Trilhas do aprender: práticas pedagógicas e aprendizagem

04 Ago 2015 08h UniBH - Estoril - Sala 116 do bloco B5

Título do Curso: Trilhas do aprender: práticas pedagógicas e aprendizagem

Ministrante: Tatiana Papa Pimenta Quites e Grasiela Procópio Duarte

Objetivo:
  • Apresentar o projeto Trilhas do Aprender em busca da parceria docente com o NOPp 
  • Refletir sobre a adoção e as possibilidades de práticas didático-pedagógicas que auxiliam a aprendizagem através da aquisição de habilidades e competências necessárias a autonomia acadêmica dos discentes;
  • Refletir sobre a diversidade discente presente dentro da academia;
  • Refletir criticamente sobre a importância do planejamento prévio no desenvolvimento de atividades educacionais
  • Discutir questões envolvendo o cotidiano da relação entre docentes e discentes.

Ementa:

Apresentação do Projeto Trilhas do Aprender. Problematização de questões reais dos processos de ensino-aprendizagem vividos pelos discentes do UniBH. Discussões sobre práticas didático-pedagógicas que auxiliam a aprendizagem através da aquisição de habilidades e competências necessárias a autonomia acadêmica dos discentes. A importância do planejamento prévio como auxilio na configuração de novos cenários da universidade.

Resultados Esperados: A partir da análise e da reflexão sobre o trabalho docente em sala de aula, espera-se que:

  • O docente do UniBH adote práticas pedagógicas visando o maior alcance e abrangência das habilidades e competências necessárias aos discente, maior integração entre corpo discente e docente, colaboração através da postura pedagógica ao Projeto Trilhas do Aprender auxiliando assim o sucesso do mesmo. 
  • Ampliação da autoestima, e autoconhecimento tanto do corpo discente quanto do corpo docente com consequente ampliação da capacidade de atuação dos mesmos;
  • Soluções para dificuldades de aprendizagem individuais e/ou coletivas; 
  • Alunos capazes de posicionamentos e opiniões com ampla capacidade crítica tanto do conhecimento científico quanto de temas ligados ao senso comum;
  • Diminuição da evasão acadêmica; 
  • Diminuição de problemas interpessoais
  • Turmas com alunos mais participativos e responsáveis no que se diz respeito as obrigações educacionais. 





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