Storytelling - Fale como um palestrante do TED!

20 Ago 2015 18:18 - 20 Ago 2015 22h Impact Hub Recife

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Impact Hub Recife

Espaços de Trabalho, Comunidade e Conteúdos que Inspiram, Conectam e Empoderam pessoas a empreenderem suas vidas.

Objetivos gerais:

Aplique para a sua vida, em apresentações corporativas e/ou pessoais , algumas das técnicas e princípios de comunicação utilizados pelo TED.

O modelo é extremamente eficaz: o TED tem mais de dois milhões de transmissões diárias realizadas somente através do seu canal oficial. Suas palestras são curtas, duram , no máximo 18 minutos e focam muito na importância da mensagem e no encantamento da audiência.

Cientistas tem estudado o poder de concentração do ser humano e chegaram ao resultado de que a faixa de tempo de concentração dura entre 10 e 18 minutos. Algumas empresas já estão mudando sua forma de se comunicar em apresentações, com muito êxito.

Este workshop usa palestras do TED pra exemplificar alguns dos princípios e táticas deste novo formato de palestras e dá uma oportunidade aos participantes de fazer exercícios práticos para exercitarem estas táticas.


Material abordado:

Através de exemplos concretos de palestras do TED, seguidos de um rápido exercício em grupo para ilustrar cada tópico, discutiremos os seguintes pontos:

1. DESCUBRA A SUA PALAVRA: Descubra a essência da sua apresentação. resuma a mensagem da sua apresentação em 1 palavra ou pequena frase. Só depois de saber esta essência é que você vai conseguir preparar o seu discurso eficazmente.

2. JOGUE SUA ISCA: Como abrir uma apresentação fantástica. Algumas das formas mais utilizadas de se iniciar uma palestra do TED.

3. A MAGIA DAS HISTÓRIAS: Histórias alcançam as corações e mentes das pessoas e ajudam a audiência as pessoas verem as coisas pela sua perspectiva.

4. TRAGA UMA NOVIDADE: Ensine à sua audiência algo novo. O cérebro humano adora novidade.Sua missão numa apresentação é informar, educar e inspirar e você só consegue inspirar quando você mostra às pessoas uma nova maneira de olhar o mundo.

5. DEIXE A AUDIÊNCIA DE BOCA ABERTA: Tenha na sua palestra qualquer elemento que traga uma resposta emocional forte: alegria,medo,choque, ou surpresa. Sua apresentação vai ficar na memória daquela audiência por muito tempo se você alcançar as suas emoções.

6. SEJA LEVE: Use o humor sem necessariamente contar uma piada: usar o humor, de uma maneira inteligente, fazendo comentários interessantes, por vezes auto-depreciativos, aproxima a audiência de você. Isto faz você parecer mais humano. E as pessoas fazem negócios com quem elas gostam. Não se leve tão a sério.

7. 18 MINUTOS!: Obedeça o limite de 18 minutos: as pessoas não conseguem manter a atenção por mais tempo que isto.

8. USE FIGURAS: Figuras são melhores do que texto. É muito mais provável que as pessoas lembrem uma idéia se conseguem associar uma imagem à ela.

9. SEJA AUTÊNTICO: Seja autêntico mesmo que isto signifique ser vulnerável.Também faz você parecer humano e carismático.

10. PRATIQUE: Pratique, pratique , pratique: uma palestra curta e de alto impacto não dá muita margem pra erro. É preciso praticá-la até que seu conteúdo esteja tão internalizado que ela seja tão natural como conversar com um amigo.


Objetivos específicos:


O objetivo específico do curso é que cada participante saia do workshop tendo experimentado rapidamente através de exemplos concretos e de exercícios, participar do processo de criação de uma palestra rápida, significativa e encantadora, como a maioria das palestras do TED. Estes exercícios servirão como um mapa para guiá-lo na próxima ocasião em que tiverem que preparar um palestra.


Facilitadora - Daniella Marcusso

Curadora e “coach” dos palestrantes do TEDxRecife 2013 e 2014, é uma “ expert” em expressão verbal, comunicação oral e escrita de alto impacto. Treina empreendedores, executivos e palestrantes para eventos em que a comunicação tem a possibilidade de mudar o rumo de sua vida e carreira. Formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e em direito pela USP (Universidade de São Paulo), mestrado (MBA) pela Columbia Business School em NY, Daniella fez cursos de especialização em oratória, retórica e negociações em instituições renomadas em Genebra, Londres e Nova York. Trabalhou durante 14 anos como diretora de relacionamentos em instituições internacionais como Goldman Sachs e JP Morgan. Fundou a 18 Minutos Consultoria Especializada em Comunicação de Alto Impacto. Já realizou trabalhos voluntários como mentora e “coach de várias organizações internacionais tais como : TEDx, Startup Weekend, Technovation Challenge, Artemísia Lab, etc.



LOCAL

Impact Hub Recife

Rua do Bom Jesus, 180
Recife, Pernambuco

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