Teatro para Transformação

16 Set 2015 19h - 16 Set 2015 23h Impact Hub Paulista

O Chamado

Como conseguir me expressar livremente, sem barreiras, sem auto crítica, trazendo à tona o que há de melhor em mim?
Como me comunicar melhor com as pessoas próximas a mim, com uma plateia, com o mundo?
Como me tornar mais criativo, amoroso e conectado com o que há de autêntico e verdadeiro em mim?
Como enxergar meus potenciais, aceitar minhas belezas, festejar as diferenças para viver em harmonia comigo e dentro do coletivo?
Como contribuir para a construção de um mundo melhor, mais verdadeiro e autêntico a partir da consciência do que é essencial e potente em mim?

Por meio de dinâmicas e jogos teatrais, essa é uma vivência para estimular, de maneira leve e divertida, a percepção do que é autêntico, particular e belo em cada um, e a sua acolhida para a transformação do coletivo.

É uma experiência de auto descoberta, aceitação e ação.
É uma possibilidade para trabalhar a criatividade e expressividade autênticas, sem barreiras ou autocriticas, potencializando a comunicação com pessoas, grupos e com o mundo.
É uma oportunidade para expandir a sensibilidade, o autoconhecimento e a autoconfiança, para enxergar os potenciais individuais, aceitar as belezas pessoais e festejar as diferenças para a construção de um mundo mais harmônico, colaborativo e potente.

Propósito

  • Melhorar a capacidade comunicativa e expressiva, a auto percepção, a criatividade, a confiança, a capacidade de improviso e a presença pessoal de cada participante;
  • Quebrar resistências, diminuir a autocrítica e aumentar a espontaneidade;
  • Potencializar a sensibilidade para perceber o outro e o ambiente e para relacionar-se de uma maneira mais colaborativa, eficiente e humana;
  • Valorizar as diferenças para a construção de um coletivo mais potente;
  • Ajudar os participantes a enxergarem a sua beleza e acreditarem nos seus potenciais para se tornarem pessoas mais criativas, amorosas, autênticas, potentes e libertas e, para assim, viverem melhor consigo mesmas e nos coletivos em que estão inseridos.

Para quem é

Para pessoas que buscam se conhecer melhor e aprimorar sua expressividade e comunicação, potencializando sua vida em coletivo.

Abordagens

Conteúdo

Os participantes trabalharão:
  • Expressão corporal (postura, presença, movimentos e gestos)
  • Expressão vocal (articulação, ritmos e tom da fala, projeção vocal)
  • Criatividade
  • Improvisação e prontidão
  • Concentração e relaxamento
  • Sensibilidade e percepção de si, do outro e do todo
  • Jogo com a plateia e presença pessoal
  • Capacidade de contar uma história, eficácia argumentativa e impacto nas apresentações
  • Trabalho em equipe e cocriação
Metodologia
O curso é essencialmente prático, estimulando a transformação a partir da experiência vivida e da tomada de consciência.
As aulas são compostas por duas partes:

  1. Experimentação: Dinâmicas, jogos e improvisações para estimular novos olhares e possibilidades.
  2. Reflexão: Sempre ao final das atividades e de cada dia fazemos juntos uma reflexão, a partir do levantamento das impressões, bem como a avaliação das dificuldades, das facilidades, do aprendizado e de como ele poderá ser colocado em prática, na vida de cada um.
O aprendizado surge a partir da vivência, do contato, do compartilhar, do reconhecimento das necessidades e dos interesses que fazem sentido à vida de cada um. Assim, o facilitador trabalha de maneira cocriativa para estimular uma experiência, o saber, o pensar, a autogestão e a criatividade do participante, para que ele tome consciência de seus potenciais e possa apropriar-se deles e desenvolvê-los.

Facilitador

Rubia Reame é artista, educadora e profissional de comunicação. Trabalha há 20 anos como atriz, bailarina, diretora artística e professora de teatro. É co-fundadora da Inspira – Treinamento e Desenvolvimento de Potenciais, que assessora instituições e pessoas a disseminar novos conceitos, desenvolver novas atitudes, gerar ideias, implementar culturas e já desenvolveu trabalhos com grandes organizações como ESPM, Nokia, Philips, Natura, IBM, G&E, Itaú Unibanco, Santander, Ferrero do Brasil, RedBull, Grupo Ambipar, Brasilprev, Ráscal, entre outras.
LOCAL

Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409 - Consolação, SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários