Simpósio Interdisciplinar Farroupilha 2015

20 Nov 2015 17:30 - 21 Nov 2015 19:10 Itaimbé Palace Hotel

12194957_1654920498090034_5454793117347976965_o.jpg

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira. 20 de Novembro.
17h30 - Credenciamento
18h20 - Abertura
18h30 - "Qual é a função do Estado?" - Guilherme Benezra e Geanluca Lorenzon
19h45 - "Quais são os seus direitos?" - Andrea Faggion
21h - "Mentiram para mim sobre o desarmamento." - Bene Barbosa

Sábado. 21 de Novembro.
13h - Credenciamento
13h45 - "Propriedade Intelectual: a chave para o sucesso?" - Rodrigo Saraiva Marinho e Breno Barreto
15h - "Liberdade econômica e o progresso humano." - Ian Vasquez
16h40 - "O populismo brasileiro." - Paulo Eduardo Martins
18h - "Rússia: quanto vale a sua liberdade?" - Andrei Illarionov
19h10 - Encerramento

PERFIL DOS PALESTRANTES:

Andrei Illarionov, PhD: Palestrante principal. Andrei Illarionov é um pesquisador sênior no Institute’s Center for Global Liberty and Prosperity da CATO. Em 12 de Abril de 2000, Illarionov assumiu o cargo de assessor econômico de Vladimir Putin no âmbito da administração presidencial russa, e em maio de 2000 ele tornou-se o representante pessoal do presidente russo no G8. Em 27 de Dezembro de 2005, Illarionov ofereceu sua renúncia em protesto contra o curso do governo, dizendo que a Rússia já não era politicamente livre e estava sob controle de uma elite autoritária. Ele é um dos defensores mais fortes e articulados da Rússia de uma sociedade aberta e do capitalismo democrático. De 1993 a 1994, Illarionov serviu como principal assessor econômico do primeiro-ministro da Federação da Rússia, Viktor Chernomyrdin. Demitiu-se em Fevereiro de 1994 para protestar contra as mudanças na política econômica do governo. Em Julho de 1994, Illarionov fundou o Instituto de Análise Econômica e tornou-se seu diretor. Illarionov é co-autor de vários programas econômicos para governos russo e tem escrito três livros e mais de 300 artigos sobre políticas economicas e sociais. Illarionov recebeu seu PhD da Universidade de São Petersburgo em 1987.


Tema: "Rússia: Quanto vale a sua liberdade?"
Essa palestra terá tradução simultânea com aparelhos individuais para o português!


Ian Vásquez: Palestrante principal. É o Diretor do Institute’s Center for Global Liberty and Prosperity do CATO Institute. Seus artigos têm aparecido em jornais em todo os Estados Unidos e América Latina, também é o principal colunista do El Comercio (Peru). Vásquez apareceu na CNBC, NBC, C-SPAN, CNN, Telemundo, Univisión, e Canadian Television, bem como a National Public Radio e Voice of America, discutindo política externa e questões de desenvolvimento. Ele recebeu seu diploma de bacharel pela Northwestern University e seu mestrado pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins. Ele é o co-autor de O Índice de Liberdade Humana, editor da Global Fortune: O tropeço e a ascensão do capitalismo mundial, e coeditor de perpetuação da pobreza: O Banco Mundial, do FMI e do mundo em desenvolvimento. Ele foi chamado para consulta inúmeras vezes no Congresso dos EUA sobre questões de desenvolvimento econômico. Vásquez é membro do Conselho de Relações Exteriores dos EUA e é membro da Sociedade Mont Pelerin, criada por Hayek em 1947.
Tema: "Liberdade econômica e progresso humano."


Bene Barbosa: Advogado, professor, consultor de empresas e presidente da ONG Movimento Viva Brasil, tem sido o maior opositor do desarmamento no Brasil. Autor do livro Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento, um dos livros mais vendidos no Brasil em 2015.


Tema: "Mentiram para você sobre desarmamento."


Paulo Eduardo Martins: Jornalista do SBT, ancora do Jornal da Massa em Curitiba/PR, já foi demitido do programa por conta de críticas ao governo de Dilma Rousseff, foi contratado novamente após uma grande mobilização nacional pedindo pela sua volta.


Tema: "O populismo brasileiro."


Rodrigo Saraiva Marinho: Mestre em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza, professor universitário de Processo Civil, Presidente do Instituto Liberal do Nordeste e Conselheiro do Instituto Mises Brasil.


Painel: "A propriedade intelectual é a chave do sucesso?"


Andrea Faggion, PhD: É professora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina e do Mestrado em Filosofia da mesma instituição e da Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado (2003), doutorado (2007) e pós-doutorado (2011) em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. É secretária geral da Sociedade Kant Brasileira e escritora do portal Libertarianismo.


Tema: "Quais são os seus direitos?"


Geanluca Lorenzon: Advogado, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui pós-graduação em Competitividade Global pela Georgetown University nos Estados Unidos. É fundador e ex-presidente do Clube Farroupilha e atualmente Diretor de Operações do Instituto Mises Brasil.
Painel: "Qual a função do estado?"


Guilherme Benezra: Graduado em Administração pela ESPM. Foi co-fundador do EPL-RS e por um ano e meio foi conselheiro executivo nacional da rede. Também foi pelo período de um ano conselheiro internacional da rede SFL em Washington. É co-fundador e o atual presidente do Instituto Atlantos. Já participou de cursos sobre Liberalismo na Alemanha e da Mises University, nos EUA. Também, já participou do Mises Podcast, do programa Conversas Cruzadas e Ciranda da Cidade. É um entusiasta da Economia Austríaca e um grande admirador dos trabalhos de Ludwig von Mises.
Painel: "Qual a função do estado?"
LOCAL

Itaimbé Palace Hotel

Itaimbé Palace Hotel - Rua Venâncio Aires - Centro, Santa Maria - RS, Brasil
Santa Maria, Rio Grande do Sul

Comentários