade em geral, visando o uso racional de medicamentos para melhorar a farmacoterapia.

O CIMU será desenvolvido pelos estagiários da Farmácia Universitária e incluem as seguintes atividades:

• Responder questionamentos dos solicitantes, relacionados ao uso de medicamentos (modo de uso, duração do tratamento, efeitos colaterais, efeitos esperados, armazenamento correto e descarte).

• Elaboração e divulgação de material educativo/informativo (alertas).

• Desenvolvimento de estudos de utilização de medicamentos, voltadas para problemas detectados através das perguntas.

Todas as informações referentes às solicitações, inclusive respostas, serão registradas em banco de dados, bem como as fontes de informações empregadas na elaboração das respostas."

102. GerenciALL

· Startup

No mundo atual os smartsfones se tornam cada vez mais presente inclusive em momento não tão aceitos, como por exemplo, dentro da sala de aula. Agora que tal utilizar esse aparelho para dinamizar e intensificar o aprendizado dos alunos? O Gerenciall é um simulador de conceitos para cursos gerenciais que possibilita o aluno entender o que foi ensinado na sala de aula de uma forma mais dinâmica, atrativa e criativa no seu próprio smartfone.

103. Recicla Patos

· Empreendedorismo Social

Trata-se de um projeto inédito na região, com o foco em coleta seletiva de garrafas de vidros e afins. Reúne fabricantes, catadores, boates, clubes, indústrias, bares e restaurantes, de certa forma toda a comunidade entra no contexto. Resumidamente os empresários recebem um convite onde podem ou não participar. Aceitando o convite, passarão a acondicionar todo o material que será armazenado em recipientes fornecidos pelo 'Projeto', onde o mesmo será coletado, devidamente triado e preparado de acordo com as suas classificações, posteriormente é encaminhado para o setor de trituração onde será fragmentado e devidamente armazenado. Por fim segue para indústrias onde será comercializado.

104. Clínica de Fisioterapia Móvel

· Empreendedorismo Social

Trata-se de um projeto de uma clínica sobre rodas (adaptação de um ônibus) para atender a população carente e com dificuldade para locomoção, custos e serviços de saúde próximo a residência. O intuito do projeto, além de suprir as deficiências do sistema de saúde encontradas nos dias atuais, é a aproximação das interfaces acadêmico-população, que irá proporcionar ações educativas, tratamento digno aos usuários junto a formação humana e ética dos futuros profissionais.

105. 98DRONE

· Startup

Aeromodelo não tripulado

106. Lazer e empreendedorismo

· Crescimento do negócio

Investimento em uma empresa de entretenimento ligada a família e jogos. De forma que leve o bem estar social a todos os clientes.

107. Empreendendo na escola

· Gestão e operação de negócios

Criar um jogo para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas sobre Empreendedorismo, para estimular-los a empreender desde cedo.

108. FotoN

· Startup

Sistema para escolha de fotos online, onde o fotografo poderá disponibilizar e ter controle sobre as fotos de um determinado evento que foi contratado. O cliente poderá escolher - através de um usuário e uma senha - as fotos que mais lhe agradem de seu evento e o fotografo saberá no mesmo momento, sem falar de consulta à copia do contrato e contratação de novos serviços. Tudo isso online!

109. M tattoo - Estúdio de tatuagem

· Vendas e marketing

Um projeto de gestão de um negócio em um mercado que está em crescimento com uma proposta inovadora nos serviços prestados, buscando a satisfação dos potenciais clientes, visando a garantia de segurança e proteção à saúde. O estúdio M será especializado em um determinado estilo de trabalho, acrescentando qualidade no atendimento. Assim, o intuito do projeto carrega o valor de servir a arte para a público com responsabilidade de realizar um trabalho feito para toda vida.

110. Cadê Minha Mãe? - Jornalismo Empreendedor

· Vendas e marketing

A Cadê Minha Mãe? é uma revista voltada para o público universitário. Com o intuito de auxiliar os estudantes nessa fase tão importante da vida, os redatores compartilham suas experiências e também conselhos de professores, psicólogos, nutricionistas, etc.

Abordando assuntos desde o temido TCC, até como o aluno deve se programar na hora de fazer o seu orçamento, a revista tem como intuito ser um manual de sobrevivência para os universitários.

Esse é o jornalismo empreendedor feito pela nova geração de profissionais.

111. Gas Out

· Startup

Eliminar o índice de insatisfação de clientes em postos de gasolina, podendo atende-los na própria residência.

112. Proposta de adaptação de equipamentos para acessibilidade para portadores de deficiência visual

· Inspiração

O presente projeto visa aplicar conhecimentos de Engenharia Elétrica para adaptar equipamentos diversos, favorecendo a acessibilidade para portadores de deficiência visual.

Diversos são os casos em que equipamentos ou dispositivos não permitem a utilização por parte de pessoas com deficiência visual, geralmente por não oferecer comunicatividade outra que não seja através de informações visuais. Não raro, tal utilização seria certeira e possível caso houvesse o prévio planejamento e consideração por parte de fabricantes. Ainda, em diversos casos a adaptação de equipamentos já existentes torna possível o manuseio por parte de pessoas com deficiência visual e aí está o foco do projeto.

Nesse projeto, um protótipo será implementado, em conjunto com o curso de Fisioterapia do Unipam. O protótipo consiste na adaptação de um equipamento de uso profissional e cotidiano dos alunos e profissionais da Fisioterapia, de modo que todo o manuseio do equipamento será facilitado pelo sistema desenvolvido nesse projeto através de voz, permitindo assim que pessoas com deficiência visual utilizem o mesmo sem entraves ou necessidade de auxílio de pessoas que enxergam.

De forma simples, o projeto consiste em ""fazer o equipamento falar"" com o usuário.

113. Dispositivo para correções posturais

· Empreendedorismo Social

Confecção de um dispositivo vibratório acoplado em cadeiras, para prevenção de posturas anormais nas quais levam alterações musculoesqueléticas principalmente em coluna vertebral.

114. Fliperama Pixel Games

· Gestão e operação de negócios

Este projeto visa encontrar maneiras de atender os desejos e as aspirações do público alvo escolhido, não somente oferecendo um produto mas, através dele, proporcionando valores que vão além das relações de comércio. Deseja-se imprimir no mesmo a identidade do consumidor para que ele se veja, não simplesmente como um objeto de geração de renda à empresa, mas como peça fundamental para a qual a empresa se dedica e desenvolve seu trabalho.

Nesse sentido, pretende-se desenvolver estratégias para a criação de um fliperama em Patos de Minas e a consolidação do mesmo com um ponto de encontro, em especial dos jovens geeks, se tornando referência e preferência em termos de lazer e ainda explorar o fato de ser uma empresa pioneira no atendimento a esse público, o que agrega mais valor à marca. Além disso, elaborar um ambiente arrojado e inovador, através do qual as pessoas terão uma experiência prazerosa, divertida e inesquecível. Toda a equipe acredita na idoneidade deste projeto e buscará, da melhor maneira, provar sua viabilidade e seu potencial lucrativo. W. H. Mrray (1840-1940) já dizia “Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, é preciso começar. Ousadia denota talento, poder e magia!”

115. b.storm

· Crescimento do negócio

Uma agência de comunicação com o foco de melhorar o mercado de comunicação na região

116. Gás Safety

· Empreendedorismo Social

O projeto tem como intuito, informar a pessoa que utilizá-lo se há algum vazamento do gás de cozinha, além de trazer uma certa comodidade na hora de fazer um novo pedido à distribuidora de gás, pois, por ser um sensor com comunicação à um dispositivo móvel, quando o tal estiver no fim, será informado ao usuário.

117. Miqua: Supere o verão

· Inovação

Miqua é uma malha térmica que mantém a água fria durante o verão. A malha é feita com materiais elásticos e flexíveis. Esses materiais criam uma camada isolante entre a água e o ambiente externo. A malha é expansível e se adéqua a qualquer garrafa de até 1 litro. Assim, você pode variar de garrafas, sem falar nas bactérias que uma garrafa pode juntar com o tempo de uso.

118. Cinear- Cinema ao ar livre

· Empreendedorismo Social

Com o intuito de trazer uma novidade para Patos de Minas, além de introduzir mais uma opção de lazer para adolescentes e jovens adultos, o espaço cinema cultural trará um novo conceito de cinema, já existente em capitais e cidades do exterior, para a cidade de Patos de Minas. Os filmes terão indicação LIVRE, aos sábados e domingos no Parque Municipal do Mocambo. Gratuito e aberto ao público.

Nosso objetivo é levar o cinema ao ar livre para o Parque do Mocambo buscando agregar valores ao local. O projeto se baseia na introdução de um estilo de vida mais verde e sustentável, buscando mesclar cultura e lazer.
LOCAL

Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Rua Major Gote - Centro, Patos de Minas - MG, Brasil
Patos de Minas, Minas Gerais

Comentários