SsaJam de Sustentabilidade 2014

22 Nov 2014 10h - 23 Nov 2014 17h LáLá Multiespaço

Em Novembro, teremos 48h para criar soluções para o planeta!

Esse é o desafio da Global Sustainability Jam, um evento mundial que reúne em um fim de semana interessados em inovação, sustentabilidade, empreendedorismo e design para cocriar projetos de produtos, serviços, negócios ou até mesmo um plano de ação que contribua para a construção de um mundo melhor. Uma vez por ano, simultaneamente em várias cidades do mundo, a Jam aproxima pessoas de todas as áreas, sejam estudantes, professores, empreendedores, enfim, pessoas com conhecimentos diversos e muita vontade de criar novas ideias. São todas bem-vindas.

Inspirados por um tema em comum, as equipes serão direcionados por um método de desenvolvimento de soluções baseado no design, trabalhando a empatia, a criatividade e a colaboração em um processo dinâmico e divertido, para em menos de 48 horas lançarem seus protótipos na plataforma do evento.

A SsaJam de Sustentabilidade 2014 é nossa versão soteropolitana da #GSusJam2014 e será uma boa oportunidade para conhecer gente interessante, experimentar o método de Design Thinking, se divertir cocriando projetos que, quem sabe, podem ser colocadas em prática para colaborar com um mundo mais sustentável!

Programação

A Jam é aberta para aqueles que quiserem seguir seu próprio processo de criação, mas temos alguns prazos importantes e estamos programando algumas atividades bem bacanas para quem quer experimentar o processo de design, veja só:

Sábado 22/11

  • O que é a Jam e apresentação do tema
  • Definindo o desafio estratégico
  • Descoberta ou “o que já sei?”
  • Pesquisa de campo
  • Interpretação ou “o que aprendi?”

Domingo 23/11

  • Ideação ou “o gerador de improbabilidade infinita!”
  • Prototipagem ou “dando forma a ideia”
  • Apresentação e upload para a plataforma
  • Happy hour com pôr-do-sol

O conceito das Jam

A Jam aproveita o conceito das “Jam Sessions” de música, onde músicos se reúnem para tocar sem um roteiro definido e experimentar novas possibilidades, exercitando suas habilidades. Assim como na música, na Jam você não analisa demais, nem discute até a morte sobre um tema, você cria sobre as ideias dos outros e vice e versa. É uma oportunidade ímpar para aprender coisas novas, aperfeiçoar habilidades, e de criar com pessoas incríveis, em uma clima leve e divertido, algo que você não conseguiria sozinho.

A ideia inicial das JAMs nasceu de Markus Hormess e Adam Lawrence, com o objetivo de difundir o design de serviços no mundo e logo se expandiu para uma abordagem mais ampla, aplicando o processo criativo de resolução de problemas a temas relacionados a sustentabilidade. A cultura dos eventos é de “falar menos e fazer mais”, promovendo a experimentação do processo de design e a colaboração entre os participantes na geração de um conceito concreto, protótipo ou plano de ação realizável.

Para saber mais sobre o evento global, acesse: http://www.planet.globalsustainabilityjam.org/


Serviço

O que: SsaJam de Sustentabilidade 2014

Quando: 22 e 23 de Novembro (Sábado e Domingo) das 9 às 16h.

Onde: Lálá Multiespaço - Rua da Paciência, 329, Rio Vermelho

Quanto: R$20,00 (para materiais) - 20 vagas

Quem: Estudantes, professores, gestores, empreendedores e qualquer um com interesse em sustentabilidade e inovação.

Dicas: Se precisa de algum material especial, leve! Smartphones e/ou câmeras são sempre úteis. E venha bem confortável, afinal, é pra se divertir!

LOCAL

LáLá Multiespaço

Rua da Paciência 329, Rio Vermelho, Salvador - Bahia
Salvador, Bahia

Comentários