Transfeminismos: e ser mulher, o que é?

29 Jun 2016 13:30 - 29 Jun 2016 17h Auditório Valnir Chagas - FACED/UFC

Promovido pelo Laboratório de Inclusão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o XI Inclusão sem Censura traz, nessa edição, a temática "Transfeminismos: e ser mulher, o que é?”. O evento acontecerá no dia 29 de junho, a partir das 13h30, no Auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC).

A discussão sobre o espaço da mulher na sociedade é algo urgente, haja vista os ditos retrocessos na atual conjuntura política brasileira, como o fim do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a ausência da figura feminina à frente de representações políticas. Além disso, observamos o crescente número de violência contra a mulher, não apenas cis, mas também transgênero. Esta sofre ainda mais com a exclusão na tríade família, escola e mercado de trabalho. A partir desse cenário, o feminismo surge como uma possibilidade de resistência e busca por garantia de direitos para todas essas mulheres.

Tendo como objetivo sensibilizar e suscitar reflexões acerca das diferentes concepções do que é ser mulher, seja ela cis, lésbica, trans ou travesti, o XI Inclusão sem Censura pretende ampliar o debate sobre a corrente teórica e ativista transfeminista, que coloca em foco questões excluídas dos feminismos mais tradicionais, como a transfobia, isto é, a discriminação relativa às mulheres transexuais e transgêneros. Para debater o tema, convidamos Helena Vieira, transfeminista e escritora; Rian Santos, trans ativista e integrante do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT); e Sílvia Cavalleire, transfeminista, militante do movimento LGBT e vice-presidente da União Nacional LGBT.

Realizado semestralmente pelo Grupo de Informação e Consciência Humana do Laboratório de Inclusão, o Inclusão sem Censura é um evento organizado e promovido por estudantes universitários e estagiários da STDS de diversos cursos, tendo como proposta gerar debates acerca de temas sociais de interesse público. As inscrições são gratuitas e será emitido certificado de participação do evento.

Programação

13h30 - Abertura e apresentação
14h00 - Mesa Redonda: "Transfeminismos: e ser mulher, o que é?”
Mediador: Artur Mendonça, facilitador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Travestilidades e Transexualidades (GEPTT) do Laboratório de Inclusão.
Palestrantes: Helena Vieira; Rian Santos; e Sílvia Cavalleire.
16h00 - Debate
17h00 - Encerramento

SERVIÇO
XI Inclusão sem Censura: "Transfeminismos: e ser mulher, o que é?”
Quando: 29 de junho (quarta-feira) às 13h30
Onde: Auditório Valnir Chagas da Faced/UFC - Benfica (Rua Marechal Deodoro, 750), em frente ao CLEC
Mais informações: (85) 3101-4583 e 3101-2123 ou labdeinclusao@gmail.com
Gratuito
LOCAL

Auditório Valnir Chagas - FACED/UFC

Rua Marechal Deodoro, 750 - Benfica, Fortaleza - CE, Brasil
Fortaleza, Ceará

Comentários