Sound Design sem mistério

16 Mai 2015 08h Simbiose Coworking



A proposta da oficina é apresentar os conceitos fundamentais de sound design de uma maneira prática e sem enrolação a quem entende pouco de criação e tratamento de áudio, mas precisa se comunicar criativamente, com clareza e eficácia.
Os vídeos e as animações transformaram-se na maior ferramenta de comunicação do momento e ficou cada vez mais fácil capturar belas imagens com equipamentos do dia-a-dia. O problema é que muita gente se esquece da importância de outro elemento super relevante de qualquer conteúdo audiovisual – o áudio! Se seu interlocutor não conseguir entender o que você está querendo dizer, sua mensagem não será transmitida. E se a trilha conseguir passar a emoção certa, ah, aí a mensagem fica gravada na mente e no coração das pessoas. :D
A ideia da oficina é apresentar os conceitos fundamentais (e bem relevantes) do áudio, e como conseguir ter o máximo de qualidade nas mais diversas situações, aumentando a chance de sucesso de suas produções. Pra cada minuto de teoria, vamos ter cinco de exemplos e dicas práticas que vão te surpreender e mostrar como detalhes simples podem fazer toda a diferença.
O workshop faz parte do Prosa Gráfica, evento para criativos que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio no Simbiose Coworking. Além disto o evento faz parte das Ações Paralelas da Bienal Brasileira de Design 2015, que este ano acontecerá em Florianópolis.


Público: profissionais de animação, vlogers, desenvolvedores de games, publicitários, aspirantes a sound designers, editores de vídeo e qualquer um que precise editar vídeos e espera entregar áudio de qualidade, criativo e compreensível à sua audiência.


Os tópicos que serão abordados
- Características básicas do som e do áudio digital
  • O que é o som?
  • Frequências e como elas se comportam
  • Áudio digital
  • Entendendo o reverb e suas consequências
- Cuidados básicos na hora de gravar e editar locuções;
  • Equipamentos (que microfone, interface, software usar)
  • Acústica do ambiente (cuidados e tratamentos básicos para melhorar a captação)
  • Inteligibilidade do texto
  • Tratamento de ruído, compressão e equalização
- Como selecionar e editar trilhas sonoras:
  • Psicoacústica e a relação com o tema do vídeo/animação;
  • Como fazer um fade-in fade-out suave;
  • Sidechain Compression abrindo espaço para o texto principal
- O papel do sound fx e maneiras criativas de gerar efeitos
  • Criando uma paleta de efeitos para cada trabalho
  • Técnicas criativas de geração de efeitos
  • O que é o Foley


Materiais opcionais: Qualquer equipamento portátil que possa ser utilizado para gravar áudio (celulares, gravadores portáteis, tablets e etc).


Carga horária: 5h (com coffee break)


Sobre o ministrante da oficina
Moysés de Carvalho é um músico e produtor amazonense. Dedica-se à música há 14 anos, tendo participado de inúmeros projetos musicais na cidade de Manaus como baixista (Soda Billy, Mezatrio e Belladona) e produtor de eventos. Em 2012 mudou-se para Buenos Aires – Argentina, para estudar Engenharia de Áudio e Produção Musical, fixando residência em Florianópolis no final daquele mesmo ano.
Já realizou a mixagem de diversos trabalhos (entre eles bandas como A Luneta Mágica, Malbec [agora SuperColisor] e Anônimos Alhures), contudo, apaixonou-se pelo trabalho de sound design de animações e criação de sound logos. Nos últimos 03 anos teve a chance de desenvolver vários trabalhos na área para clientes como ONU, Unimed, UFSC, UDESC e Instituto ESSS. Recentemente lançou o aplicativo Floripa by Music, do qual é idealizador e organizador.
Seus trabalhos podem ser vistos (e ouvidos!) em: http://rainbug.com.br/meuportfolio/
Comentários