Storytelling + Transmídia com Bruno Scartozzoni

09 Nov 2013 10h - 09 Nov 2013 19h TIP

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

TIP

O TIP é uma atmosfera de aprendizado nas áreas de criatividade, tecnologia e empreendedorismo. A motivação do TIP é contribuir com a perspectiva do desenvolvimento regional através da economia criativa. O TIP é o braço de treinamento, inovação e pesquisa da Mkt Virtual.

Storytelling + transmídia: conquiste seu público pela emoção.

 

 

 

Empresas, ONGs e governos estão redescobrindo o valor de contar histórias para capturar a atenção das pessoas. Em um mundo com excesso de informações, criar uma história envolvente é fundamental para transmitir mensagens impactantes e inesquecíveis.

O curso de Storytelling e Transmídia ensina como os conceitos utilizados por escritores, roteiristas e demais profissionais da indústria do entretenimento podem ser aplicados à comunicação corporativa em diversas vertentes: branded content, product placement, mídias sociais, eventos, apresentações, branding etc. No final os alunos vivem o processo autoral de criar histórias na prática, além das possibilidades de explorar todo esse potencial com a transmídia.

Bruno Scartozzoni é um profissional multi-disciplinar de planejamento e estratégia de comunicação com mais de 10 anos de experiência, atendendo clientes como Nokia, Nestlé, Sony, AmBev e Sebrae.
Graduado e pós-graduado em Administração Pública e Administração de Empresas, em ambos os casos pela FGV. Foi um dos fundadores da Storytellers, primeira agência brasileira especializada em criar histórias para marcas. Hoje é sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, professor de storytelling e transmídia da ESPM SP e da ECA-USP e colaborador do Update or Die.



Sobre o evento

METODOLOGIA DO CURSO

O curso é composto por 4 módulos de aproximadamente 2 horas cada. Cada módulo corresponde a um tema, havendo teoria, cases e discussões com a classe.

No módulo 3 há o desenvolvimento de um trabalho individual, feito e discutido em classe ao longo da aula.


Conteúdo

Módulo 1 – Introdução ao Storytelling

- O desafio da comunicação nos dias de hoje

- Economia da atenção

- O que é storytelling?

- Storytelling pelo prisma da psicologia, neurologia e antropologia

- Elementos do storytelling

 

Módulo 2 – Aplicações do storytelling na comunicação

- O poder do contexto

- Branded Content

- Product Placement

- Branding

- Eventos

- Apresentações

- Aplicações para governos e ONGs

 

Módulo 3 – Processo Autoral

- Criação de histórias a partir de objetivos de comunicação

- Técnicas para criação de histórias

- Construção de personagens

- Design de plot

- Exercício em classe para criação de histórias

- Discussão das histórias criadas

 

Módulo 4 – Transmídia

- O que é transmídia?

- Criação de universos

- A transmídia na publicidade

- Desafios para o futuro da comunicação



A quem se destina:

- Publicitários e comunicadores

- Empreendedores

- Executivos de marketing

- Jornalistas e profissionais de mídia

- Produtores de conteúdo

- Escritores e roteiristas

- Profissionais de qualquer indústria criativa

- Consultores

- Pessoas que tenham necessidade de comunicar algo de forma engajadora e impactante

 

Ao final do curso os alunos saberão:

- Utilizar o conceito de storytelling e o que está por trás de seu uso como técnica de comunicação;

- Aplicar o storytelling às diversas vertentes da comunicação com embasamento de diversos cases;

- O processo de criar histórias a partir de uma necessidade de comunicação;

- Dominar o conceito de transmídia e seus desdobramentos.

LOCAL

TIP

Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 238, Santos - São Paulo, República Federativa do Brasil
Santos, São Paulo

Comentários