PlusPlus! SP de julho: União com Vinícius Feitosa

29 Jul 2016 08:30 - 29 Jul 2016 10h Idea!Zarvos

O PlusPlus! é uma comunidade com pequenos encontros mensais que abordam conteúdos inovadores e criativos, realizada por O Panda Criativo. Uma vez por mês, um tema relevante é apresentado por um protagonista no assunto e discutido de maneira intimista com os participantes, depois de todos dividirem um bom café da manhã, ou uma cerveja - o horário varia, mas é sempre encaixado para ser antes ou depois do trabalho.

Neste mês, vamos falar sobre união com o Vinícius Feitosa, que trabalha no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Vivemos a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. Num contexto em que aproximadamente 60 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus lares por conflitos armados e perseguições, nunca foi mais relevante se engajar com a causa do refúgio. Mais da metade dos refugiados no mundo vive em uma cidade e São Paulo é a cidade da América Latina que mais recebe solicitações de refúgio, com um crescimento que acompanha, ainda que de maneira tímida, as tendências globais de crise. Ao lado desta mesma crise, onde países fecham fronteiras e refugiados correm riscos de serem devolvidos para lugares em que suas vidas são ameaçadas, as oportunidades coexistem e precisam ser reverberadas. Vamos falar sobre como mentes inovadoras têm contribuído para facilitar problemas enfrentados por refugiados e partindo para um caminho de união.

Faça sua inscrição, as vagas são limitadas!

Vinícius Feitosa é carioca, Assistente de Proteção do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em São Paulo, começou sua carreira em Direito, trabalhando com as Assessorias Internacionais do Supremo Federal do Brasil e do Chile e uma ONG na República Tcheca que promove a inclusão social da população cigana. Com um mestrado em Estudos sobre a Paz e Conflitos Armados na Universidade de Uppsala (Suécia), Vinicius já passou Tribunal da ONU que julga o genocídio do Khmer Rouge no Camboja e pela Missão da União Européia para a reconstrução do poder judiciário do Kosovo, trabalhando com os complexos efeitos da guerra em um país. No Acnur Brasil, tem empreendido seu lado criativo em projetos inovadores, como mesa redonda sobre integração em SP, sites com informações de maior usabilidade para refugiados e mapeamentos das principais demandas da população, incluindo um diagnóstico da situação de crianças refugiadas feitas por elas próprias através da fotografia.

PLUSPLUS! SP SOBRE UNIÃO
Onde: Rua Natingui, 442, Vila Madalena.
Quando: Sexta feira, dia 29, das 8h30 às 10h.
Quanto: Gratuito e com café da manhã incluso. : )
Como: Inscreva-se aqui!
Comentários