Workshop UX e Design de Interação

01 Fev 2014 08h - 08 Fev 2014 17h Fortaleza/CE

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Carlos Rosemberg

Especialista em Inovação e Experiência do Usuário.

Aguarde novidades sobre possíveis futuras edições aqui: facebook.com/wuxdi
Deseja este curso em turma fechada na sua empresa? Entre em contato: berg@carlosrosemberg.com

Aprenda a criar produtos mais úteis, envolventes e fáceis de usar com técnicas simples e ágeis.


De websites a aplicativos, de sistemas corporativos a aparelhos eletrônicos, todo produto ou serviço precisa proporcionar uma boa experiência de uso, equilibrando aspectos como utilidade, usabilidade e estética. Este workshop abordará este tema aliando bastante prática (incluindo atividades de campo) com boas doses de teoria, na forma de duas aulas presenciais intercaladas por uma semana de interação em um ambiente online. O foco será em técnicas de fácil aplicação, perfeitamente alinhadas com métodos ágeis de desenvolvimento. 

Mais informações:

  • Duração: 1 semana, com 16 horas presenciais (2 dias de 8h) +  interação em ambiente online
  • As aulas presenciais ocorrem nos Sábados 01/02/2014 e 08/02/2014, de 08:00 às 17:00
  • Coffee Break (período da tarde)
  • Incluso: Certificado, Material impresso
  • Inscrições: Profissional (R$ 500,00) e estudante (R$ 380,00)

Desconto promocional de 10% para grupos a partir de 4 pessoas!
- Mande um e-mail para berg@carlosrosemberg.com informando os nomes e e-mails das pessoas;
- O código promocional será enviado logo em seguida
- Faça a inscrição usando o código promocional enviado.


 

A quem se destina

Qualquer pessoa interessada em criar produtos digitais (websites, aplicativos, sistemas corporativos, etc) que proporcionem uma excelente experiência ao usuário. Por exemplo:

  • Analistas de requisitos (TI)
  • Analistas de negócios
  • Designers (de produto, gráfico, de interface, de interação, webdesigners, etc)
  • Diretores de arte / criação
  • Desenvolvedores de sistemas
  • Empreendedores
  • Gerentes de projeto
  • Gerentes de produto
  • Publicitários

... E por aí vai. Se você se identifica com alguns dos papéis acima, esse workshop é para você.

 

Conteúdo e programação

O workshop será ministrado de forma híbrida em 3 módulos: dois presenciais (8 horas de duração, cada) e um online, para acompanhamento e tira dúvidas sobre as atividades de campo. Este modelo proporciona um aproveitamento ideal de tempo sem comprometer a rotina do aluno.

 

Módulo I (Sábado, 01/02/14 de 8:00 às 17:00)

INTRODUÇÃO: CONCEITOS ESSENCIAIS

  • Economia da Experiência
  • Experiência do Usuário (UX) e suas definições 
  • Entendendo as experiências através do MEX (Modelo Genérico de Experiência do Usuário)
  • As dimensões de um produto (Eficácia, Eficiência, Estética, Usabilidade, Reputação)
  • Design de Interação e suas vertentes
  • Conexões importantes (Design Thinking, IHC, Usabilidade, HCD/UCD, AI e outros)
  • Processos relacionados ao Design de Interação
  • Lean UX (visão geral)
  • Um processo genérico baseado em Investigação, Síntese, Prototipação e Avaliação
 

PASSO 1: INVESTIGAÇÃO

  • Objetivos de usuário x objetivos de negócio
  • Técnicas de pesquisa de usuários
  • Selecionando a melhor técnica para cada problema
  • Coleta de dados em situações adversas
  • Organizando dados de coletas
  • Personas e perfis de usuário
  • Pesquisa de usuários x métodos ágeis
  • Simulação de coleta de dados (prática)

 

PASSO 2: SÍNTESE

  • Transformando informações em soluções
  • Técnicas de geração de ideias
  • Selecionando ideias
  • Geração e seleção de ideias (prática)

 

Módulo II (online - de 02/02/14 a 07/02/14)

  • Feedback sobre atividades de campo
  • Tira dúvidas
  • Fórum de discussões 
 

Módulo III (Sábado, 08/02/14 de 8:00 às 17:00)

PASSO 3: PROTOTIPAÇÃO

  • Transformando ideias em artefatos de interação
  • Tipos de prototipação
  • Boas práticas de prototipação
  • Ferramentas de prototipação
  • Selecionando a técnica de prototipação mais adequada
  • Princípios C.R.A.P.
  • Design Studio (prática)
 

PASSO 4: AVALIAÇÃO 

  • Principais métodos de avaliação: prós e contras de cada
  • Avaliação heurística
  • Teste de usabilidade (prática)
  • Avaliação de guerrilha

 

ENCERRAMENTO: MERCADO, CARREIRA E FUTURO NA ÁREA

  • O perfil do profissional de UX
  • Mercado local x nacional x internacional
  • Visão de UX nas empresas

 

10 motivos para fazer este workshop

01: 80% prático
A melhor forma de aprender é metendo a mão na massa... Sem esquecer o embasamento teórico.

02: Aulas presenciais + ambiente online
Um ambiente online permitirá o acompanhamento e integração das equipes entre as aulas presenciais. Um verdadeiro espaço para troca de ideias e conhecimento!

03: Experiência prática na área
O instrutor possui mais de 15 anos de atuação na área de experiência do usuário, participando de projetos de diversos portes e plataformas, para clientes no Brasil e no exterior.

04: Conhecimento prático e aplicável
Conteúdo trabalhado de forma a permitir aplicação imediata em suas atividades profissionais.

05: Alinhamento com a filosofia lean / ágil
Técnicas e processo alinhados com métodos de desenvolvimento ágil, como o Scrum.

06: Se encaixa na sua rotina
Serão 16 horas intensas de aprendizado, dividido em dois sábados. Entre as aulas, um ambiente online estará disponível 24 horas por dia para discussões, feedbacks e troca de ideias.

07: Turma reduzida
Menos gente em sala, mais foco e aprendizado.

08: Acessível
Reserve sua vaga antecipadamente e garanta seu desconto. Além disso, você pode parcelar junto ao meio de pagamento.

09: Certificado impresso e digital
Será emitido um certificado padronizado, nas versões digital e impressa.

10: Material exclusivo
Cada participante receberá uma apostila impressa com o conteúdo apresentado.

 

Sobre o ministrante

Carlos Rosemberg

Carlos Rosemberg  é especialista em experiência do usuário com mais de 15 anos de prática profissional na concepção, projeto e avaliação de produtos e serviços interativos de diversos portes e plataformas, incluindo projetos para o Vale do Silício (EUA). Possui as certificações CSPO (Certified Scrum Product Owner) e PMP (Project Management Professional), atuando como analista de negócios e especialista em experiência do usuário no Instituto Atlântico e como pesquisador colaborador no LUQS (Laboratório de estudos do Usuário e da Qualidade de Uso de Sistemas - UNIFOR). É mestre em Informática Aplicada (UNIFOR), possui Pós-Graduação em Design Digital (FIC), Bacharelado em Administração de Empresas (UFC), habilitação técnica em Informática Industrial (IFCE) e é professor convidado nos Cursos de Especialização em Engenharia de Software na UECE e Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis da FA7. Também é Local Chapter Leader do IXDA (Interaction Design Association) e um dos organizadores de várias edições do WUD (Dia Mundial da Usabilidade) em Fortaleza.

Visite carlosrosemberg.com para mais informações.

LOCAL

Fortaleza/CE

Av. Beira-Mar, 2500 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-121
Fortaleza, Ceará

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