Started@USP Festival

12 Jun 2015 17h - 16 Jun 2015 19h Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Núcleo de Empreendedorismo da USP

O NEU - Núcleo de Empreendedorismo da USP tem como objetivo fomentar a cultura de empreendedorismo dentro da faculdade.

O Started@USP Festival é um evento que congrega atividades de ideação, desenvolvimento e aprimoramento de projetos de empreendedorismo, promovendo atividades práticas e de qualificação, como palestras, oficinas, competições de startup e Hackathon. O Festival foi desenvolvido para graduandos, recém-graduados, pós-graduandos, professores e simpatizantes da temática empreendedora em geral, que almejam construir sua própria ideia, visando orientá-los a concretizá-la.

No dia 12, teremos um Keynote de abertura do evento às 17h, onde o ex-USPiano Renato Freitas, fundador do 99Taxis, contará sua experiência no mercado de trabalho e sua carreira empreendedora (as reservas de vaga podem ser feitas neste link: http://even.tc/keynote-startedusp. Às 19h, se dará início Start it up!, uma maratona de desenvolvimento de ideias. Nesta atividade, alunos, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e começar suas startups, com o apoio de mentores de sucesso do mercado. Tudo começa com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times (através de pitchs de um minuto). As ideias mais bem votadas serão escolhidas e desenvolvidas posteriormente pelas equipes.

No dia 13, o Start it up! se iniciará às 9h. Os times se focarão em encontrar um modelo de negócios e validar sua ideia, utilizando metodologias e conceitos como do Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Ao fim, haverá uma apresentação das ideias, com feedback sobre o que foi desenvolvido.
Em seguida, às 19h, ocorrerá o Hackathon, que é uma “maratona de programação”. Serão 24 horas de programação com o tema “Mobile”. Quem tem uma ideia para um aplicativo ou quem participou do Start it up! com projetos que se encaixem na categoria “Mobile” poderão desenvolvê-las aqui. O Hackathon se estenderá até o fim da tarde do dia seguinte, 14/06.
*É recomendável que o participante saiba programar para participar do hackaton. Caso ele não saiba, vamos sugerir o uso de uma ferramenta mais simples para desenvolvimento de apps. É extremamente recomendável aos participantes que levem seus próprios notebooks para participar da atividade.

Nos dois dias seguintes teremos uma série de oficinas, mesas redondas e workshops. No dia 15, às 11h, haverá uma Mesa Redonda com fundadores de startups. Às 13h, ocorrerá um workshop de design para startups. Às 15h, realizaremos um workshop com o tema de técnicas de negociação para startups. Finalmente, às 17h, realizaremos uma oficina de pitch. Já no dia 16, às 11h, teremos uma Mesa Redonda com o tema de Biohacking, com especialistas e entusiastas do tema. Às 13h, teremos uma oficina de Marketing e Growth focado para startups. Às 15h, ocorrerá uma oficina sobre legislação empresarial para startups. Finalmente, às 17h, faremos um DemoDay com a apresentação dos projetos desenvolvidos no decorrer do evento e, em seguida, o encerramento do festival.

Atenção: A partir do dia 02/06, haverá uma distinção entre as vagas de alunos e não-alunos USP nas atividades pagas. Será pedido um comprovante de matrícula ou carteirinha USP no dia do evento. Nas outras atividades, que são gratuitas, não existe distinção para as reservas de vaga.
LOCAL

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Av. Prof. Luciano Gualberto, 1337 - Butantã, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários