Live Cinema - Experiências em tempo real

19 Jan 2013 10h - 19 Jan 2013 19h TIP - Espaço de aprendizado colaborativo

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

TIP - Espaço de aprendizado colaborativo

Aqui, pessoas encontram espaço para compartilhar e construir conhecimento juntas.

A oficina de videoperformance “Live Cinema - Experiências em tempo real”, realizada pelo jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci, oferece ao participante conhecimento essencial sobre edição em tempo real para apresentações híbridas de espetáculo e videoperformance. O conteúdo temático da oficina abordará o caos urbano a partir das esquinas, buscando a sensação de vertigem nas construções e nos caminhos do cotidiano das cidades nacionais e internacionais. Esse material faz parte do ensaio vídeo fotográfico realizado por Ricci desde 2008.

 

OBJETIVO

Oferecer ao participante os conhecimentos essenciais para realizar apresentações híbridas de espetáculo e videoperformance por meio de edição em tempo real.

A proposta é estimular no espectador uma reflexão a partir da interação e convergências multimídias, das identidades e transgressões nos vértices materiais e imateriais das cidades. A prática estará na construção de novas interações entre as imagens, o som e o imaginário dos realizadores, utilizando para isso programas de performance de VJ (visual jockey).

 

CONTEÚDO

  • O que é cinema ao vivo? .
  • Breve história da videoarte e live image .
  • Edição e narrativa audiovisual ao vivo .
  • Videografismo e espaço híbrido .
  • Praticas com softers para VJ (visual jóquei) .
  • Práticas com live cinema

A oficina de videoperformance será ministrada considerando o participante como produtor do processo audiovisual que resultará na edição em tempo real. Enfatizará os processos de significação e construção do olhar estimulando a produção e interpretação de códigos da linguagem e estética audiovisual. Para tornar o processo didático dinâmico serão utilizados recursos audiovisuais, exposições orais e criação de produtos audiovisuais como conclusão da oficina. Avaliação: A avaliação será realizada de forma permanente e formativa. Em todas as etapas serão propostas dinâmicas, nas quais o participante colocará em prática os conceitos audiovisuais trabalhados. No final acontecerá uma apresentação multimídia produzida pelos participantes. A exibição e avaliação dos trabalhos de conclusão do workshop serão coletivas.

 

CARGA HORÁRIA

Data: 19 de janeiro de 2013

Horário: 9h às 18h

Duração: 8 horas

 

PÚBLICO

Profissionais que trabalhem com imagens, alunos do ensino fundamental, ensino médio, universitário e interessado com conhecimento intermediário na área.

Faixa etária: a partir de 16 anos.

Grau de formação: a partir da 7ª série do ensino fundamental.

 

FACILITADOR

Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e videomaker, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos desde 2004. Leciona cinema e vídeo no curso de Artes Visuais da UNISANTA. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais. Realiza a partir de 2008 o projeto Verticidades, que consiste num ensaio vídeo fotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais.

 

EQUIPAMENTO 

Por se tratar de uma oficina de produção audiovisual, recomendamos que cada participante traga seu próprio equipamento para que possa realizar as atividades. Equipamentos sugeridos:

  • Notebook
  • Câmera fotográfica com cabos paratransmissão de dados (de celular ou semi profissional)
  • Pendrive de no mínimo 4G livres (para receber material didático)
LOCAL

TIP - Espaço de aprendizado colaborativo

R. Dr. Carvalho de Mendonça, 238, 7º andar - Vila Belmiro - Santos, São Paulo
Santos, São Paulo

Comentários