Sistemas Operacionais Livres: monte o seu com gentoo!

22 Ago 2016 09h - 22 Ago 2016 12h Laboratório

Sistemas Operacionais Livres (SOL) têm grande importância para a popularização da computação, pois são úteis para um vasto espectro de máquinas: desde servidores de grande porte até a estações de trabalho, jogos e smartphones.
Além disso, apresentam grande capacidade de personalização e configuração.

O Gentoo Linux está entre os SOLs mais configuráveis e é uma das meta distribuições do GNU/Linux.
Ele permite ao administrador ou usuário compilar um sistema operacional completamente sob medida e otimizado para ele e para sua máquina.

Neste minicurso, vamos montar sistemas operacionais altamente personalizados a partir de uma máquina nova. Apresentaremos todas as etapas de escolhas (partições, gerenciadores, inicialização, ambientes gráficos, etc), instalação e configuração.
Vamos começar pela preparação do nosso computador para o novo SOL pessoal.
Vamos ajustar e compilar seu cerne (kernel) para otimizá-lo à nossa máquina e também aprenderemos a manter coleções de softwares, otimizados por nós mesmos, para o novo sistema (que poderá ser compartilhado depois!).


Importante:

-Evite comprar mais de um minicurso no mesmo horário. Você acabará não aproveitando o conteúdo e podendo perder o certificado dos dois por não cumprir a carga horária necessária.


Instrutor: Rodrigo Gabriel Ferreira Soares


Rodrigo Gabriel - Sistemas Operacionais Livres monte o seu com gentoo!.jpg

LOCAL

Laboratório

Ceagri II - UFRPE - Praça Farias Neves - Dois Irmãos, Recife - PE, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários