Universidade Uniderp- Viva Horta

24 Nov 2015 14h - 24 Nov 2015 17h Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Fernando de Arruda Torres

A alimentação e nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania. Desta forma, promover saúde passa necessariamente pela eliminação da fome, da má nutrição e dos agravos relacionados ao excesso de peso, meta essencial para a qualidade de vida da coletividade.
A complexidade dos problemas alimentares e nutricionais que convivemos atualmente tem demandado reformulações no setor saúde, a fim de responder às novas demandas alimentares. Neste sentido, a promoção da alimentação saudável constitui-se numa das estratégias de saúde pública de vital importância para o enfrentamento desses problemas alimentares e nutricionais do contexto atual, pois consiste em uma abordagem integral capaz de prevenir, ao mesmo tempo, as doenças causadas por deficiências nutricionais (desnutrição, carências de ferro, de vitamina A e outras), reforçando a resistência orgânica para as doenças infecciosas, e na redução da incidência do excesso de peso e das outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer (BRASIL, 2006).
Nesse contexto, o setor saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção da Saúde. A promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) deve fundamentar-se nas dimensões de incentivo, apoio e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis, na criação de ambientes saudáveis, no desenvolvimento de habilidades pessoais e na reorientação dos serviços de saúde na perspectiva da promoção da saúde.
Conforme Brasil (1992), a Política Nacional de Saúde deve assegurar os direitos ao acesso a saúde, ao planejamento de ações educativas de promoção e prevenção de doenças junto à comunidade em geral, permeando atividades de integração e participação efetiva na sociedade, viabilizando assim o envelhecimento saudável como qualidade de vida.
Acreditando nesse contexto, surge a idealização desse projeto, em parceria com os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Fernando de Arruda Torres e comunidade. Vindo de encontro com o compromisso social da Universidade Uniderp e da enfermagem com o desenvolvimento social da coletividade. Dessarte, o projeto objetiva: construir horta comunitária, contribuir no determinante de saúde alimentação da comunidade, oportunizar aos acadêmicos do curso de enfermagem vivência de promoção de saúde e prevenção de agravos e estreitar o vinculo da comunidade com a unidade de saúda da família.


LOCAL

Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Fernando de Arruda Torres

Rua Zulmira Borba - Nova Lima, Campo Grande - MS, Brasil
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Comentários